Campeão baiano, Vitória celebra 118 anos

Campeão baiano, Vitória celebra 118 anos

Fundado no dia 13 de maio de 1899, o Vitória comemora aniversário de sua fundação neste sábado

Vitória 118 anos

Créditos: Facebook oficial do EC Vitória

Campeão baiano de 2017, o Vitória comemora mais um aniversário de sua fundação neste 13 de maio. Há 118 anos, o Leão foi fundado por um grupo de jovens que residiam no bairro da Vitória, e tinham o objetivo inicial de montar uma equipe de críquete. Em 1901, outros esportes foram incorporados ao time, dentre eles o futebol, e daí começa a história de sucesso da equipe das cores preta, branca e vermelha. 

A primeira partida aconteceu em 1902, e o Vitória acabou vencendo o confronto contra o São Paulo Bahia Football Club por 2 a 0. Já a primeira vitória oficial ocorreu três anos depois, em 1905, quando o Rubro-Negro fez 4 a 0 diante do Sport Club Bahiano pelo 1º Campeonato Bahiano. De lá para cá, o Vitória conquistou 29 edições do estadual, e regionalmente, ganhou quatro vezes a Copa do Nordeste. 

Em nível nacional, o Vitória chegou perto de se sagrar campeão em duas ocasiões. Em 1993, o Leão ficou com o segundo lugar do Campeonato Brasileiro e o Palmeiras acabou vencedor. Já pela Copa do Brasil, o Vitória bateu na trave na final contra outra equipe paulista, o Santos, em 2010. 

Neste ano, o Rubro-Negro já conquistou um título. Contra o maior rival, Bahia, acabou levantando o caneco do campeonato baiano. No entanto, pela Copa do Nordeste, foi superado pelo mesmo rival tricolor na fase semifinal. Na Série A, o Vitória estreia contra o Avaí neste domingo, 14 de maio, às 16h.

A CBF deseja conquistas e muita história pela frente para o Leão da Bahia.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro