Vila Nova-GO completa 80 anos

Vila Nova-GO completa 80 anos

Em busca do acesso à Série A, o Tigrão está na briga pela liderança da Série B

Vila Nova completa 80 de anos Vila Nova completa 80 de anos
Créditos: Divulgação/Vila Nova F.C.

Foi há 80 anos que um clube nasceu no bairro Vila Nova, na cidade de Goiânia, criado por operários que ajudaram a construir a capital goiana. Entre os principais responsáveis pelo sonho de formar um clube, incluem-se Francisco Ferraz de Lima, Boaventura Moreira de Andrade, Luiz Rasmussen, Pedro Cavalvante, Garibalde Teixeira, José Balduino, além do padre José Balestiere. 

No dia 29 de julho de 1943, o coronel Francisco Ferraz Lima fundou, em homenagem ao bairro onde o clube foi concebido, o Vila Nova Futebol Clube, que se filiou naquele mesmo ano à Federação Goiana de Desporto (FGD).

A casa dos torcedores do Tigrão, o Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), leva o nome de um dos grandes goleiros da história do time, fundamental para a conquista dos primeiros títulos estaduais do clube. As glórias vieram com o tricampeonato em 1961, 1962 e 1963. Fora dos campos, Onésio tomou posse como presidente do Vila Nova em janeiro de 1960 e liderou o processo de profissionalização da equipe.

Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, casa do Vila Nova Futebol Clube Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, casa do Vila Nova Futebol Clube
Créditos: Divulgação/Vila Nova F.C.

Com capacidade para 10 mil pessoas, o OBA recebe as partidas na capital goiana e, em seu terreno, funciona a sede administrativa, na qual trabalham os funcionários do clube.

Ao longo de sua história, o Vila Nova já levantou 15 taças do Campeonato Goiano e é o maior campeão da Série C, com três títulos - 1996, de forma invicta, 2015 e 2020. 

O Tigrão é o responsável também por revelar jogadores brasileiros de renome nacional e internacional: o atacante Roni, que tem passagem por Atlético-MG, Flamengo, Fluminense e pela Seleção Brasileira; o meio-campista Fernando Reges, campeão pelo Porto (POR), Manchester City (ING), Galatasaray (TUR) e Sevilla (ESP); e Túlio Maravilha, campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995 e maior artilheiro da história do Vila Nova, com 99 gols.

No ano de seu aniversário de 80 anos, o Tigrão busca o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro e está na briga pela liderança da Série B.

Vila Nova e torcida sonham com o acesso à Série A Vila Nova e torcida sonham com o acesso à Série A
Créditos: Roberto Corrêa / Vila Nova F.C.

O presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, descreveu a emoção de estar à frente do clube pelo qual é apaixonado desde criança.

"O sentimento é de muita honra de estar à frente do clube que a gente tem um amor profundo. O Vila é quase tudo na nossa vida, então, o sentimento é de muita alegria", afirmou.

Eleito em 2019, o dirigente espera chegar à Série A neste ano de comemoração do clube.

"Nós estamos sonhando com esse acesso. Seria mágico para nós, em uma data tão especial como o aniversário de 80 anos, chegarmos ao final do ano e conquistar esse acesso", disse. 

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Vila Nova Futebol Clube pelos seus 80 anos de história.



PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL SEMP TechnoGym StatSports Kin Analytics Globus Italian Excellence