Clubes realizam conselho técnico da Série A 2022

Clubes realizam conselho técnico da Série A 2022

Por videoconferência, representantes de clubes e federações da competição deliberaram sobre o regulamento da próxima edição do Brasileirão Assaí

Reunião do conselho técnico da Série A do Campeonato Brasileiro Reunião do conselho técnico da Série A do Campeonato Brasileiro
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Na tarde desta quarta-feira (2), representantes dos 20 clubes que participam da Série A do Campeonato Brasileiro se reuniram para o Conselho Técnico da competição. Durante o encontro, foram debatidas normas para a disputa do Brasileirão Assaí 2022. A reunião foi realizada virtualmente e foi conduzida pelo Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues.

"Nosso objetivo para a reunião de hoje é que possamos debater conjuntamente os temas que são relevantes ao sucesso do Campeonato Brasileiro desta temporada. Mais do que isto, queremos a construção conjunta de uma pauta ampla, em que possa prevalecer o interesse coletivo. Nosso papel enquanto coordenadores da competição será de mediar e dar encaminhamento às propostas que serão apresentadas pelas senhoras e pelos senhores", destacou o Presidente em sua palavra de abertura.

O conselho técnico contou com a participação dos presidentes de todos os 20 clubes participantes da Série A. Também compareceram virtualmente: Adriano Aro, Presidente da Federação Mineira de Futebol; André Pitta, Presidente da Federação Goiana de Futebol; Luciano Hocsman, Presidente da Federação Gaúcha de Futebol; e Reinaldo Carneiro Bastos, Presidente da Federação Paulista de Futebol. As federações do Mato Grosso, Paraná, Ceará, Santa Catarina e Rio de Janeiro se fizeram presentes através de representantes.

O Presidente Ednaldo Rodrigues foi acompanhado na sede da CBF pelos vice-presidentes Antônio Aquino, Castellar Modesto Neto e Gustavo Feijó, além de membros da diretoria. Também vice-presidente, Fernando Sarney acompanhou a reunião virtualmente. 

As entidades de classe do futebol brasileiro foram convidadas a fazer parte da reunião. Desta forma, a Associação Nacional de Árbitros de Futebol, a Associação Brasileira de Treinadores de Futebol e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol foram representados durante o conselho técnico.

Por unanimidade, os clubes deliberaram pela retirada da limitação de trocas de técnicos no Brasileirão. A norma havia entrado em vigor em 2021, mas foi revogada por todos os 20 clubes no conselho técnico desta quarta-feira.

Os presidentes dos clubes também decidiram, por comum acordo, pelos cinco representantes da Série A no Conselho Nacional de Clubes. São eles: Robinson de Castro, Presidente do Ceará; Duílio Monteiro Alves, Presidente do Corinthians; Rodolfo Landim, Presidente do Flamengo; Sérgio Coelho, Presidente do Atlético-MG; e Walter Dal Zotto Jr., Presidente do Juventude.

O conselho técnico ainda deliberou sobre detalhes a respeito da inscrição de atletas e da janela de transferências no Campeonato Brasileiro. Ficou definido que todo clube terá que ter um mínimo de 35 atletas inscritos na data de início da competição (9 de abril), e que poderão inscrever um total de 50 atletas até o dia 5 de agosto. Esta lista poderá ter oito substituições até o dia 26 de agosto.

Presidente da Comissão Nacional de Médicos de Futebol, Jorge Pagura fez uma explanação sobre o protocolo sanitário que será utilizado na competição, reforçando a importância da imunização dos atletas e do cuidado com a Covid-19. O Diretor de Registros, Transferência e Licenciamento, Reynaldo Buzzoni, também falou para detalhar as novas regras das janelas de transferências do futebol brasileiro e do limite de empréstimos que a FIFA vai implementar nas próximas temporadas.

Ao fim do conselho técnico, os participantes receberam a tabela da Série A do Campeonato Brasileiro de 2022. A competição tem início previsto para os dias 9 e 10 de abril e encerramento marcado para o dia 13 de novembro. Confira a tabela aqui.

Reunião do conselho técnico da Série A do Campeonato Brasileiro Ednaldo Rodrigues durante a reunião do conselho técnico da Série A
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Reunião do conselho técnico da Série A do Campeonato Brasileiro Reunião foi realizada virtualmente na sede da CBF
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Reunião do conselho técnico da Série A do Campeonato Brasileiro Conselho técnico foi realizado nesta quarta-feira
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics