Com novo formato de disputa, Série C 2020 começa com grandes duelos

Com novo formato de disputa, Série C 2020 começa com grandes duelos

Após a paralisação no futebol brasileiro, está na hora do início da Série C com novo modelo; primeira rodada será neste sábado

Final da Série C: Sampaio Corrêa X Náutico Final da Série C: Sampaio Corrêa X Náutico
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Chegou a hora de começar mais uma competição nacional. Neste sábado (8), a Série C do Campeonato Brasileiro terá seu pontapé inicial em 2020 e promete fortes emoções. Com novo formato, aprovado em conselho técnico pelos clubes no início do ano, a temporada seguirá até janeiro de 2021. As 20 equipes estão divididas em dois grupos e sonham com a grande final do torneio.

Para aumentar a expectativa pelo início do Brasileirão, o site da CBF traz as principais informações sobre a edição 2020/21, com as chaves, formato de disputa, primeira rodada e dados para você acompanhar os jogos. Vale lembrar que as partidas, assim como todas as competições de futebol organizadas pela CBF, não terão presença de público até que seja considerado seguro pelos órgãos especializados e contarão com diversos protocolos de saúde aprovados pelos médicos e infectologistas consultados.

Formato de disputa teve mudança para 2020

Em conselho técnico realizado no início do ano, os clubes da Série C fizeram uma votação e definiram uma mudança no formato da competição já para esta temporada. A alteração ficou por conta da segunda fase, com a primeira se mantendo da mesma maneira. A partir deste ano, os quatro melhores colocados de cada grupo se classificam para dois quadrangulares. De um lado, o 1º colocado do Grupo A, o 2º colocado do Grupo B, o 3º colocado do Grupo A e o 4º colocado do Grupo B. Do outro, o 1º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo A, o 3º colocado do Grupo B e o 4º colocado do Grupo A.

Em seguida os clubes se enfrentam dentro de suas chaves. Os dois melhores de cada lado conquistam o acesso à Série B. Os vencedores de cada grupo se classificam para as finais, marcadas para os dias 24 e 31 de janeiro de 2021.

Os grupos

As chaves da Série C foram definidas com dez clubes de diversos estados do país de cada lado. Na primeira fase, eles duelam entre si em turno e returno. A divisão seguiu novamente o critério regionalizado.

Grupo A: Botafogo-PB, Ferroviário-CE, Imperatriz-MA, Jacuipense-BA, Manaus-AM, Paysandu-PA, Remo-PA, Santa Cruz-PE, Treze-PB e Vila Nova-GO.

Grupo B: Boa Esporte-MG, Brusque-SC, Criciúma-SC, Ituano-SP, Londrina-PR, Ypiranga-RS, São José-RS, São Bento-SP, Tombense-MG e Volta Redonda-RJ.

O que esperar em 2020/21

Como todos os anos, algumas novidades estão presentes na edição da competição. Em 2019, Náutico-PE, Juventude-RS, Confiança-SE e Sampaio Corrêa-MA conseguiram o acesso para a Série B, enquanto Londrina-PR, São Bento-SP, Criciúma-SC e Vila Nova-GO foram rebaixados para a Série C. Quem bateu na trave nas quartas de finais e quase conquistaram as vagas foram Paysandu-PA, Imperatriz-MA, Ypiranga-RS e São José-RS.

Na decisão do ano passado, Náutico e Sampaio Corrêa duelaram em dois jogos emocionantes pela taça. No primeiro, em Pernambuco, vitória dos donos da casa por 3 a 1. Já na volta, os torcedores maranhenses presenciaram uma partida intensa e que terminou com empate por 2 a 2, garantindo o título aos pernambucanos.

Para a temporada 2020, as equipes se reforçaram, fizeram mudanças e se reinventaram no período de paralisação por conta da pandemia do novo Covid-19. Com a conclusão dos campeonatos estaduais e da Copa do Nordeste, os times chegam preparados em busca do acesso e da taça. Na primeira fase serão nove rodadas no turno e nove no returno, que definem os rebaixados e quem segue na luta pela vaga na Série B.

Com a divisão regional dos grupos, os torcedores podem esperar clássicos e muita disputa dentro das quatro linhas já na primeira etapa. Pelo Grupo A, o destaque vai para o duelo entre Paysandu e Remo. Ainda acontecerá o embate estadual entre Botafogo-PB e Treze-PB. Pelo Grupo B, as rivalidades ficam pelos jogos Brusque x Criciúma, Ituano-SP x São Bento-SP, São José-RS x Ypiranga-RS e Boa-MG x Tombense-MG. Todos os clássicos serão na rodada final de cada turno.

Final da Série C: Sampaio Corrêa X Náutico Náutico foi o último campeão da Série C, disputando a decisão com o Sampaio Corrêa
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Confira os confrontos da primeira rodada

Sábado, 8 de agosto
Grupo A
17h - Paysandu-PA x Santa Cruz-PE - Curuzu
19h - Manaus-AM x Vila Nova-GO - Arena da Amazônia

Grupo B
15h - São José-RS x São Bento-SP - CT Hélio Dourado
16h - Ituano-SP x Tombense-MG - Novelli Júnior
17h - Brusque-SC x Ypiranga-RS - Augusto Bauer

Domingo, 9 de agosto
Grupo A
16h - Treze-PB x Imperatriz-MA - Amigão
18h - Jacuipense-BA x Remo-PA - Eliel Martins
20h - Ferroviário-CE x Botafogo-PB - Arena Castelão

Segunda, 10 de agosto
Grupo B
18h - Boa-MG x Volta Redonda-RJ - Dilzon Melo
20h - Londrina-PR x Criciúma-SC - Estádio do Café

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports