Vitória é campeão do Brasileirão Série B Betano 2023

Vitória é campeão do Brasileirão Série B Betano 2023

O Leão conquistou seu primeiro título do campeonato nacional após empate entre Guarani e Criciúma nesta terça, em Campinas; presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabeniza clube pelo feito

Torcida fez a grande diferença para o Vitória na Série B de 2023 Torcida fez a grande diferença para o Vitória na Série B de 2023
Créditos: Victor Ferreira / EC Vitória

Com duas rodadas de antecedência, o Vitória sagrou-se campeão do Brasileirão Série B Betano de 2023. O primeiro título nacional do clube de 124 anos foi confirmado na noite desta terça-feira (14), com o empate entre o Guarani e o Criciúma-SC por 1 a 1, em Campinas.

A equipe catarinense era a única que podia alcançar o Vitória na tabela. Agora, nenhum clube tem como chegar aos 69 pontos obtidos pelos campeões ao longo de 36 jogos – com 21 vitórias ao todo. Com o empate, o time catarinense ficou em segundo lugar, com 61 pontos.

Torcida fez a festa diante de um telão em Salvador, quando da vitória sobre o Novorizontino por 2 a 1, no domingo (12) Torcida fez a festa diante de um telão em Salvador, quando da vitória sobre o Novorizontino por 2 a 1, no domingo (12)
Créditos: Vini Olivier / EC Vitória

"Parabéns ao Vitória pela conquista do título do Brasileirão Série B Betano 2023. Gostaria de cumprimentar os atletas, funcionários, dirigentes e a imensa torcida do Vitória pela excelente campanha do clube neste ano, que foi coroada com o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro de 2024 no final da semana passada e agora com o título", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

"Neste momento de comemoração, gostaria de elogiar o trabalho do presidente Fábio Mota, que foi incansável na missão de colocar o Rubro-Negro novamente entre os grandes do futebol brasileiro. Com muita seriedade e transparência, o presidente soube escolher os seus pares de diretoria e imprimiu uma administração de excelência, que acumula dois acessos seguidos. Mais uma vez, parabéns a todos os Rubro-Negros", afirmou Ednaldo Rodrigues.

Torcedor não contém a emoção com sucesso do Vitória em 2023 Torcedor não contém a emoção com sucesso do Vitória em 2023
Créditos: Victor Ferreira / EC Vitória

A festa na capital baiana promete ser intensa nos próximos dias. Já foi assim na segunda-feira (13), quando milhares de torcedores recepcionaram o time no Aeroporto Internacional de Salvador, a fim de comemorar o acesso à Série A, assegurado com a vitória por 2 a 1 sobre o Novorizontino, no domingo (12), de virada, em Novo Horizonte (SP).

Foi o segundo acesso consecutivo do Leão. Em 2022, já havia conseguido a classificação da Série C para a Série B.

Esta é a segunda vez também que o Vitória encaminha dois acessos em sequência. Em 2006, terminou a Série C como vice-campeão e migrou para a B. E em 2007, obteve sua vaga para a Série A ao concluir a Segunda Divisão em quarto lugar.

Acesso e título inédito do Vitória: roteiro para a alegria de seus torcedores Acesso e título inédito do Vitória: roteiro para a alegria de seus torcedores
Créditos: Felphs Oliveira / EC Vitória

Presidido por Fábio Mota, o Vitória volta à Série A depois de cinco anos de ausência e com o ineditismo de um título do Brasileirão.

O clube contratou o técnico Léo Condé em fevereiro deste ano e o time deu uma guinada com ele na Série B, mantendo-se na liderança da competição na maioria das rodadas.

“Trata-se de uma competição difícil, mas com a união de atletas, comissão técnica, direção e, principalmente, dos torcedores, nós conseguimos nossos objetivos. Está sendo uma satisfação enorme”, disse Léo Condé.

Time conseguiu o acesso à Série A e dois dias depois, o título da Série B Time conseguiu o acesso à Série A e dois dias depois, o título da Série B
Créditos: Victor Ferreira / EC Vitória

Além de um ataque eficiente, que tem como destaque Léo Gamalho, artilheiro da equipe com 10 gols, o Vitória sobressai na Série B por ter uma defesa consistente e um forte espírito de coletividade.

A CBF parabeniza o Esporte Clube Vitória pelo título de campeão do Brasileirão Série B Betano 2023.


Veja mais

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics