Clubes realizam Conselho Técnico da Série B 2020 na CBF

Clubes realizam Conselho Técnico da Série B 2020 na CBF

Representantes dos 20 clubes da Série B se reuniram na Casa do Futebol Brasileira e aprovaram novidades para a competição nesta temporada

Reunião do conselho técnico da Série B 2020 Reunião do conselho técnico da Série B 2020
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Na tarde desta sexta-feira (28), representantes dos 20 clubes que participam da Série B do Campeonato Brasileiro se reuniram na sede da CBF para o Conselho Técnico da competição. Durante a reunião, foram debatidas normas para a disputa da competição. 

Assim como na última quinta, no Conselho da Série A, a sessão foi aberta pelo Presidente da CBF, Rogério Caboclo, que deu as boas vindas aos presentes, ressaltou o aspecto democrático da reunião e destacou o histórico alto nível de disputa da competição. Na sequência, o Diretor de Competições da CBF, Manoel Flores, iniciou a leitura dos tópicos. 

O Conselho da Série B seguiu diretrizes definidas para a Série A na última quinta. Com isso, na Série B 2020 também ficou proibida a venda de mandos de campo. Cada clube poderá inscrever um total de 40 atletas no Campeonato Brasileiro até o dia 3 de agosto, com mais oito trocas na lista até o prazo definido do dia 21 de setembro. Nos demais aspectos, a Série B segue com os mesmos moldes da temporada passada. 

O Departamento de Competições da CBF apresentou dados sobre a realização da Supercopa do Brasil, as campanhas de respeito à arbitragem e de fomento ao público nos estádios. O Diretor de Registro, Transferência e Licenciamento de Clubes, Reynaldo Buzzoni, apresentou as regras de licenciamento para a disputa da competição, com destaque para a implementação do programa de o fair play financeiro.

Os dirigentes receberam a tabela da Série B enquanto deixavam a reunião e conheceram todos os 380 jogos e sua ordem na competição. A Série B está marcado para começar no primeiro fim de semana de maio. A data-base para a primeira rodada é nos dias 1º, 2 e 3 de maio, enquanto a última rodada do Campeonato Brasileiro deve ser disputada no dia 28 de novembro.

Ao final do encontro, o Presidente Rogério Caboclo agradeceu aos clubes pelo alto nível de debate e deixou a Casa do Futebol Brasileiro aberta aos dirigentes.

- Façam dessa casa a casa de vocês a cada vez que estejam no Rio de Janeiro. Qualquer reunião que tenham, aqui será um escritório para vocês aqui. Usem a CBF como a segunda casa de vocês sempre que estiverem no Rio. Muito obrigado pela reunião. Foi uma das mais profícuas que eu já vi. Eficiente, objetiva, tratamos de tudo, resolvemos de uma forma muito rápida, objetiva e profissional. Tenho certeza que nós só tem a evoluir - declarou.

O Secretário-Geral da CBF, Walter Feldman, foi ao saguão da Casa do Futebol Brasileiro após a reunião e concedeu entrevista coletiva.

- Foi uma reunião bem serena, tranquila, democrática, participativa. O pessoal falou bastante, mostrou como tem evoluído principalmente a questão de logística. E nós definimos, talvez, de grande mudança, a questão do mando de campo. A Série B seguiu a decisão tomada ontem no Conselho Técnico da Série A, de proibir a venda do mando de campo, assim como a série A fez - afirmou.

O encontro contou com a participação de representantes dos árbitros, atletas profissionais e treinadores de futebol. Salmo Valentim, Presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), Zé Mário, Presidente da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol, e Felipe Augusto, Presidente da Federação Nacional de Atletas de Futebol, também conversaram com o Presidente Rogério Caboclo. 

Reunião do conselho técnico da Série B 2020 Salmo Valentim, Presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), Zé Mário, Presidente da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol, e Felipe Augusto, Presidente da Federação Nacional de Atletas de Futebol, também conversaram com o Presidente Rogério Caboclo
Créditos: Lucas Figueiredo / CBF

Comissão Nacional de Clubes da Série B

A reunião também definiu os presidentes de Avaí, Francisco Battistoti, e Paraná, Leonardo Oliveira, como os representantes dos clubes da competição na Série B. Ernesto Garcia, presidente do Oeste, será o suplente.

Confira a Primeira Rodada da Série B:

Cruzeiro x Botafogo-SP
CSA x Guarani
Avaí x Náutico
Oeste x Chapecoense
Ponte Preta x América-MG
Operário x Figueirense
Juventude x CRB
Vitória x Sampaio Corrêa
Confiança x Paraná
Cuiabá x Brasil

VEJA AQUI A TABELA COMPLETA

Reunião do conselho técnico da Série B 2020 Presidente Rogério Caboclo fala durante o Conselho Técnico da Série B 2020
Créditos: Lucas Figueiredo / CBF

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym