Grêmio, Flamengo e Corinthians garantem vaga na próxima fase do Brasileirão Sub-17

Grêmio, Flamengo e Corinthians garantem vaga na próxima fase do Brasileirão Sub-17

Apesar da derrota dos paulistas para o Tricolor, as duas equipes confirmaram presença nas quartas de final. Mengo bateu o Santos e também avançou; além disso, outros oito clubes venceram seus jogos

Grêmio venceu o Corinthians e se classificou para a próxima fase do Brasileirão Sub-17 Grêmio venceu o Corinthians e se classificou para a próxima fase do Brasileirão Sub-17
Créditos: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Pela oitava e penúltima rodada da primeira fase do Brasileirão Sub-17, realizada neste sábado (7), os três últimos times garantiram a classificação para as quartas de final. O Grêmio venceu por 1 a 0 diante do Corinthians, mas as duas equipes asseguraram a vaga. O Flamengo foi o outro time a carimbar o avanço na disputa após bater o Santos por 3 a 0. Além destes clubes, Athletico-PR, Atlético-MG, Chapecoense, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco também ganharam suas partidas. Veja os detalhes dos confrontos:

+ Confira a tabela completa do Brasileirão Sub-17

Grupo A

Grêmio 1 x 0 Corinthians

Jogando no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul (RS), o Grêmio conseguiu a vitória por 1 a 0 diante do Corinthians em uma partida equilibrada. O gol do jogo saiu apenas aos 39 minutos da etapa final, após pênalti sofrido por Válber. Na cobrança, Ronald tirou do goleiro e decretou o placar positivo para o Tricolor.

Com o resultado, os dois times puderam comemorar a classificação para as quartas de final. O time gaúcho chegou aos 17 pontos e ocupa a terceira colocação. Por outro lado, os paulistas seguem com 14, na quarta posição.

Vasco 3 x 0 Bahia

No estádio Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu (RJ), o Vasco não teve muitas dificuldades para vencer o Bahia por 3 a 0. O Gigante da Colina abriu o placar logo aos dez minutos do primeiro tempo com Andrey, que apareceu livre na primeira trave para desviar cobrança de escanteio. Marlon ampliou aos cinco da etapa final ao receber na grande área e bater colocado, tirando do goleiro. Já aos 43, perto do fim do jogo, Caio Dantas fechou a conta ao tocar para o gol sem marcação.

Já classificada, a equipe carioca tem 19 pontos e ocupa a segunda colocação. O Esquadrão de Aço, por sua vez, soma apenas seis e está em oitavo lugar.

Palmeiras 6 x 1 Sport

No Allianz Parque, em São Paulo (SP), o Palmeiras fez o que era preciso para manter a liderança da chave e goleou o Sport por 6 a 1. Guilherme recebeu cruzamento aos seis minutos da etapa inicial e completou de cabeça para abrir o placar. Aos 23, Thiago ampliou para o Alviverde. No segundo tempo, o Leão até diminuiu aos três, em desvio de Pedro Henrique.

Porém, o time paulista voltou ao ataque para aumentar a conta: aos 11, Pablo chutou de fora da área e fez o terceiro. Aos 21, foi a vez de Victor Henrique concluir para a rede. Ian deixou o dele aos 28 e fez o quinto. Desnorteado, o Sport ainda levou mais um, em finalização cruzada de Robert Santos aos 43.

Agora, o Palmeiras tem 19 pontos e segue na primeira colocação. O time de Recife é o lanterna da chave, com só quatro pontos.

Atlético-MG 4 x 1 América-MG

O Atlético-MG fez o dever de casa e goleou o América-MG por 4 a 1 no clássico mineiro, realizado no Sesc Alterosas, em Belo Horizonte (MG). O Galo abriu o placar aos 30 minutos, em chute de fora da área de Caio Mota após saída errada do goleiro adversário. Na etapa final, o domínio dos mandantes aumentou e os gols foram saindo: com apenas 16 segundos, João Henrique aproveitou rebote do goleiro e ampliou. Depois, aos 19 minutos, David cobrou falta da lateral da área e marcou, com direito a toque na trave. No lance seguinte, aos 21, Daniel Borges fez o quarto, de pênalti.

No último lance, aos 50 minutos, Igor Henrique ainda descontou para o América. O primeiro triunfo do Galo coloca o time com oito pontos, na sétima posição. O Coelho está imediatamente à frente do rival, com a mesma pontuação e no sexto lugar.

Chapecoense 3 x 1 Botafogo

Jogando no CT Água Amarela, em Chapecó (SC), a Chapecoense fez valer o fator casa e venceu o Botafogo por 3 a 1. A Chape teve um ótimo início de jogo e marcou duas vezes antes dos 20 minutos. Aos cinco, Kadu subiu mais que a zaga para desviar cobrança de escanteio e abrir o placar. O segundo gol saiu aos 17 e foi de Badá, que recebeu cruzamento da direita e, despretensiosamente, acabou por encobrir o goleiro. A equipe catarinense manteve o ritmo e fez o terceiro aos cinco da etapa final, novamente com Badá. O Alvinegro diminuiu com Jonathan, em chute cruzado aos 16. 

Esta foi a primeira vitória do Verdão do Oeste na competição. Agora, o time tem cinco pontos e está na nona posição. O time carioca ficou com os mesmos nove do começo da rodada e ocupa o quinto lugar.

Grupo B

Flamengo 3 x 0 Santos

Em casa, Flamengo venceu o Santos por 3 a 0 e se classificou no Brasileirão Sub-17 Em casa, Flamengo venceu o Santos por 3 a 0 e se classificou no Brasileirão Sub-17
Créditos: Marcelo Cortes/CRF

No Estádio da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ), o Flamengo venceu o Santos por 3 a 0 e garantiu a vaga nas quartas de final da competição. Após indecisão da zaga santista, o Mengo abriu o placar aos 37 minutos com Werton. Depois de roubada no ataque, a bola foi de pé em pé e chegou no atacante, que bateu cruzado. O Fla ainda conseguiu ampliar antes do fim da primeira etapa com Matheus Dias, que interceptou passe mal feito da defesa do Peixe, venceu o goleiro e tocou para a rede vazia. A equipe carioca voltou para a etapa final com o mesmo ritmo e anotou o terceiro com Victor Hugo, logo no primeiro minuto.

Com o resultado, o Flamengo alcançou os 13 pontos e permaneceu na quarta colocação, mas não pode ser mais alcançado pelo Ceará e pelo próprio Peixe. A derrota manteve o Santos com oito, ocupando agora o sexto lugar.

Internacional 0 x 3 Fluminense

Fora de casa, o líder Fluminense não se intimidou e venceu o Internacional por 3 a 0. O Tricolor abriu o placar aos nove minutos na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada (RS): Kayky recebeu bom passe dentro da área, limpou a marcação e tocou no canto. Depois de boas chances para ambos os lados, o time carioca ampliou aos 39 com João Neto, concluindo bonito cruzamento de Daniel pela direita. Kayky fez seu segundo na partida e o terceiro do Flu no jogo com um toque de letra estiloso, aos 46.

Agora, o Flu tem 21 pontos e segue líder. O Inter é o nono colocado, com apenas sete.

São Paulo 5 x 3 Ceará

Em um jogaço no Marcelo Portugal, em Cotia (SP), o São Paulo venceu o Ceará por 5 a 3. A equipe paulista teve maior controle da primeira etapa e fez dois gols em sequência com João Adriano. No primeiro, aos 25, o atacante recebeu cruzamento rasteiro de Marquinhos e bateu de chapa. Aos 27, aproveitou ótimo levantamento e deu um tapa com jeito para tirar do goleiro. Logo no lance inicial do segundo tempo, João Pedro Gomes fez o terceiro, livre dentro da área. Aos quatro, o quarto gol, em chute colocado de Marcos Vinícius.

Mesmo com enorme desvantagem, o Vozão remou e descontou aos 12, em cobrança de pênalti de Caio. Aos 26, foi a vez de Matheus Ferreira balançar as redes para o time cearense em uma bomba de longe no ângulo. Já aos 35, Kadu completou cruzamento na pequena área para botar fogo no jogo. Porém, Rodriguinho desafogou o Tricolor com um bonito gol de falta aos 39 e assegurou a vitória da equipe da casa. 

Depois do festival de gols, o São Paulo garantiu o resultado positivo e se manteve na vice-liderança, com 21 pontos. Apesar do revés, o Ceará subiu para o quinto lugar, com oito.

Athletico-PR 2 x 0 Vitória

No CAT do Caju, em Curitiba (PR), o Athletico Paranaense usou a bola parada para bater o Vitória por 2 a 0. Os dois gols saíram na etapa final: aos 24, Juninho inaugurou o marcador em um golaço de falta. Já nos acréscimos, aos 47, Vinícius Kauê ampliou de pênalti para fechar o placar.

O resultado deixa o Furacão com 19 pontos, ocupando a terceira colocação - mesma do início da rodada. O Leão é o lanterna da chave, com só dois pontos.

Goiás 0 x 3 Cruzeiro

Fora de casa, o Cruzeiro resolveu a partida contra o Goiás na etapa final e venceu por 3 a 0. Aos 29 minutos do segundo tempo, Marcos Vinícius, em cobrança de pênalti, tirou do goleiro e abriu o placar para a Raposa. O segundo dos mineiros saiu aos 32, em chute colocado de Laércio. Aos 52, mais uma penalidade para os cruzeirenses: Marcos Vinícius foi novamente para a bola, mandou no meio do gol e fechou o marcador no CT Edimo Pinheiro, em Goiânia.

O Cruzeiro ganhou duas posições, uma delas sobre o Goiás, e subiu para o sétimo lugar, com oito pontos. O Esmeraldino vem logo atrás, com sete pontos e a oitava colocação.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics