Conselho técnico da Série C define novo formato da competição

Conselho técnico da Série C define novo formato da competição

Em reunião com representantes dos 20 times da Série C, competição definiu novo formato de disputa, com quadrangulares em fase decisiva

Reunião do conselho técnico da Série C 2020 Reunião do conselho técnico da Série C 2020
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Nesta segunda-feira, representantes dos 20 clubes que disputam a Série C do Campeonato Brasileiro se reuniram na sede da CBF para o conselho técnico da competição. Durante o encontro, os clubes aprovaram um novo formato de disputa para o campeonato, que inclui uma mudança em suas fases decisivas. Não haverá mais confrontos de quartas e semifinais, que serão substituídas por dois quadrangulares.

A proposta foi apresentada por Constantino Júnior, presidente do Santa Cruz, em nome dos clubes e contou com a manifestação favorável da maioria dos presentes. O presidente do Tricolor Coral também foi eleito para a Comissão Nacional de Clubes e irá compor a mesa em 2020 ao lado do representantes da Série A (Sérgio Sette Câmara, do Atlético-MG, Guilherme Bellintani, do Bahia, Mário Bittencourt, do Fluminense, Romildo Bolzan, do Grêmio, e Maurício Galiotte, do Palmeiras), da B (Francisco Batistotti, do Avaí, e Leonardo Oliveira, do Paraná) e um representante da D a ser indicado.


Ainda foram definidos outros detalhes da competição. A Série C seguirá o mesmo critério das Séries A e B e passará a vetar a venda de mando de campo a partir de 2020. O mesmo acontece com o limite de jogadores. Um grupo de no máximo 40 atletas poderá ser inscrito até o dia 29 de julho, com oito substituições possíveis até o dia 19 de agosto (anterior à 15ª rodada).

Houve mudança também na questão logística da competição. O torneio, que tem a estrutura de transporte e viagens bancada integralmente pela CBF, oferecia viagens de avião para os times em deslocamentos acima de 700 km de distância. Agora, o limite para viagens de ônibus diminuiu para 500 km, pleito apresentado pelos clubes e acolhido pelo Presidente Rogério Caboclo, que anunciou a mudança ainda no andamento da reunião de ontem.

A primeira rodada do torneio nacional será disputada entre os dias 2 e 3 de maio, com dez confrontos. Serão dois grupos com dez times cada, que se enfrentam dentro do próprio grupo na primeira fase.

A abertura da Série C terá os seguintes confrontos:

Grupo A

Paysandu x Santa Cruz
Treze x Imperatriz
Manaus x Vila Nova
Ferroviário x Botafogo-PB
Jacuipense x Remo

Grupo B

São José-RS x São Bento
Brusque x Ypiranga
Ituano x Tombense
Boa Esporte x Volta Redonda
Londrina x Criciúma

A mudança no regulamento fica por conta da segunda fase. Nos anos anteriores, os clubes se enfrentavam em confrontos eliminatórios de quartas de final, que valiam o acesso e a classificação para as semis. A partir de 2020, o desempenho na primeira fase vale vaga em dois quadrangulares. O chaveamento envolve os quatro melhores colocados de cada grupo e se dá de forma alternada. De um lado, o 1º colocado do grupo A, o 2º colocado do grupo B, o 3º colocado do grupo A e o 4º colocado do grupo B. Do outro, o 1º colocado do grupo B, 2º colocado do grupo A, o 3º colocado do grupo B e o 4º colocado do grupo A. Os dois melhores de cada grupo conquistam o acesso à Série B no ano seguinte. Os vencedores de cada grupo se classificam para a final.

Grupo A:

Botafogo-PB
Ferroviário
Imperatriz
Jacuipense
Manaus
Paysandu
Remo
Santa Cruz
Treze
Vila Nova

Grupo B:

Boa Esporte
Brusque
Criciúma
Ituano
Londrina
São Bento
São José-RS
Tombense
Volta Redonda
Ypiranga

Segunda-fase


Grupo 1

1º do B
2º do A
3º do B
4º do A

Grupo 2

1º do A
2º do B
3º do A
4º do B

Reunião do conselho técnico da Série C 2020 Manoel Flores fala durante conselho técnico da Série C
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Reunião do conselho técnico da Série C 2020 Conselho definiu novo formato para a disputa da Série C
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym