Com grandes times e rivalidades regionais, Brasileirão Série B 2020 começa a todo vapor

Com grandes times e rivalidades regionais, Brasileirão Série B 2020 começa a todo vapor

Após a parada por conta do coronavírus, os 20 clubes iniciam seus caminhos na disputa das quatro sonhadas vagas na elite do futebol nacional


Começa nesta sexta-feira a Série B do Campeonato Brasileiro 2020. Muito mais do que um pontapé inicial na bola, a data marca o início da trajetória de 20 equipes que sonham com o acesso à elite do futebol nacional na próxima temporada. Com grandes camisas do futebol brasileiro e recheada de rivalidades regionais, a edição do torneio promete fortes emoções.

Já na primeira rodada, por exemplo, dois campeões da Copa do Nordeste se enfrentam. No sábado (8), o Vitória recebe o Sampaio Corrêa no Barradão, às 19h. Na mesma hora, o Cruzeiro fará a primeira partida de sua história na Série B. A Raposa enfrenta o Botafogo-SP no Mineirão.

A bola rola para a abertura da Série B nesta sexta-feira, com duas partidas. Cuiabá encara o Brasil de Pelotas às 19h15 na Arena Pantanal, na capital mato-grossense.  Pouco depois, às 21h30, o Confiança recebe o Paraná no Batistão, em Aracaju. São sete jogos no sábado e a rodada se completa com o duelo entre Oeste e Chapecoense, na Arena Barueri, na manhã de domingo.

A Série B do Campeonato Brasileiro é a primeira competição nacional a voltar desde a paralisação por conta da pandemia da covid-19. Com um novo protocolo operacional e de segurança e higiene, as partidas seguem na ordem estabelecida em conselho técnico, em fevereiro deste ano. Houve mudanças no calendário e as datas base se estendem até janeiro de 2021.

Os recém-chegados


A cada ano, oito times novos chegam para a disputa da Série B. Nem todos, no entanto, com a mesma animação. Quatro deles vieram da Série C e tentam agarrar a oportunidade em uma divisão mais alta do futebol nacional: Náutico, Sampaio Corrêa, Confiança e Juventude conquistaram e festejaram a vaga no ano passado.

Para outros quatro, no entanto, a participação na Série B é resultado de uma campanha decepcionante em 2019: Avaí, Chapecoense, Cruzeiro e CSA terminaram a temporada passada na zona de rebaixamento da Série A. Essas foram as primeiras quedas da história de Chapecoense e Cruzeiro. As quatro equipes que caíram deram vaga a Red Bull Bragantino, Sport, Coritiba e Atlético-GO, que conseguiram o acesso no ano passado. 

Bragantino recebe a taça de campeão do Campeonato Brasileiro Série B Bragantino recebe a taça de campeão do Campeonato Brasileiro Série B
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Em 2020, os olhos estão voltados para o Cruzeiro, e não é para menos. Afinal de contas, a Raposa disputará a Série B pela primeira vez em sua quase centenária história. O clube celeste é um dos dois times da Série B que já conquistaram a Série A do Brasileirão. Além do Cruzeiro, o Guarani é o outro campeão brasileiro que luta por uma vaga na elite.

A competição ainda reúne outros times de tradição, como América-MG, CRB, Figueirense, Juventude, Paraná, Ponte Preta e Vitória. Mas não deixe se enganar: na Série B do Brasileirão, o equilíbrio costuma reinar. Até janeiro, deve ser uma luta incessante de todos os 20 times pelas quatro vagas.

Rivalidades Regionais


A edição desse ano terá uma pitada a mais de magia, que vem das rivalidades regionais. Afinal, 15 das 20 equipes participantes terão ao menos um velho conhecido dos estaduais como adversário ao longo da competição.

América-MG e Cruzeiro se enfrentarão pela primeira vez na história na Série B. Ainda no Sudeste, desta vez em São Paulo, há praticamente um quadrangular do interior paulista: Botafogo, Guarani, Oeste e Ponte Preta são os representantes do estado – com destaque para o dérbi campineiro entre a Macaca e o Bugre.

Cruzeiro x América-MG Cruzeiro e América-MG se enfrentarão pela primeira vez na história no Brasileirão Série B
Créditos: Washington Alves / Lightpress / Cruzeiro EC

Já no Sul, inúmeros confrontos regionais também serão reeditados no Brasileirão, como: Paraná x Operário e Juventude x Brasil. EM Santa Catarina, três potências do estado entrarão em rota de colisão: Avaí, Chapecoense e Figueirense. Por fim, mas não menos importante, os dois maiores campeões alagoanos voltarão a se enfrentar na Série B: CSA e CRB. 

Confira  os confrontos da primeira rodada:


Sexta, 7 de agosto
19:15 – Cuiabá-MT x Brasil-RS – Arena Pantanal
21:30 – Confiança-SE x Paraná-PR - Batistão

Sábado, 8 de agosto
11:00 – Juventude-RS x CRB-AL – Alfredo Jaconi
16:00 – Operário-PR x Figueirense-SC – Germano Kruger
19:00 – Vitória-BA x Sampaio Corrêa-MA – Manoel Barradas
19:00 – Avaí-SC x Náutico-PE - Ressacada
19:00 – Cruzeiro-MG x Botafogo-SP – Mineirão
21:00 -  CSA-AL x Guarani-SP – Rei Pelé
21:00 – Ponte Preta-SP x América-MG - Canindé

Domingo, 9 de agosto
11:00 – Oeste-SP x Chapecoense-SC – Arena Barueri

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports