Final da Copa do Nordeste 2020: Bahia e Ceará decidem título em Salvador

Final da Copa do Nordeste 2020: Bahia e Ceará decidem título em Salvador

Nesta terça-feira, Vozão e Esquadrão de Aço fazem segunda partida da decisão do torneio regional. No jogo de ida, Alvinegro venceu por 3 a 1

Taça da Copa do Nordeste na Basílica do Senhor do Bonfim em Salvador Taça da Copa do Nordeste na Basílica do Senhor do Bonfim em Salvador
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

The Laaampions! É dia de emoção na Copa do Nordeste. Nesta terça-feira, Bahia e Ceará disputam o segundo jogo da final no estádio de Pituaçu, em Salvador. A bola rola às 21h30 para o duelo, que decide o título regional. A partida terá transmissão da Fox Sports, do SBT e da Live FC, no youtube da Copa do Nordeste.

No sábado, o Vozão venceu a partida de ida por 3 a 1 e garantiu uma boa vantagem para a volta. O Ceará pode perder por até um gol de diferença que fica com o título no jogo desta terça. Em caso de derrota por dois gols de diferença, o campeonato será definido nos pênaltis.


Apesar da vantagem, o técnico Guto Ferreira fez questão de frisar que não há nada definido. Depois de garantir vaga na final do Campeonato Cearense, o comandante rapidamente 'mudou a chavinha' para a final do Nordestão e destacou a dificuldade que espera do jogo desta terça.

"Se nós jogamos bem (no sábado), nós temos que jogar muito melhor, porque a tendência é de um Bahia mais forte. E, para a gente superar esse Bahia mais forte, temos que ter um Ceará mais forte", ressaltou o treinador.

E se sobra precaução do lado alvinegro do duelo, não falta confiança para os tricolores. Uma das principais esperanças do torcedor do Bahia para este confronto, Rodriguinho disse ainda acreditar na conquista. Para mostrar que é possível, o meia lembrou até mesmo de um exemplo em que, curiosamente, enfrentou Roger Machado, seu atual técnico.

"Pelo Corinthians, já passei uma final de Campeonato Paulista. A gente acabou perdendo em casa, em 2018, o primeiro jogo para o Palmeiras. Uma situação até interessante, porque era o Roger o treinador. E a gente perdeu dentro de casa por 1 a 0 e teria que jogar na casa do adversário, tendo que ganhar por 1 a 0 também. Acabou sendo feito, a gente levou a decisão para os pênaltis e fomos felizes", recordou.

Primeiro jogo da final da Copa no Nordeste entre Ceará x Bahia em Salvador Ceará venceu o primeiro jogo por 3 a 1 em Pituaçu
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Rodriguinho ainda destacou um elemento 'surpresa' que pode ajudar o Bahia na decisão: a torcida, mesmo fora do estádio.

"Nós estamos jogando dentro de casa, não temos o apoio da nossa torcida presencialmente. Mas tenho certeza que a torcida não vai nos abandonar e vai mandar ótimas energias para que a gente possa fazer nosso melhor trabalho", disse.

Cinco anos depois, um reencontro


Bahia e Ceará se enfrentaram na final da Copa do Nordeste de 2015. Na ocasião, o Vozão também venceu a primeira partida, mas por 2 a 1. No jogo de volta, no Castelão, o Alvinegro confirmou a vantagem e festejou diante de sua certeza. Mais uma vez, o Ceará terá a vantagem na partida de volta entre os dois times. Será que a história se repete? Ou será a vez do Esquadrão reverter o placar?

Taça no Bonfim


Capital da Bahia, Salvador receberá a grande decisão da Copa do Nordeste. Mais do que isso, o estado foi responsável por sediar toda a parte final do torneio. A última rodada da fase de grupos e os jogos eliminatórios foram realizados em Salvador, Feira de Santana, Mata de São João e Riachão do Jacuípe. Para homenagear e abraçar simbolicamente a Bahia e seu povo, a taça da Copa do Nordeste foi levada nesta segunda-feira, véspera da final, à Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, no coração da capital, um dos principais pontos turísticos de Salvador.

Taça da Copa do Nordeste na Basílica do Senhor do Bonfim em Salvador Antes de encontrar os braços de seu campeão, a taça foi abençoada na Basílica do Senhor do Bonfim
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser