Vasco, o super-supercampeão carioca em 1958

Vasco, o super-supercampeão carioca em 1958

Vasco conquistou o o título depois de dois triangulares com a participação de Flamengo e Botafogo. Final foi em janeiro de 1959

Vasco

Vasco

Créditos: Divulgação

O Vasco foi mais do que o campeão carioca de 1958. O time de São Januário foi o super-supercampeão, depois de dois triangulares que contaram com a participação de Flamengo e Botafogo.

Os três clubes terminaram o campeonato carioca de 1958 empatados em número de pontos O critério de desempate foi a realização de um triangular. Houve nova igualdade de pontos.  Foi então realizado um segundo triangular, em que o Vasco estreou derrotando o Botafogo; este empatou com o Flamengo, o que transformou em final Vasco x Flamengo - e o Vasco jogou pelo empate.

Foi o que aconteceu na noite de sábado, dia 17 de janeiro de 1959, com o Maracanã tomado por 140 mil torcedores. Roberto Pinto abriu o placar para o Vasco, já no segundo tempo, e Babá empatou para  Flamengo. O time vascaíno, então dirigido pelo técnico Gradim, soube suportar a pressão dos rubro-negros e saiu campeão com o empate em 1 a 1.

Os dois clubes jogaram com a seguinte formação.

VASCO - Miguel, Paulino e Bellini; Écio, Orlando e Coronel; Sabará, Alimir, Roberto Pinto, Valdemar e Pinga.

FLAMENGO - Fermando, Joubert e Pavão; Jadir, Dequinha e Jordan; Luís Carlos, Moacir, Henrique, Dida e Babá.

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser