Conselho Técnico aprova novidades no Brasileirão 2023

Conselho Técnico aprova novidades no Brasileirão 2023

Competição terá paralisação durante os jogos da Seleção, nova linha do VAR e aumento do limite de estrangeiros

Conselho Técnico da Série A 2023 Conselho Técnico da Série A 2023
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Representantes dos 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro 2023 e dirigentes da CBF se reuniram nesta terça-feira (14) na sede da entidade para aprovar novidades nesta edição da competição.

No final da reunião comandada pelo Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a Diretoria de Competições divulgou a tabela básica do campeonato. A primeira rodada do Brasileirão 2023 será aberta no dia 15 de abril. O encerramento da competição está marcado para o dia 3 de dezembro.

A nova linha de impedimento exibida no VAR, a paralisação da competição durante os jogos da Seleção Brasileira e o aumento do limite de estrangeiros foram algumas das novidades aprovadas no encontro realizado na CBF.

DATAS FIFA

Pela primeira vez na história, o Brasileirão 2023 será paralisado durante os períodos de Data FIFA. Além dos jogos não serem realizados durante as partidas da Seleção Brasileira, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas.O pleito era uma reivindicação antiga dos clubes, que foi atendida pelo Presidente Ednaldo Rodrigues no seu primeiro ano de gestão. 

- Essa é uma antiga demanda dos clubes, que a CBF finalmente vai atender. O futebol brasileiro tem de fazer o que é melhor, tanto para seus clubes quanto para a Seleção Brasileira. A intenção é valorizar nossas competições e o nosso futebol como um todo - afirmou o Presidente da CBF.

Nova linha do VAR

A tecnologia contará com uma atualização do sistema das linhas de impedimento.Na prática, o procedimento garante maior margem de segurança no processo de revisão. É o conceito de “mesma linha”. Assim, caso as linhas para definição da posição dos jogadores se sobreponham, ou seja, a linha do penúltimo defensor e do atacante estiverem sobrepostas, uma linha azul será visualizada e o atacante será considerado em posição legal. - Esse modelo de decisão vem de encontro ao que as principais ligas do mundo, como na Inglaterra, Espanha e Holanda, e a própria FIFA tem utilizado. A nova tecnologia proporciona maior justiça desportiva em situações milimétricas. Entendemos que dessa maneira as decisões dos árbitros estarão dentro das expectativas do futebol brasileiro - explica o Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme.

Limite de estrangeiros 

A partir desta edição, os clubes poderão inscrever até sete jogadores de fora do país. Até o ano passado, o limite era de cinco atletas estrangeiros por clube. 

Bola da competição

A bola oficial do Brasileirão será a Nike Flight.

Sistema de disputa

Com o início marcado para o dia 15 de abril, o sistema de disputa do Brasileirão 2023 não sofreu alteração. Serão 19 datas no primeiro turno e outras 19 no returno, com a 38ª e última rodada prevista para o dia 3 de dezembro. 

Tabela

A Diretoria de Competições divulgou a tabela básica da Série A do Campeonato Brasileiro 2023.

Confira abaixo os duelos da 1ª rodada do Brasileirão 2023:

Flamengo RJ x Coritiba PR

Botafogo RJ x São Paulo SP

Palmeiras SP x Cuiabá MT

Corinthians SP x Cruzeiro MG

RB Bragantino SP x Bahia BA

Atlético MG x Vasco da Gama RJ

Grêmio RS x Santos SP

Athletico PR x Goiás GO

Fortaleza CE x Internacional RS

América MG x Fluminense RJ

Anexos

  • Plano Geral de Ação do Campeonato Brasileiro Série A 2023

  • Regulamento Específico da Competição - Série A do Campeonato Brasileiro 2023

  • Tabela básica - Campeonato Brasileiro Série A 2023


Veja mais

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics