Prêmio Brasileirão 2016: Jair Ventura, Botafogo

Prêmio Brasileirão 2016: Jair Ventura, Botafogo

Com uma campanha espetacular no segundo turno, o treinador levou o Alvinegro à Libertadores e conquistou o prêmio de técnico revelação do Campeonato Brasileiro

Prêmio Brasileirão 2016 Prêmio Brasileirão 2016
Créditos: Ricardo Stuckert / CBF

Em seu primeiro ano como treinador, Jair Ventura fez o que poucos acreditavam: levou o Botafogo da zona de rebaixamento à classificação na Libertadores. Com uma campanha brilhante no segundo turno da competição, o comandante foi eleito o técnico revelação do Campeonato Brasileiro com 66% dos votos.

– A gente trabalhou bastante para que pudéssemos conseguir uma vaga na Libertadores, sabíamos que não seria fácil porque o Brasileirão é um dos campeonatos mais difíceis do mundo. Pegar o clube em 17º e terminar a competição em quinto é motivo de orgulho, não é todo dia que a gente consegue este feito. Mas o mérito é para todos os jogadores que abraçaram a ideia e este troféu e as homenagens são todas dedicadas a eles – resumiu o treinador do Botafogo.

Jair Ventura já trabalhava no alvinegro como auxiliar permanente da equipe. Mas, em agosto desse ano,  após a saída de Ricardo Gomes, ele teve chance de implementar sua filosofia como treinador do time. Na ocasião, o Botafogo estava no Z-4 com 20 pontos e um aproveitamento de 37%.

À frente do clube carioca, o técnico conquistou 12 vitórias em 20 jogos, sofreu apenas cinco derrotas e conquistou 39 pontos chegando a um aproveitamento de 65%. Números que justificam o prêmio e a vaga na competição continental.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antártica VIVO Itaú Mastercard Voe GOL CIMED Semp TCL FIAT Pague Menos Café 3 Corações Techno Gym Stat Sports Kin Analytics