Criciúma-SC completa 71 anos neste domingo (13)

Criciúma-SC completa 71 anos neste domingo (13)

Originalmente fundado como Comerciário Esporte Clube, o clube passou por transformações, como nome e cores, para se aproximar mais da população criciumense

Criciúma-SC completa 71 anos neste domingo (13) Criciúma-SC completa 71 anos neste domingo (13)
Créditos: Divulgação / Facebook Criciúma Esporte Clube

Parabéns, nação carvoeira! É dia de comemorar mais um ciclo do Criciúma Esporte Clube. Neste domingo (13), o clube completa 71 anos de muitas conquistas e celebra a história gloriosa que construiu no futebol catarinense e brasileiro.

Fundado por um grupo de jovens idealistas vindos de tradicionais famílias da cidade de Criciúma (SC), o clube foi batizado, inicialmente, de Comerciário Esporte Clube. O objetivo era formar um time de futebol para organizar as peladas de fim de semana e criar um espaço para debater o esporte além das típicas “rodas de café”, principais pontos de encontro e convivência da época.

Anos mais tarde, em 1978, o então presidente do Comerciário, Antenor Angeloni, decidiu criar um vínculo maior entre o clube e a população criciumense. Para isso, optou por modificar o nome de batismo do time e adotou, então, a definição de Criciúma Esporte Clube. As tradicionais cores do Tigre também vieram mais tarde. Foram incorporadas em 1984, como parte do processo de repaginação do clube. O azul foi deixado de lado e entraram na combinação com o branco as cores preta e amarela. E os tons tricolores não foram decididos ao acaso: o preto representa o carvão, principal atividade econômica do município. O amarelo simboliza a riqueza da região. O branco foi mantido para harmonizar o peso do preto e o brilho do amarelo, além de ser uma cor comum aos demais times da época.

O Criciúma-SC é um dos principais expoentes do futebol de Santa Catarina. O clube ostenta a conquista de dez Campeonatos Catarinenses, incluindo o tricampeonato de 1989-1991. A nível nacional, o Tigre está marcado na história do futebol brasileiro pelo título da Copa do Brasil de 1991. É também campeão da Série B do Brasileirão (2002) e da Série C do Campeonato Brasileiro (2006). Atualmente, o clube disputa a Série B do Brasileirão e ocupa a 29ª no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Parabéns, Tigre! A CBF deseja muitos anos de sucesso e conquistas!

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports