Palmeiras é campeão do Brasileirão Assaí 2023

Palmeiras é campeão do Brasileirão Assaí 2023

Time paulista confirmou seu 12º título da competição ao empatar com o Cruzeiro por 1 a 1, na noite desta quarta-feira (6), no Mineirão

 

O Palmeiras sagrou-se campeão do Brasileirão Assaí 2023 ao empatar com o Cruzeiro por 1 a 1, na noite desta quarta-feira (6), no Mineirão. Endrick abriu o placar e Nikão empatou para os mandantes. Com o resultado, o Palmeiras encerrou a disputa com 70 pontos. Foram 20 vitórias e dez empates ao longo de 38 rodadas. A equipe teve o maior número de gols pró (64) da competição.

O time teve uma campanha de recuperação e deu uma arrancada na reta final do Brasileirão. Com um elenco de alto nível, comandado pelo técnico Abel Ferreira, o Palmeiras contou com a juventude e o talento do atacante Endrick para escalar o topo. A atuação brilhante do craque de 17 anos na virada por 4 a 3 sobre o Botafogo, pela 31ª rodada, pontuou a guinada da equipe.

Palmeiras é campeão 2023 Palmeiras é campeão 2023
Créditos: Joilson Marconne / CBF

Na verdade, o Palmeiras engrenou na competição três rodadas antes. Foi na 28ª, quando derrotou o Coritiba por 2 a 0 fora de casa. Na sequência, goleou o São Paulo por 5 a 0 e superou o Bahia por 1 a 0, ambos no Allianz Parque. Apagou assim uma série de quatro derrotas consecutivas (nas 24ª, 25ª, 26ª e 27ª rodadas).

“Parabéns ao Palmeiras, a sua presidente Leila Pereira, pelo excelente trabalho, à comissão técnica, aos seus jogadores e à torcida palmeirense. Um título histórico num campeonato muito emocionante, o mais disputado no modelo dos pontos corridos”, disse o presidente Ednaldo Rodrigues.

Num curto período de oito edições do Brasileirão, esse é o quarto título do Palmeiras. Ganhou ano passado e em 2016 e 2018. O clube é o recordista dessas conquistas, com 12 ao todo.

Endrick deixou sua marca no jogo que garantiu mais um título do Palmeiras Endrick deixou sua marca no jogo que garantiu mais um título do Palmeiras
Créditos: Divulgação / Palmeiras

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Palmeiras pelo título do Brasileirão Assaí 2023.

Confira abaixo os títulos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro:

Taça Brasil – 1960*

O Palmeiras conquistou seu primeiro título brasileiro na segunda edição da Taça Brasil, em 1960. Na decisão, o Alviverde enfrentou o Fortaleza e venceu as duas partidas. Numa delas, ganhou por 3 a 1. Na outra, no Pacaembu, diante de 40 mil pessoas, aplicou goleada histórica: 8 a 2.

Time do Palmeiras campeão brasileiro de 1960 Time do Palmeiras campeão brasileiro de 1960
Créditos: Divulgação/Palmeiras

Torneio Roberto Gomes Pedrosa – 1967*

Djalma Santos, Baldocchi, Dudu, Ademir da Guia, César Maluco... Não são poucos os ídolos do Palmeiras que fizeram parte da Primeira Academia. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967 marcou o primeiro título daquela equipe, que se deu após vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Pacaembu, com dois gols de César, artilheiro do campeonato.

Taça Brasil – 1967*

O segundo título da Taça Brasil veio sete anos depois. Como campeão paulista, o Palmeiras ganhou o direito de entrar numa fase mais avançada da competição. O torneio, que marcaria a consolidação da primeira Academia, foi decidido com o Náutico, em três jogos. A decisão foi disputada no Maracanã.

Torneio Roberto Gomes Pedrosa – 1969*

O Robertão de 1969 é considerado o último capítulo glorioso da Primeira Academia de Futebol. Com a extinção da Taça Brasil, o Roberto Gomes Pedrosa foi o único torneio nacional daquele ano. O Palmeiras acabou campeão depois de um quadrangular final com Botafogo, Corinthians e Cruzeiro. O título foi consolidado com uma vitória por 3 a 1 sobre o Botafogo na última rodada. Essa conquista também é lembrada como o lançamento de alguns ícones da Segunda Academia, como Leão e Luís Pereira.

Academia do Palmeiras dos anos 60 Academia do Palmeiras dos anos 60
Créditos: Arquivo/Imortais do Futebol

Campeonato Brasileiro – 1972

A Academia mudou algumas peças, mas manteve o seu futebol encantador. Ainda comandado por Ademir da Guia e Dudu, o time ganhou os reforços de Luís Pereira, Eurico, Edu Bala, Nei, entre outros. Alguns deles já estavam no time na Primeira Academia, mas só se firmaram com o passar do tempo. Na final, o Palmeiras empatou com o Botafogo de Jairzinho por 0 a 0 e, graças à melhor campanha, garantiu seu quinto título nacional.

Campeonato Brasileiro – 1973

Com uma defesa forte, destaque na competição e que sofreu somente 13 gols em 40 partidas, o Palmeiras chegou ao sexto título brasileiro. O título foi garantido com um empate sem gols contra o São Paulo, no Morumbi.

Campeonato Brasileiro – 1993

Depois da Academia de Futebol, o Palmeiras amargurou duas décadas sem um título brasileiro. O fim do jejum veio em 1993, com jogadores do quilate de Edmundo, Evair, Roberto Carlos e Zinho. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o time perdeu apenas dois de seus 22 jogos no Brasileirão, conquistando o sétimo título. No jogo decisivo, derrotou o Vitória por 2 a 0.

Time do Palmeiras campeão do Brasileiro de 1993 Time do Palmeiras campeão do Brasileiro de 1993
Créditos: Site Oficial do Palmeiras

Campeonato Brasileiro – 1994

Vinte e um anos após o bicampeonato da Segunda Academia, o Palmeiras repetiu a façanha. Mantendo a base do ano anterior, o Alviverde conquistou o seu oitavo título brasileiro em 1994. Dessa vez, porém, com um gosto especial. Derrotou na final o Corinthians, que também tinha um time muito forte.

Campeonato Brasileiro – 2016

A torcida do Palmeiras esperava ansiosa pelo fim do maior jejum de títulos brasileiros da história do clube, e ele veio em 2016, com uma campanha consistente e muito eficiente, garantindo o nono campeonato brasileiro do clube. A conquista foi a primeira do Palmeiras na era dos pontos, alcançada com uma rodada de antecedência, com a vitória contra a Chapecoense, no Allianz Parque.

Palmeiras campeão da Série A  2016 Palmeiras campeão da Série A 2016
Créditos: Ricardo Stuckert/CBF

Campeonato Brasileiro – 2018

O Palmeiras chegou ao décimo título de campeão brasileiro com uma campanha quase impecável. A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari levantou o troféu com uma rodada de antecedência e com 22 jogos de invencibilidade ao derrotar o Vasco, por 1 a 0, em São Januário.

Palmeiras - Campeonato Brasileiro de 2018 Palmeiras - Campeonato Brasileiro de 2018
Créditos: Sociedade Esportiva Palmeiras

Campeonato Brasileiro – 2022

Com uma campanha bem superior à de seus rivais, o Palmeiras conseguiu seu 11º título do Brasileiro com quatro rodadas de antecedência em 2022. Sob o comando do técnico português Abel Ferreira, o time contava com vários jogadores de ponta, como Weverton, Gustavo Gómez, Marcos Rocha, Piquerez, Murilo, Dudu, Rony, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga, entre outros.

Palmeiras também teve um grande time em 2022, quando conquistou outro Brasileirão Palmeiras também teve um grande time em 2022, quando conquistou outro Brasileirão
Créditos: Marcello Zambrana/AGIF

*Títulos reconhecidos pela CBF como os de Campeonato Brasileiro


Veja mais

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics