Cinco times lutam contra o rebaixamento na reta final do Brasileirão Assaí 2020; veja cenários

Cinco times lutam contra o rebaixamento na reta final do Brasileirão Assaí 2020; veja cenários

Goiás é o clube que corre mais risco de disputar a Série B em 2021, enquanto o Sport é, percentualmente, o menos ameaçado entre os cinco.

A duas rodadas do fim, cinco clubes lutam pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro A duas rodadas do fim, cinco clubes lutam pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro
Créditos: Paulo Paiva/AGIF; Walmir Cirne/AGIF; Marcello Zambrana/AGIF; Thiago Ribeiro/AGIF; Kely Pereira/AGIF

Com o fim de fevereiro, também se aproxima a reta final do Brasileirão Assaí 2020. E assim como a disputa pelo título, a briga na parte de baixo da tabela também segue a todo vapor. A duas rodadas do fim do campeonato, cinco clubes lutam contra duas vagas abertas para o rebaixamento: Sport, Fortaleza, Bahia, Vasco e Goiás. Botafogo e Coritiba não conseguiram evitar o descenso matematicamente e disputarão a Série B em 2021.

Dentre os cinco times envolvidos na luta contra a degola, o Leão é o que detém a situação menos delicada. Com 42 pontos, o time de Recife precisa de apenas um empate em dois jogos para evitar qualquer risco de rebaixamento. No outro extremo da zona de risco está o Goiás. O Esmeraldino precisa somar o máximo de pontos possíveis nos dois últimos jogos e depende de tropeços de rivais diretos para se manter na Série A.

Confrontos Diretos

Para apimentar ainda mais a disputa contra o descenso, quatro dos cinco times com chances de cair se enfrentarão em duas partidas – uma em cada rodada. Os confrontos diretos podem ser fundamentais na reta final da competição. Neste sábado (20), em duelo válido pela 37ª rodada, o Fortaleza recebe o Bahia. Já na 38ª rodada do Brasileirão Assaí, o Vasco encara o Goiás no Rio de Janeiro, em jogo que pode definir o destino dos dois na próxima temporada.

Rodada 37: Fortaleza x Bahia (20/02)
Rodada 38: Vasco x Goiás (25/02)

Goiás

Goiás e Botafogo se enfrentaram na abertura da 36ª rodada do Brasileirão Assaí Goiás acredita na boa fase recente para lutar até o final e tentar reverter o cenário desfavorável
Créditos: Heber Gomes/AGIF

Na 18ª colocação com 36 pontos, o Goiás tem a missão mais árdua na luta contra o Z-4. O Esmeraldino depende, necessariamente, de tropeços dos adversários diretos, além de um ótimo aproveitamento nas duas rodadas finais. O clube só tem possibilidades de sonhar em se manter na elite do futebol somando quatro ou seis pontos nas últimas partidas – e torcendo para os resultados dos rivais o favorecerem.

Jogos restantes:

Goiás x Red Bull Bragantino
Vasco da Gama x Goiás

Vasco

No Allianz Parque, Palmeiras e Vasco duelaram em jogo atrasado da primeira rodada do Brasileiro Sob o comando de Luxemburgo, o Cruzmaltino aposta no talento sul-americano de Benitez e German Cano para se manter na Série A
Créditos: Ettore Chiereguini/AGIF

Os comandados do técnico Vanderlei Luxemburgo também estão em uma situação delicada na tabela de classificação. Com 37 pontos somados e ocupando a 17ª posição, o Vasco precisa somar pelo menos dois pontos para tentar se manter na Série A. Em caso de duas vitórias nas últimas rodadas, o Cruzmaltino torce para um tropeço simples do Bahia para se livrar da degola.

Jogos restantes:

Corinthians x Vasco da Gama
Vasco da Gama x Goiás

Bahia

Bahia e Goiás se enfrentaram na Arena Fonte Nova pela 35ª rodada da Série A Apesar da situação incômoda, o Bahia depende apenas de si para se manter na elite do futebol brasileiro
Créditos: Jhony Pinho/AGIF

A situação do Bahia pode parecer mais cômoda, mas o risco ainda existe. Porque, apesar de depender apenas de si (dois triunfos confirmam a vaga na Série A 2021), o Tricolor tem um confronto direto diante do Fortaleza na 37ª rodada. Em caso de derrota, a equipe torce por tropeços de Goiás e Vasco para se manter fora da zona antes da última rodada.

Jogos restantes:

Fortaleza x Bahia
Bahia x Santos

Fortaleza

Fortaleza e Vasco se enfrentaram no Castelão, pela 35ª rodada do Brasileirão Com a experiência de Wellington Paulista no comando de ataque, o Fortaleza vai em busca de uma vitória ou dois empates nos dois jogos restantes
Créditos: Kely Pereira/AGIF

Com 41 pontos conquistados e o 15º lugar no campeonato, o Fortaleza respira mais aliviado que os três clubes que o perseguem com chances de se livrar. Para se manter na elite do futebol brasileiro, o Leão do Pici precisa de apenas dois empates ou uma vitória nas últimas duas rodadas. Caso os rivais tropecem significativamente, o Fortaleza pode se livrar do Z-4 até mesmo sem pontuar até o fim da competição.

Jogos restantes:

Fortaleza x Bahia
Fluminense x Fortaleza

Sport

Sport e Bahia entraram em campo na Ilha do Retiro em jogo válido pela 32ª rodada do Brasileirão Assaí Em boa fase, o Leão precisa de apenas um ponto para se garantir matematicamente na Série A em 2021
Créditos: Rafael Vieira/AGIF

De longe, o Sport é quem chega com mais chances de se manter na Série A dentre os times que ainda brigam na parte de baixo da tabela. Com 42 pontos, o Leão precisa de apenas um empate para sacramentar sua permanência na elite do futebol nacional em 2021. Além deste cenário, qualquer tropeço de Bahia ou Vasco também livra o Rubro-Negro da degola.

Jogos restantes:

Sport x Atlético-MG
Athletico-PR x Sport

Confira abaixo a atual ordem de classificação dos cinco clubes:

14º: Sport - 42 pontos
15º: Fortaleza - 41 pontos
16º: Bahia - 38 pontos
17º: Vasco - 37 pontos*
18º: Goiás - 36 pontos*

*zona de rebaixamento

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser