Cássio, do Corinthians: a Muralha de Itaquera

Cássio, do Corinthians: a Muralha de Itaquera

Da reserva ao topo do mundo: Cássio foi eleito melhor jogador do Mundial 2012, é bicampeão do Brasileiro e o maior campeão da história do Corinthians

Arte: Luciano Freitas

Se é para falar da história do Corinthians no Campeonato Brasileiro, um nome jamais pode ser esquecido: Cássio. Prestes a fazer sua oitava participação no torneio com a camisa alvinegra, o goleiro tem experiência de sobra. Afinal, foram dois títulos conquistados (2015 e 2017) na competição nacional e mais de 200 jogos disputados pelo Timão. 

Vindo do PSV, da Holanda, o arqueiro teve uma ascensão meteórica na equipe do Parque São Jorge. Do início ao fim de 2012, sua primeira temporada de volta ao Brasil, Cássio passou da reserva de Júlio César ao título de melhor jogador do Mundial de Clubes. A honra no torneio da FIFA veio logo após o Corinthians sagrar-se campeão do mundo, tendo superado o Chelsea por 1 a 0. Receber o troféu individual foi uma das maiores surpresas da carreira do goleiro - especialmente porque a Bola de Ouro geralmente acaba nas mãos de jogadores da linha.

​- Quando me chamaram, não sabia do que se tratava. Fiquei surpreso, feliz. O principal objetivo em um torneio é sempre ser campeão e ajudar o coletivo. Então quando acontecem essas situações com prêmios individuais, é muito gratificante. Agradeci a todos os meus companheiros, porque sem eles eu não teria ganhado - disse o goleiro. 

A conversa com Andrés, o “fico” e o recorde de títulos

Não é surpresa para ninguém que Cássio recebeu propostas para deixar o Corinthians ao longo de seus sete anos na equipe alvinegra. O arqueiro foi especulado tanto em clubes do exterior, como Chelsea e Paris Saint-Germain, como também no Grêmio, clube que o revelou para o futebol. Porém, um fator pesou na escolha do goleiro por permanecer no Parque São Jorge: uma conversa com o presidente do clube, Andrés Sanchez.

- Em um primeiro momento, acho que (pesou) o respeito que eu tenho pelo Andrés. Foi ele quem conversou comigo sobre tudo que eu já tinha feito pelo Corinthians. Isso aflorou um sentimento em mim de que, talvez, eu tinha baixado um pouco a guarda. Retomei e tenho certeza de que isso nunca mais vai acontecer - revelou Cássio.

Cássio pode se tornar o maior campeão da história do Corinthians Cássio é o maior campeão da história do Corinthians
Créditos: Daniel Augusto Jr/Corinthians

O “fico” deu certo: no último domingo, com o título do Campeonato Paulista, Cássio tornou-se o maior vencedor da história do Corinthians. Agora, o goleiro soma nove troféus conquistados com a camisa do Timão: Mundial e Libertadores (2012), Recopa (2013), dois Campeonatos Brasileiros (2015 e 2017) e quatro Paulistas (2013, 2017, 2018 e 2019).

- Fico feliz e empolgado para ir atrás de mais títulos, bater novos recordes. A gente tem dimensão do que fez quando para de jogar futebol. Agora, é tentar cada vez mais levar taças e ser consistente, ajudando o Corinthians a ir atrás de conquistas - completou.

Maior goleiro da história do Corinthians?

Há um debate de quem seria o maior goleiro da história do Corinthians: Cássio ou Ronaldo Giovanelli? Este não se vê como o nome de maior destaque no Timão e aponta Cássio como a grande Muralha de Itaquera. Já Cássio discorda e vê seu antecessor como o maior nome do clube alvinegro debaixo da meta.

- Acho que o Ronaldo é o maior goleiro da história do Corinthians. Tenho o objetivo de ultrapassar ele em número de jogos, pensar temporada a temporada para chegar nesse objetivo. Posso conquistar mais títulos, mas tenho o mesmo respeito por ele e por tudo que ele fez pelo Corinthians. Na minha opinião, é o maior goleiro da história do clube - finalizou.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser