Operário-PR e Santa Cruz decidem primeira vaga rumo à Série B 2019

Operário-PR e Santa Cruz decidem primeira vaga rumo à Série B 2019

O confronto desta tarde (às 15h de Brasília) também define a primeira equipe classificada às Semifinais da Série C e conta com transmissão da CBFTV

Gerson Gusmão, técnico do Operário-PR na Série C 2018 Gerson Gusmão, técnico do Operário-PR na Série C 2018
Créditos: José Tramomtim / Operário Ferroviário Esporte Clube

Se prepare, torcedor brasileiro! Este domingo (26) é dia de decisão pela Série C do Brasileirão 2018! Serão conhecidas as primeiras equipes a conquistarem o tão sonhado acesso à Série B 2019, além de uma vaga nas Semifinais da Terceira Divisão nacional. Os primeiros a entrarem em campo são o Operário-PR e o Santa Cruz-PE, pela partida de volta das Quartas de Final. O duelo definitivo está marcado às 15h (de Brasília), no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR). A CBFTV transmite o confronto através do site oficial e da página da Confederação no Youtube.

A equipe operariana precisa reverter a vantagem construída pelos pernambucanos na partida de ida das Quartas de Final: 1 a 0 para o Santinha dentro do Arruda, no Recife (PE). Dono de uma das melhores campanhas da Primeira Fase, o Fantasma chega forte para a partida de logo mais graças ao excelente jogo coletivo e entrosamento do clube alvinegro. E a fórmula para o ótimo momento do Time da Vila das Oficinas é bem simples, de acordo com o técnico Gerson Gusmão. Em entrevista ao site da CBF, o comandante operariano deu a chave para o sucesso de seus comandados: a manutenção da “espinha dorsal” do elenco campeão da Série D em 2017.

– Foi fundamental ter permanecido com boa parte do elenco. Nós fizemos uma reformulação, mas pequena. Mantivemos os atletas que tinham condição de disputar uma Série C e procuramos outros que tinham este perfil no mercado. Então, foi fundamental para essa campanha na Terceira Divisão a equipe já se conhecer, entender o método de trabalho que nós implementamos e estar entrosada dentro do campo… facilitou muito as coisas. Foi muito importante para a boa campanha que estamos construindo na Série C – exaltou.

O comandante do Fantasma salientou a importância de contar com uma boa base de jogadores para a temporada. Segundo o treinador, os atletas que chegaram ao clube encontraram mais facilidades para se encaixar em uma equipe entrosada e que já conhecia os métodos de trabalho da comissão técnica. Para Gusmão, a manutenção do grupo campeão nacional em 2017 certamente ajuda para decisões importantes dentro do mata-mata da Série C, mas destacou que a experiência não resolve partidas e pregou extremo respeito ao Santa Cruz, adversário de logo mais.

  Ajuda, né? Se vai fazer diferença ou não, só o resultado final que vai dizer… mas, ajuda. Ter vivenciado outras situações parecidas com esta. Nós tivemos ano passado, na Série D, algumas decisões no mata-mata e fomos felizes de passar por todas. Já criamos experiência em algumas decisões de mata-mata, que é totalmente diferente dos pontos corridos da Primeira Fase. Agora, isso não é garantia de sucesso nesse momento. É outra competição, um adversário em nível e condição melhores. Precisamos estar muito concentrados e focados para o jogo porque é no detalhe que as coisas vão se decidir e precisamos estar muito bem para conseguir nosso objetivo. Então, temos que respeitá-los muito, montar uma estratégia boa e reverter o resultado dentro de casa – reforçou.

Mandante nesta tarde de domingo, o Operário espera encontrar as arquibancadas do Germano Kruger lotadas para motivar a equipe contra o Santa-Cruz. Dentre os fatores enumerados por Gusmão para o sucesso do Fantasma nos últimos anos, o mais determinante foi a presença do torcedor alvinegro. O treinador espera, mais uma vez, contar com o grito da massa operariana rumo ao acesso à Série B.

– O torcedor, a população da cidade que abraça a causa, apóia sempre nos jogos no nosso estádio. Sempre que o clube propõe uma ação, eles procuram ajudar e estar do nosso lado… isso tudo faz a diferença em prol do Operário – finalizou.

Após o confronto entre Operário e Santa Cruz, outras duas partidas neste domingo (26) determinam os classificados às Semifinais da Série C 2018 e os novos integrantes da Série B na próxima temporada: Náutico-PE x Bragantino-SP (às 17h de Brasília) e Botafogo-SP x Botafogo-PB (as 19h de Brasília). Amanhã, às 21h (de Brasília) Atlético-AC e Cuiabá-MT decidem a última vaga para a próxima fase da competição e quem vai disputar a Segunda Divisão Nacional em 2019. Todas as partidas terão transmissão da CBFTV.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser