Com CSA, Alagoas terá um time na Série A depois de 32 anos

Com CSA, Alagoas terá um time na Série A depois de 32 anos

Depois de 32 anos, o Brasileirão terá novamente um time alagoano. A última vez tinha sido justamente com o CSA, em 1986

CSA vence o Brasil-RS em casa e segue de olho em uma vaga na Série A do Brasileirão CSA vence o Brasil-RS em casa e segue de olho em uma vaga na Série A do Brasileirão
Créditos: Alissonfrazao/RCortez/CSA

Você se lembra da última vez que viu um time de Alagoas disputar a Série A do Brasileirão? Se você tem por volta de uns 40 anos, talvez tenha alguma recordação. Se tem menos que isso, com certeza não se recorda. A última vez que um clube alagoano esteve na primeira divisão foi em 1986, com o CSA. Agora, 32 anos depois, o próprio Azulão está de volta à elite.

O acesso demorou um pouco mais que o esperado para o clube alagoano e só foi ser confirmado na última rodada da Série B. Antes disso, o CSA passou duas rodadas precisando apenas de uma vitória para comemorar, mas acabou empatando uma e perdendo outra. No último jogo do ano veio o alívio e a conquista diante do Juventude, com uma goleada por 4 a 0. Em 2019, Alagoas estará representada no Brasileirão. 

A campanha do Azulão na Série B este ano somou 17 vitórias, 11 empates e apenas 10 derrotas. Foram 51 gols marcados e 37 sofridos. Ao todo, a equipe alagoana passou 34 rodadas no grupo dos quatro primeiros colocados. 

O que acontecia no mundo em 1986? 

Para refrescar a memória ou situar os mais jovens da dimensão desse acesso do CSA após 32 anos, relembramos alguns acontecimentos daquele ano. A Rainha Marta, seis vezes melhor do mundo e torcedora ilustre do Azulão, nasceu no dia 19 de fevereiro de 1986. A camisa 10 da Seleção Brasileira tem o coração azul e esteve presente no Rei Pelé em alguns jogos nesta Série B e na partida do acesso. Depois de se tornar a maior atleta do mundo pela sexta vez, Marta ainda ganhou uma nova alegria neste fim de ano.

No Brasil, era lançado o Plano Cruzado pelo então presidente José Sarney. Em Detroit, Ayrton Senna eternizava o gesto de erguer a bandeira do Brasil após suas vitórias. O Cometa Halley passou pela Terra. O maior acidente nuclear da história acontecia em Chernobyl, com a explosão de um reator. E, para os mais jovens, o videogame da época era o Atari.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym