Ceará e Fortaleza se enfrentam na Série A pela primeira vez em 26 anos

Ceará e Fortaleza se enfrentam na Série A pela primeira vez em 26 anos

Depois de 26 anos entre idas e vindas nas divisões do futebol brasileiro, os dois rivais do futebol cearense voltam a duelar pela Série A

Ceará e Fortaleza se enfrentaram pelo Campeonato Estadual Ceará e Fortaleza se enfrentaram pelo Campeonato Estadual
Créditos: Stephan Eilert/AGIF

O Castelão vai ficar pequeno para o Clássico-Rei. Neste sábado, Ceará e Fortaleza voltam a se enfrentar pela série A depois de 26 anos. A bola rola na capital cearense às 19h, em jogo que abre a 13ª rodada do Brasileirão.

A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi na primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1993. Naquela edição, as duas equipes estavam no Grupo C, brigando por uma vaga nos playoffs finais da competição. No entanto, o desempenho não saiu como o planejado.

Os dois times terminaram entre os quatro últimos do grupo e foram rebaixados ao fim do campeonato. Durante a disputa, no entanto, o torcedor do Ceará sorriu um pouco mais. Isto porque, pelo menos nos confrontos diretos, o Vozão pôde sorrir. Foram dois duelos: logo no primeiro, na rodada de estreia do Grupo C, o Ceará venceu o Fortaleza por 3 a 1, de virada. Eloi abriu o placar para o Tricolor de Aço, mas Vitor Hugo, Sérgio Alves e o lendário Mirandinha comandaram a reação do Alvinegro. 

O jogo de volta foi na 8ª rodada do Grupo C e teve o mesmo vencedor. Com gol de pênalti de Osmar, o Ceará bateu o Fortaleza, que tinha o mando naquela partida, por 1 a 0. Apesar das duas vitórias sobre seu maior rival, o Vozão não escapou do rebaixamento por um ponto, já que terminou a fase de grupos com 13 (o Náutico, quarto colocado, tinha 14).

Rivais na história e na tabela


Além de adversários históricos, Ceará e Fortaleza também lutam palmo a palmo por um espaço na classificação do Brasileirão 2019. Afinal, o Alvinegro ocupa a 13ª posição e tem, logo abaixo, a companhia do Tricolor, em 14º. Os dois têm a mesma pontuação (14 pontos) e são separados pelos critérios de desempate pelo saldo de gols.

Um triunfo neste sábado pode significar um salto na tabela para qualquer um dos dois. Quem vencer, pode chegar até a nona posição, onde está o Goiás, com 17 pontos (e uma vitória a menos). Por isso, é claro, há muito em jogo. Não só pela rivalidade, mas pela importância deste confronto direto na tabela. É mais do que um jogo de seis pontos. É um jogo de 26 anos.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics