São Paulo, Grêmio, Flamengo e Santos brigam por vaga na Libertadores

São Paulo, Grêmio, Flamengo e Santos brigam por vaga na Libertadores

Tricolores se enfrentam em confronto direto pelo G4. O Flamengo busca se consolidar entre os quatro primeiro e o Santos quer entrar no G6

Grêmio 2 x 1 São Paulo - 15ª rodada Série A 2018 Grêmio 2 x 1 São Paulo - 15ª rodada Série A 2018
Créditos: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Brasileirão chega a sua reta final com uma disputa acirrada por uma vaga na Libertadores do próximo ano. Até o momento, apenas Palmeiras e Internacional carimbaram seus passaportes, além do Cruzeiro que conquistou a vaga pela Copa do Brasil. No entanto, ainda não está definido quem vai direto para fase de grupos e quem vai disputar a pré-Libertadores. No Morumbi, um confronto direto pelo G4, entre São Paulo e Grêmio, às 19h. No Maracanã, o Flamengo enfrenta o Santos, às 17h. 

Duelo de Tricolores

No Morumbi, o São Paulo recebe o Grêmio buscando voltar ao G4. Após o empate contra o Corinthians na última rodada, o Tricolor Paulista foi ultrapassado pelo seu adversário de hoje. Apesar de estar há quatro partidas sem perder, o time não vem tendo boas atuações e precisa recuperar a força diante de sua torcida para retornar ao grupo dos quatro primeiros. 

O Grêmio, por sua vez, embalou duas vitórias consecutivas após a eliminação da Libertadores e alcançou a quarta posição. A equipe comandada por Renato Gaúcho quer manter o bom desempenho para conquistar a vaga direta no principal torneio do continente. 

– Nosso pensamento é de se manter no G4 e garantir a classificação direta para a Libertadores. Esse é o nosso objetivo. Temos que encarar esse jogo como um final - disse o atacante Jael em entrevista coletiva. 

Na história, os tricolores já se encontraram 85 vezes, com uma ligeira vantagem para o time paulista. Foram 31 vitórias para o São Paulo, contra 28 do Grêmio. Ainda aconteceram 26 empates. No primeiro turno, o Tricolor Gaúcho ganhou por 2 a 1. 

Urubu x Peixe

Outro confronto que envolve uma vaga na Libertadores acontece no Maracanã, entre Flamengo e Santos. O Rubro-Negro perdeu o clássico para o Botafogo na última rodada e viu o sonho do título ficar ainda mais distante. Agora, o objetivo é permanecer entre os quatro primeiros colocados. A diferença para o São Paulo é de apenas dois pontos. O volante Cuellar, no entanto, ressaltou que o time ainda pensa em alcançar a liderança, mas focando primeiro em garantir a classificação para a competição internacional.

– Nossa ideia desde o começo do ano é estar na Libertadores e brigando por coisa importantes. O Brasileiro é muito complicado por isso. Até o fim, está todo mundo brigando. Temos que estar ligados para não deixar que os que estão atrás atrapalhem. 

Do outro lado, o Santos briga por uma vaga no G6 e, consequentemente, a classificação para a pré-Libertadores. O Peixe teve a oportunidade de assumir a sexta colocação no último jogo, mas acabou derrotado pela Chapecoense e caiu para a oitava posição. A diferença para o Atlético-MG agora é de um ponto. Para o confronto de logo mais, o time da Vila conta com o retorno de Gabigol, artilheiro do Brasileirão.

– É legal lutar pela artilharia, porém, isso não vai valer muita coisa se não conseguirmos a classificação para a Libertadores do ano que vem. Seguimos vivos na briga e vamos lutar até o fim por essa vaga - afirmou o atacante. 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics