Central-PE comemora aniversário de 99 anos nesta sexta-feira

Central-PE comemora aniversário de 99 anos nesta sexta-feira

Fundado no dia 15 de junho de 1919, o primeiro clube do interior a vencer um turno do Campeonato Pernambucano completa 99 anos de história nesta sexta

Central Sport Club Central Sport Club
Créditos: Divulgação / Central

Nesta sexta-feira (15), o Central Sport Club celebra 99 anos! No dia 15 de junho de 1919, nascia a equipe mais tradicional do interior pernambucano, que recebeu este nome em homenagem à Estrada Central de Ferro de Pernambuco, denominação que os ingleses deram a ferrovia que cortava Caruaru na direção do sertão. As cores preto e branco do escudo foram escolhidas em homenagem ao símbolo do clube, a patativa, pássaro de canto harmonioso. 

No início, o time só disputava jogos amistosos. Em 1937, o Patativa do Agreste filiou-se à Liga Esportiva Caruaruense. O final da década de 1950 foi marcado pelas obras de construção do Estádio Pedro Victor de Albuquerque, o atual Lacerdão, que foram concluídas em 1980. O ano de 1972 marca a estreia do Central SC em um Campeonato Nacional, a Taça de Prata do Campeonato Brasileiro, onde terminou empatado.

Em 1986, o clube alvinegro terminou a Série B do Campeonato Brasileiro como líder de seu grupo e conseguiu a classificação para a Segunda Fase da Série A do mesmo ano.  No dia 22 de outubro de 1986, ocorreu o maior recorde de público da história do interior de Pernambuco, 24.450 pessoas foram assistir a vitória do Central por 2 a 1 contra o Flamengo.

Em 2011 torna-se o primeiro clube do interior a vencer um turno do Campeonato Pernambucano e em 2015 repete o feito ao vencer a Taça Governador Eduardo Campos. O Central SC acumula em seu currículo 31 vezes o título de Campeão do Interior e atualmente disputa a Série D do Brasileirão, ocupando a 83ª posição no Ranking Nacional de Clubes da CBF com 815 pontos.

A CBF parabeniza o Alvinegro de Caruaru pelos seus 99 anos de história e deseja muitos anos de sucesso e conquistas! Parabéns, Central!

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports