Fluminense e Athletico-PR abrem final do Brasileiro Sub-17 nesta segunda-feira

Fluminense e Athletico-PR abrem final do Brasileiro Sub-17 nesta segunda-feira

Jogo de ida, no Rio de Janeiro, será disputado nesta segunda-feira; partida de volta, em Curitiba, está agendada para o dia 21/12.

Pela primeira fase, o Athletico-PR goleou o Fluminense por 4 a 0 Pela primeira fase, o Athletico-PR goleou o Fluminense por 4 a 0
Créditos: Mailson Santana/Fluminense

Chegou a hora de definir o campeão! Nesta segunda-feira (14), a bola rola para o primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro Sub-17. Na edição de 2020, Fluminense a Athletico-PR avançaram até a decisão e agora medem forças em busca do título. O primeiro embate, com mando do Tricolor Carioca, será disputado no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, às 17h (horário de Brasília).

Às vésperas do duelo que coroará a base mais competitiva do país na categoria, o site da CBF conversou com os técnicos de Fluminense e Athletico-PR, que revelaram suas expectativas para a decisão. Além disso, Guilherme Torres e Fernando Seabra, comandantes do Tricolor das Laranjeiras e do Furacão, respectivamente, destacaram as virtudes de suas equipes e analisaram seus rivais.

Pelo lado do Fluminense, Guilherme exaltou a missão principal da base - o objetivo de formar atletas de alto nível para serem utilizados no elenco profissional. Entretanto, isso não tira o foco na final do comandante tricolor. De forma respeitosa, o técnico elogiou a competitividade do Furacão, mas também exaltou a evolução do seu time ao longo do torneio nacional.

“Nossa campanha está marcada pela evolução individual e coletiva da equipe no decorrer da competição. Conseguimos oportunizar uma vivência positiva para diferentes jogadores do elenco, colaborando para nossa maior missão que é formá-los para nossa equipe profissional”, ressaltou Torres, antes de opinar sobre o rival e o que esperar da decisão.

Sob a batuta de Guilherme Torres, o Fluminense brilhou e chegou até a final do torneio nacional de base Sob a batuta de Guilherme Torres, o Fluminense brilhou e chegou até a final do torneio nacional de base
Créditos: Mailson Santana/FFC

“Expectativa de um grande jogo. Vamos em busca de um resultado positivo a partir de nosso DNA e da evolução constante. Equipes que chegam até a final de uma competição com um grande nível de dificuldade como o Brasileiro da categoria, sempre são fortes e competitivas. O Athletico PR não é diferente, fez uma bela campanha e mereceu estar na grande final. Certamente será um jogo muito disputado com as duas equipes buscando fazer o seu melhor para sair com o resultado positivo”, completou o treinador do Fluminense.

Pelo lado do Furacão, o técnico Fernando Seabra também elogiou seu adversário, sobretudo os talentos individuais, e ressaltou a importância de uma boa performance no primeiro jogo, fora de casa. De acordo com o comandante do Athletico-PR, seus atletas têm que focar, acima de tudo, em um bom desempenho dentro de campo.

“A expectativa é, antes de mais nada, de dois grandes jogos compondo um espetáculo digno da estrutura da competição e das equipes que com méritos chegaram à final. De nossa parte, a expectativa é de jogar o nosso melhor futebol, para podermos vencer e nos tornarmos campeões com mérito. O primeiro jogo é fundamental para esse objetivo”, analisou Seabra, antes de opinar sobre a equipe tricolor.

Fernando Seabra se destacou no comando do Furacão e ajudou a equipe a avançar até a Fase Final Fernando Seabra se destacou no comando do Furacão e ajudou a equipe a avançar até a Fase Final
Créditos: Fabio Wosniak/Site Oficial CAP

“O Fluminense é uma equipe muito boa, muito bem treinada e com muitos destaques individuais. Estamos muito animados por fazer essa final com eles. Será um grande desafio para ambas equipes”, completou.

Campanhas

Na Primeira Fase do campeonato, Fluminense e Athletico-PR ficaram no mesmo grupo e tiveram campanhas bem equiparadas. Dos 27 pontos possíveis nos nove jogos desta fase, o Furacão conquistou 22, com sete vitórias, um empate e uma derrota. O Tricolor, por sua vez, somou 21 pontos, com os mesmos sete triunfos e dois reveses em sua trajetória. No confronto direto, melhor para o Rubro-Negro de Curitiba, que goleou por 4 a 0.

Com as belas campanhas da Primeira Fase, Fluminense e Athletico-PR avançaram para as Quartas de Final do torneio. E no primeiro desafio na fase mata-mata as equipes não decepcionaram. O Furacão venceu os dois duelos diante do Grêmio com o placar agregado de 7 a 1. Assim como o Tricolor das Laranjeiras, que superou o rival Vasco da Gama tanto no jogo de ida quanto no de volta - com o placar agregado de 3 a 1.

Com a vaga assegurada para as semifinais, Athletico-PR e Fluminense travaram confrontos mais disputados para chegaram na decisão do Brasileirão Sub-17. O Furacão empatou sem gols o duelo fora de casa contra a equipe do Flamengo. Na volta, em seus domínios, vitória por 2 a 0 e final garantida. Já o Tricolor carioca precisou das penalidades máximas para avançar. Após empate por 4 a 4 no placar agregado diante do São Paulo, o clube das Laranjeiras conquistou o passaporte para a final nos pênaltis.

Artilharia em jogo

Além do título, Athletico-PR e Fluminense brigam diretamente em outra frente do Campeonato Brasileiro Sub-17: a artilharia. Os dos maiores goleadores da competição pertencem aos clubes finalistas. Na liderança neste quesito, está Kayky, do Tricolor, com dez gols anotados. Na vice-liderança, Renan, do Furacão, que balançou as redes em nove oportunidades.

Confira os dados da final abaixo:

Ida

Fluminense/RJ x Athletico/PR
Local: Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro/RJ
Data: 14/12, segunda-feira
Horário: 17h

Volta

Athletico/PR x Fluminense/RJ
Local: Arena da Baixada, Curitiba/PR
Data: 21/12, segunda-feira
Horário: 15h

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro NIKE GUARANÁ ANTÁRTICA VIVO ITAÚ MASTERCARD GOL CIMED SEMP TCL FIAT PAGUE MENOS 3 CORAÇÕES TECHNOGYM STAT SPORTS