Fundado dia 12 de outubro, Coritiba realiza 109 anos nesta sexta-feira

Fundado dia 12 de outubro, Coritiba realiza 109 anos nesta sexta-feira

109 anos após sua fundação, o Coritiba Foot Ball Club completa mais um ano de glórias e histórias no futebol brasileiro

Torcida do Coritiba Torcida do Coritiba
Créditos: Site Oficial do Coritiba

Curitiba está em festa! Fundado no dia 12 de outubro de 1909, o Coritiba Foot Ball Club completa 109 anos de glórias e histórias no futebol brasileiro nesta sexta-feira (12). Com trinta e oito campeonatos paranaenses, dois Campeonatos Brasileiros Série B e um Série A, o Coxa Branca é o clube com mais títulos no estado do Paraná. 

Sobre sua fundação, antes mesmo da vinda de Frederico Essenfelder, meio campista que atuou no Coxa entre 1909 e 1917, de Pelotas (RS) para Curitiba, um grupo de jovens imigrantes germânicos já se reunia para a prática de futebol. Paralelamente, notícias chegavam dizendo que, em Ponta Grossa, o Club de Foot Ball Tiro Pontagrossense também praticava o esporte fazia alguns meses. Em meados de setembro do ano de 1909 chegava o primeiro convite para um jogo na cidade do interior do Paraná.

Em 24 de outubro de 1909, os jovens partiram rumo à Ponta Grossa para disputar a primeira partida entre os clubes que se tem registro no Paraná. Apesar da derrota por 1 a 0, a ideia de se fundar outro clube já estava definida, pois no Clube Ginástico Teuto Brasileiro, o “Turnverein”, local onde os curitibanos se reuniam para praticar esportes, a nova modalidade esportiva não foi vista com bons olhos por todos.

Assim, no dia 27 de outubro de 1909, no Teatro Hauer, foi fundado o Coritibano Foot Ball Club, nome que depois mudou para Coritiba. Por ideia de João Viana Seiler, eleito o primeiro presidente do clube, a data oficial de fundação passaria a ser 12 de outubro de 1909, dia do primeiro encontro para definições da viagem para a realização da partida em Ponta Grossa.

Atualmente, a equipe paranaense está na 17ª posição, com 8.423 pontos, no ranking da CBF. A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o clube e deseja muitas conquistas ao Coxa Branca! 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics