Depois de vaga na Sul-Americana, Fortaleza sonha alto no Brasileirão Assaí 2020

Depois de vaga na Sul-Americana, Fortaleza sonha alto no Brasileirão Assaí 2020

Após conquistar participação inédita em competição continental, Leão quer voltar a surpreender no Brasileirão


O ano de 2019 foi histórico para o Fortaleza. Após a conquista da Série B, o Leão voltou ao Brasileirão Assaí e não decepcionou seus torcedores. Em sua primeira participação no campeonato desde 2006, o Tricolor de Aço deixou a desconfiança para trás e terminou a competição na nona posição.

Com 53 pontos conquistados em 38 rodadas, o Fortaleza ficou a apenas três do Corinthians, oitavo colocado, e consequentemente de uma vaga na Libertadores da América. Depois de ficar tão perto de participar de sua primeira Libertadores, não tem como o clube não sonhar com a vaga.

Mas a posição final do Leão lhe garantiu uma participação na Copa Sul-Americana deste ano, um feito histórico para o clube. Contra o Independiente, o Fortaleza fez as duas primeiras partidas internacionais de sua história, mas acabou eliminado. No Brasileirão Assaí 2020, o Leão terá a chance de voltar a uma competição internacional. Afinal, como mostrou em 2019, sempre dá para sonhar mais alto.

Fortaleza

Melhor campanha: 9º
Posição no Brasileirão 2019: 9º
Presidente: Marcelo Paz
Estádio: Castelão (Fortaleza)
Mascotes: Leão

Falamos com: Romarinho


Fortaleza venceu o Independiente por 2 a 1, mas resultado não foi suficiente para classificação na Sul-Americana Romarinho é um dos jogadores que mais atuou pelo Fortaleza em 2020
Créditos: Reprodução/Twitter @FortalezaEC

"Esperamos repetir a ótima campanha do ano passado"

 

- O que podemos esperar do Fortaleza no Brasileirão 2020?
Podem esperar um Fortaleza muito forte e com muitas ambições. Mesmo sabendo que o campeonato é muito difícil, esperamos repetir a ótima campanha do ano passado.

- Qual deve ser o maior desafio para o clube neste campeonato?
O maior desafio desse momento é superar a pós-pandemia, porque, querendo ou não, voltamos há pouco tempo. Outro desafio vai ser jogar sem torcida, porque nossa torcida é nosso 12º jogador, era um combustível a mais para tentarmos a vitória contra os adversários. Esperamos fazer um excelente campeonato, mesmo com todas essas situações adversas. O Fortaleza vai entrar muito forte.

- Após a boa campanha em 2019, aumenta a confiança para o Brasileiro deste ano?
Esse ano de 2020, esperamos, passo a passo, jogo a jogo, irmos conquistando nossos objetivos. Sempre respeitando nossos adversários, mas em um campeonato como esse entramos como francos atiradores. Sabemos que o campeonato é muito difícil, mas vamos com humildade, com os pezinhos no chão, porque sabemos da nossa qualidade. Esperamos fazer um excelente campeonato e a consequência do nosso bom trabalho vai ser nossos objetivos concluídos.

Palpite dos especialistas


Rinaldo, ídolo do Fortaleza

“Pode ter certeza que vai brigar forte, brigar pela parte de cima. Porque manteve a base do time do ano passado, manteve o treinador Rogério Ceni, que tem mostrado capacidade total, tem o grupo na mão. Tá fazendo um Campeonato Cearense incrível, também soube conduzir o grupo na Copa do Nordeste, os resultados estão refletidos na pontuação. Então, com tudo isso, só tenho mais certeza que no Brasileirão vai brigar por cima. Com esses sonhos altos, podemos pensar em outra classificação para a Sulamericana e até uma Libertadores.”

Aroldo Costa, narrador da TV Jornal/SBT

“O Fortaleza chega muito motivado para jogar mais uma vez a primeira divisão. O Tricolor tem seu grande trunfo no banco de reservas, que é o técnico Rogério Ceni, amado pela torcida do Fortaleza. O clube vem de três títulos conquistados: o Brasileiro da série B, Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste de 2019, todos sob o comando de Rogério Ceni. Ainda conta com um centroavante muito experiente, que é o Wellington Paulista, e uma base que ajuda o time a ser competitivo. Por essas razões, acho que o Fortaleza chega forte de novo para a edição, podendo fazer história e animar ainda mais a sua torcida."

Gerson Barbosa, repórter do O Povo

“O Fortaleza entra na Série A com a base que terminou em nono colocado na temporada passada. Rogério Ceni manteve o time e fez apenas algumas contratações pontuais até o momento - outras devem chegar. O grande trunfo do Leão é a continuidade do trabalho que já está na terceira temporada, com todos os jogadores habituados e com experiência na filosofia adotada pelo treinador. O primeiro objetivo adotado pelo Fortaleza é não brigar contra o rebaixamento, entendendo que qualquer coisa além disso é tido como lucro. A equipe tem o desejo de alcançar novamente uma competição internacional, sendo uma vontade da diretoria e treinador. Com a possibilidade do G6 se transformar em um G8, o Leão ainda sonha com a possibilidade de beliscar uma vaga na Libertadores, dada a proximidade que teve com o torneio no ano passado.”

Análise tática


Como o Fortaleza chegará para a disputa do Brasileirão Assaí? O @brasileirao, em parceria com o @Footure, destrinchou em suas redes sociais a equipe cearense, contando a forma de jogar, pontos fortes e o que esperar.

A análise de Jonatan Cavalcante destaca principalmente a importância do trabalho realizado pelo técnico Rogério Ceni, que é uma figura importante na construção da equipe tricolor. Ele ressalta ainda a rotatividade do elenco, algo que faz com que o time também seja forte, a dupla de volantes formada por Felipe e Juninho e o poder ofensivo do jovem Yuri César.

Clique aqui e confira a análise tática completa do Fortaleza no site do Footure.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports