Confira os documentos técnicos do Brasileiro Série A de 2019

Confira os documentos técnicos do Brasileiro Série A de 2019

A Diretoria de Competições da CBF divulgou nesta terça-feira (26) os documentos técnicos do Brasileiro Série A de 2019. Confira!

Detalhe da taça do Brasileirão - Campeonato Brasileiro da Série A Detalhe da taça do Brasileirão - Campeonato Brasileiro da Série A
Créditos: Kin Saito / CBF

A Diretoria de Competições da CBF publicou os documentos técnicos do Campeonato Brasileiro Série A de 2019, nesta terça-feira (26), contendo o Regulamento Específico e Plano Geral de Ação. A novidade neste ano se dá que o Campeão Brasileiro deste ano disputará a Supercopa 2020, que consiste na disputa, em jogo único, entre o campeão da Copa do Brasil 2019 e o do Campeonato Brasileiro da Série A 2019. O sistema de disputa não sofreu nenhuma alteração, contando 19 datas no primeiro turno e outras 19 no retorno, com a 38ª e última rodada prevista para o dia 8 de dezembro. Em função da Copa América Brasil 2019, a Série A será paralisada na 9ª rodada, que tem previsão para o dia 11 de junho, e retornará no dia 9 de julho. Confira abaixo mais alguns detalhes do regulamento e também no documento em anexo. 

Inscrição de jogadores


Os clubes poderão inscrever um número máximo de quarenta e cinco atletas até o dia 30 de agosto, podendo substituir no máximo cinco atletas até a data final de registro, 27 de setembro. Será permitida também a utilização ilimitada de atletas oriundos das categorias de base, nascidos a partir de 1999 e que tenham sido registrados pelo clube até 31 de dezembro de 2018, desde que sejam inscritos no Campeonato até a data final de registro.

Público

Assim como no ano passado, a capacidade mínima dos estádios para que os clubes mandem seus jogos na competição tem de ser de pelo menos 12 mil espectadores sentados. O valor mínimo dos ingressos também foi mantido (R$ 40 inteira/R$ 20 meia).

Sistema de desempate

Em caso de empate em pontos ganhos entre 2 (dois) ou mais clubes ao final do Campeonato, o desempate, para efeito de classificação final, será efetuado observando-se os critérios abaixo:

1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto;
5º) menor número de cartões vermelhos recebidos;
6º) menor número de cartões amarelos recebidos;
7º) sorteio.

Anexos

  • Regulamento Específico da Competição Campeonato Brasileiro da Série A 2019

  • Plano Geral de Ação

  • Ofício DCO 053/2019

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym