Série C 2018: sábado de definições pela Primeira Fase da competição

Série C 2018: sábado de definições pela Primeira Fase da competição

Quem pode ser rebaixado, quem pode se classificar para a segunda fase e quem se manterá na divisão. Confira tudo sobre a 18ª rodada do Brasileiro Série C!

Logo - Brasileiro Série C Logo - Brasileiro Série C
Créditos: CBF

Neste sábado (11), chega ao fim a primeira fase do Brasileiro Série C. De confrontos válidos pela 18ª rodada sairão as definições de quem continua na próxima fase, quem será rebaixado para a Série D e quem se manterá na divisão. Os duelos válidos pelo Grupo B estão marcados às 17h (de Brasília), enquanto os jogos do Grupo A tem bola rolando mais tarde, às 19h30. 

Pelo Grupo B

Às 17h (de Brasília), o Bragantino-SP recebe o Cuiabá-MT no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP). Classificados para a próxima fase, as duas equipes entram tranquilas no confronto. O Braga é o quarto colocado com 26 pontos e não pode ser alcançado pelos demais. Mesma situação do clube cuiabanista, terceiro colocado com 32. Contudo, terminar a primeira fase com uma vitória sobre um adversário direto é importante para levantar a moral das duas equipes, que em três rodadas não mantiveram regularidade na competição. 

No memo horário e pelo mesmo grupo, Volta Redonda-RJ e Joinville-SC lutam pelos três pontos no Raulino de Oliveira. Para o JEC, nem uma vitória adianta mais. A equipe tem seis pontos de diferença do Ypiranga-RS, nono colocado, e não tem chance de alcançar o clube sulista. Já o Voltaço tem 19 pontos e ocupa a oitava colocação. A parte de baixo da tabela está embolada e uma derrota pode sacramentar o rebaixamento do clube carioca. Já a vitória pode garantir a permanência do Voltaço na divisão. 

No Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos (MG), Tombense-MG e Botafogo-SP fazem a disputa dos extremos. O clube mandante está em sexto colocado. Contudo, os 21 pontos deixam a equipe na berlinda por o afastarem do penúltimo colocado por apenas dois pontos. A vitória o garante na divisão, já a derrota o faz torcer por resultados dos adversários. Já o clube paulista quer a liderança. Contando com a boa fase, pois em 12 pontos disputados anotou 10, o time visitante quer o triunfo para manter viva a chance de chegar a ponta da tabela. 

Para isso, precisa de um tropeço do Operário-PR, que viaja até o Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT), para enfrentar o Luverdense-MT. Assim como para o vice-colocado, o líder tem o retrospecto ao seu lado. O Fantasma perdeu apenas dois jogos na competição, na segunda e na sexta rodada. Tarefa difícil para o clube matogrossense, que tem a mesma missão da Tombense. Com 21 pontos, não chega ao quarto lugar, contudo, está à dois pontos do penúltimo. Então, para se garantir na divisão, pontuar é uma missão importante. 

Finalizando os jogos do Grupo B, às 17h, Ypiranga-RS e Tupi-MG fazem um confronto direto pela fuga do rebaixamento no Colosso da Lagoa, em Erechim (RS). O clube mandante está em nono colocado e conta com o apoio de sua torcida para conquistar os três pontos e fugir do rebaixamento sem precisar de combinação de resultados. Já o Galo Carijó tem a seu favor o embalo das duas vitórias seguidas para garantir ao menos o empate e se manter na Série C. Caso perca, precisará de uma combinação de resultados para se manter na divisão. 

Pelo Grupo A

Às 19h30, o Salgueiro-PE viaja para enfrentar o Santa Cruz, no Arruda, em Recife (PE). O Tricolor Coral, mesmo com três pontos de diferença do quinto colocado, dificilmente será alcançado, pois tem uma diferença de nove gols no saldo. Mas, para não precisar de nenhuma combinação de resultado, o clube visitante quer pelo menos o empate para se garantir na segunda fase. Já o Tricolor Sertanejo não tem chances de ultrapassar o oitavo colocado, pois está a quatro pontos do mesmo. 

Já no Frasqueirão, em Natal (RN), ABC-RN e Atlético-AC fazem o confronto dos extremos. O clube mandante tem três pontos de distância da zona de rebaixamento e ao menos um empate o garante na divisão. Já o Galo Carijó quer recuperar a liderança, mesmo que na última rodada. O clube visitante tem três pontos de distância do líder, mas o saldo tem apenas dois gols de diferença, o que deixa a equipe acreana bastante otimista. 

Para alcançar a ponta da tabelam, precisa que o Náutico-PE saia derrotado no Mangueirão, em Belém (PA), para o Remo-PA. As duas equipes tem o retrospecto na competição como aliado. O Timbu não sabe o que é perder há nove rodadas. Já o Leão Azul vem embalado por três vitórias consecutivas e precisa de ao menos um empate para se manter na divisão. 

No Almeidão, em João Pessoa (PB), o Botafogo-PB recebe o Juazeirense-BA. Com 25 pontos e em quarto colocado, o clube mandante precisa pontuar para garantir sua classificação para a próxima fase. Já o Carrossel do Sertão vive situação adversa. Apenas a vitória o interessa. O clube está em nono colocado, com 18 pontos e os três pontos junto de um tropeço do ABC, Remo ou Globo-RN, o salva do rebaixamento. 

Finalizando os jogos de decisões na Série C, no Batistão, em Aracaju (SE), Confiança-SE e Globo-RN lutam por seus objetivos. Em quinto colocado, somente a vitória serve para o clube mandante alcançar a segunda fase. Com 22 pontos, além do triunfo, um tropeço dos clubes à sua frente é o que o Azulino precisa. Já o vice-campeão da Série D de 2017 necessita de ao menos um empate para fugir do rebaixamento. O Tricolor tem três pontos de diferença do Juazeirense-BA e conta com o embalo de dez rodadas sem perder para fugir da quarta divisão. 

Para conferir a tabela e a classificação completa do Campeonato Brasileiro Série C de 2018, clique aqui. 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser