Brasileirão: os classificados para Libertadores e Sul-Americana

Brasileirão: os classificados para Libertadores e Sul-Americana

Última rodada do Campeonato Brasileiro definiu os times que vão disputar os torneios internacionais no próximo ano

Flamengo e Palmeiras ficam no empate em 1 a 1 no Maracanã Flamengo e Palmeiras ficam no empate em 1 a 1 no Maracanã
Créditos: Gilvan de Souza / Flamengo

O Brasileirão 2018 chegou ao fim neste domingo (2) e definiu os últimos classificados para a Libertadores e Sul-Americana do próximo ano. Antes da bola rolar para última rodada, nove times estavam envolvidos na disputa pelas vagas que restavam nas competições internacionais: Grêmio, São Paulo, Atlético-MG, Atlético-PR, Fluminense, Corinthians, Chapecoense, Ceará e Vasco. O Campeonato Brasileiro dá seis vagas para o principal torneio da América do Sul e outras seis para a Sul-Americana. 

Os classificados para a Libertadores

A última rodada do Brasileirão reservou emoções para quatro equipes envolvidas na parte de cima da tabela. Grêmio e São Paulo entraram em campo na disputa pelo quarto lugar e, consequentemente, uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. Os dois Tricolores possuíam 63 pontos, com vantagem para os gaúchos no número de vitórias. Em sua Arena, o Grêmio recebeu o Corinthians e confirmou sua posição, vencendo por 1 a 0. O time paulista, por outro lado, precisava ganhar e torcer por um tropeço de seu adversário direto. No entanto, nenhuma das duas coisas aconteceu. O São Paulo perdeu, acabou na quinta posição e vai disputar a primeira fase do torneio.

Outro time que se juntou ao Tricolor Paulista na disputa da primeira fase da Libertadores foi o Atlético-MG. No sábado (1º), o Galo recebeu o Botafogo no Independência precisando vencer para confirmar a classificação. Com gol de Cazares, o time mineiro derrotou o rival carioca e terminou na sexta posição. Além disso, o clube também vai entrar nas Oitavas de Final da Copa do Brasil.  Quem também estava envolvido na briga era o Atlético-PR, que precisava da vitória e de um tropeço do Atlético-MG. O Furacão conseguiu derrotar o Flamengo no Maracanã, mas terminou no sétimo lugar. O Rubro-Negro paranaense, entretanto, está na final da atual edição Sul-Americana e, caso seja campeão, garantirá classificação direta na fase de grupos da Libertadores.

O campeão Palmeiras, o vice Flamengo e o Internacional já haviam carimbado seus passaportes de forma antecipada via Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, completa a lista dos clubes brasileiros que vão disputar o principal torneio do continente no próximo ano. 

Os classificados para Sul-Americana

Até o momento, seis clubes brasileiros já estão garantidos na competição em 2019 e um ainda aguarda o desfecho da decisão envolvendo o Atlético-PR. Isso porque ainda há a possibilidade do Furacão ser campeão e abrir abrir mais uma vaga no Brasileirão. Com isso, a Chapecoense será beneficiada com a vaga na Sul-Americana. Na última rodada, três equipes entraram em campo já classificadas: Botafogo, Santos e Bahia. Os alvinegros terminaram na nova e décima colocação, respectivamente. O Tricolor de Aço foi o 11º colocado. 

O Fluminense, que corria risco de rebaixamento, deu a volta por cima e acabou na 12ª posição do Campeonato Brasileiro. O Tricolor das Laranjeiras venceu o América-MG no Maracanã com gol de Richard e chegou aos 45 pontos.  A última vaga ficou com o Corinthians, que mesmo com a derrota para o Grêmio, terminou na 13ª colocação com 44 pontos. Confira aqui como ficou a tabela final do Campeonato Brasileiro 2018.

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics