Criado em 2019, Amazonas FC mira a Série A do Brasileirão

Criado em 2019, Amazonas FC mira a Série A do Brasileirão

Time lota estádios, já coleciona títulos e vai disputar a Série B em 2024

Jogadores do Amazonas comemoram o título da Série C do Brasileirão Jogadores do Amazonas comemoram o título da Série C do Brasileirão
Créditos: Leo Piva / CBF

O Amazonas FC ganhou no domingo (22) o título da Série C do Brasileirão, ao derrotar fora de casa o Brusque-SC, de virada, por 2 a 1. Fez história. Foi sua primeira conquista nacional. Além disso, deu ao Estado do Amazonas outro ineditismo: o de ter um clube filiado vencedor de uma edição do Campeonato Brasileiro.

Em 2024, o Amazonas disputará a Série B, competição que contou pela última vez com um clube do seu Estado em 2006, no caso, o São Raimundo.

O objetivo a partir de agora passa a ser outro: consolidar-se na Série B para em poucos anos dar um novo salto, chegando à Série A do Brasileirão.

Amazonas é um dos caçulas do futebol brasileiro e se destaca por seu perfil vencedor Amazonas é um dos caçulas do futebol brasileiro e se destaca por seu perfil vencedor
Créditos: Leo Piva / CBF

Trata-se de um desafio para seus gestores. O Amazonas foi fundado em 2019 por três empresários, unidos com o propósito de dar mais representatividade ao futebol do Estado: Wesley Couto, que é o atual presidente, Willian Abreu, que preside o Conselho Deliberativo, e Roberto Peggy, o CEO do clube.

“A ideia foi de criar um clube de alta performance que funcionasse como clube-empresa, com propósito bem definido, missão, valores, visão de futuro e aí estabelecermos que o nosso propósito seria o de entregar orgulho ao povo amazonense. Desde a fundação, o Amazonas FC é uma organização esportiva que bateu 100% de suas metas”, disse Peggy.

Ele antevê que o Amazonas deve migrar para o modelo SAF em alguns anos. “Um passo de cada vez. Hoje, pensamos em cima de resultados esportivos e financeiros. Ano que vem, na Série B, teremos mais recursos e visibilidade e já vamos começar a botar em prática nosso projeto de ter um centro de treinamento moderno.”

Roberto Peggy fala sobre projetos do Amazonas, cujo objetivo a médio prazo é chegar à Série A do Brasileirão Roberto Peggy fala sobre projetos do Amazonas, cujo objetivo a médio prazo é chegar à Série A do Brasileirão
Créditos: Fábio Souza / CBF

O Amazonas FC tem parceria com o governo do Estado e com o município de Manaus. Adotou a onça pintada como seu símbolo para associar sua marca a uma causa que diz respeito a um dos animais mais tradicionais da fauna amazônica. O clube leva seus jogos para a Arena da Amazônia, palco da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Em jogo recente, contra o Botafogo-PB, pela segunda fase da Série C, contou com mais de 44 mil pessoas no estádio. Além do Brasileirão da Série C de 2023, o clube foi campeão estadual deste ano e ganhou o Amazonense da Segunda Divisão em 2019. Em 2022, ficou em terceiro lugar na Série D, o que lhe garantiu o acesso à Série C.

“Os amazonenses gostam de futebol, vivem o futebol e sonham receber jogos da Série A. O nome do clube foi escolhido para atender a essa demanda reprimida que existia em nosso Estado. Agora o torcedor se sente representado. Vamos em frente, procurando o protagonismo no futebol brasileiro”, afirmou Peggy.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL SEMP TechnoGym StatSports Kin Analytics Globus Italian Excellence