Criciúma completa 76 anos de história neste sábado

Criciúma completa 76 anos de história neste sábado

Fundado em 13 de maio de 1947, o clube foi batizado inicialmente com o nome de "Comerciário Esporte Clube"

Criciúma completa 76 anos de história neste sábado Criciúma completa 76 anos de história neste sábado
Créditos: Celso da Luz/ Assessoria de imprensa C.E.C

13 de maio é uma data diferente para o torcedor do Criciúma. É o dia de comemorar a fundação de seu clube do coração. Neste sábado, o Criciúma Esporte Clube celebra 76 anos de fundação, que aconteceu em 13 de maio de 1947. A Praça Nereu Ramos foi o local da criação da agremiação catarinense, por um grupo de rapazes de 18 anos, de famílias tradicionais da cidade. À época, a instituição foi batizada como "Comerciário Esporte Clube".

A transição para o nome Criciúma Esporte Clube se deu em 1978, graças à ideia do então presidente Antenor Angeloni de aumentar a conexão do time com a cidade de Criciúma. Por 51 votos a 24, a mudança foi confirmada em 17 de março daquele ano.

O Criciúma assumiu as cores amarelo, preto e branco em seu aniversário de 37 anos, em 1984, pela conexão do clube com o local. O preto representa o carvão, cuja mineração é uma atividade de extrema importância para a cidade. O amarelo simboliza a riqueza da região. O branco é uma cor presente em todos os clubes da época.

Estreante Felipe Vizeu marcou o gol da vitória do Criciúma sobre o Avaí Criciúma completa 76 anos de história neste sábado
Créditos: Celso da Luz/ Assessoria de imprensa C.E.C

O clube conquistou a Copa do Brasil em 1991 diante do Grêmio. Na partida de ida, em Porto Alegre, os times empataram em 1 a 1 - o zagueiro Vilmar marcou o gol dos catarinenses, de cabeça. O estádio Heriberto Hulse recebeu o jogo decisivo, que terminou em 0 a 0. O gol fora de casa garantiu o título ao Criciúma, que teve no comando da equipe Luiz Felipe Scolari, o Felipão.

Além do título da competição, o Tigre é 11 vezes campeão estadual e se sagrou campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2002 e da Série C em 2006.

No Brasileirão Série B Betano 2023, o Criciúma faz grande campanha e ocupa a segunda posição, com 13 pontos, atrás do Vitória, que também faz aniversário neste sábado - completa 124 anos de fundação.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Criciúma Esporte Clube pelos 76 anos de história e deseja muitas conquistas ao clube catarinense. 

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL SEMP TechnoGym StatSports Kin Analytics Globus Italian Excellence