Esporte Clube Bahia completa 92 anos de fundação neste domingo

Esporte Clube Bahia completa 92 anos de fundação neste domingo

Fundado em primeiro de janeiro de 1931, Tricolor de Aço chega a mais um ano de história

Torcida Bahia Torcida Bahia
Créditos: Felipe Oliveira / EC Bahia

No dia 1° de janeiro de 1931, o Esporte Clube Bahia foi fundado. Sob o slogan “Nascido para vencer”, o Tricolor de Aço teve sua história de glórias iniciada após reunião na casa n° 57 da Rua Carlos Gomes, em Salvador (BA), e completa 92 anos neste domingo. 

No dia 8 de dezembro de 1930, dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, quatro ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis, além de um da Associação Atlética da Bahia, num encontro casual no Cabaré do Jokey, na capital baiana, discutem a formação de um novo time de futebol. Quatro dias depois, mais de 70 pessoas, a maioria ex-atletas da AAB e do Bahiano, reúnem-se para definir os rumos do novo clube. Naquela reunião, foram definidas as cores da Bahia para o novo clube (branco, azul e vermelho). 

O Bahia nasceu com presença de profissionais liberais, funcionários públicos, jornalistas, microempresários e estudantes. O médico Waldemar Costa foi considerado o primeiro presidente. A primeira partida aconteceu em 1º de março de 31, contra o Ypiranga: triunfo por 2 a 0, com gols de Bayma e Guarany. O duelo durou 20 minutos e foi válido pelo Torneio Inicio do Estadual. 

A CBF parabeniza a todos os funcionários, jogadores e torcedores do Tricolor Baiano pela contribuição prestada ao futebol e deseja muitas glórias no futuro. Parabéns!


Veja mais

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics