Brasileirão é eleito o terceiro melhor campeonato nacional da década

Brasileirão é eleito o terceiro melhor campeonato nacional da década

Em levantamento realizado pelo Federação Internacional de Estatísticas e História do Futebol (IFFHS), Série A ficou atrás apenas da La Liga (Espanha) e da Premier League (Inglaterra).

Flamengo recebe a taça de campeão brasileiro de 2019 no Maracanã Flamengo recebe a taça de campeão brasileiro de 2019 no Maracanã
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasileirão Assaí foi eleito o terceiro melhor campeonato nacional da última década (2011-2020). Em ranking da Federação Internacional de Estatísticas e Histórias do Futebol (IFFHS), a Série A ficou atrás apenas da La Liga (Espanha) e da Premier League (Inglaterra), assumindo o posto de melhor competição nacional não europeia do mundo.

A terceira colocação reforça e reconhece o trabalho que vem sendo realizado pela CBF, pelas federações e pelos clubes do futebol brasileiro pela valorização e pelo desenvolvimento do Brasileirão Assaí. Na última década, a competição deu importantes passos dentro e fora de campo para evoluir cada vez mais desportiva e comercialmente.

Em 2019, a CBF implementou o árbitro de vídeo em todas as 380 partidas do Brasileirão. Foi nesta década, inclusive, que a CBF acertou parceria com a rede Assaí, que tem title sponsor garantido da competição até o ano de 2023. O vínculo com a atacadista se iniciou em 2018. Em 2020, a CBF e os clubes celebraram um novo contrato de direitos internacionais para difundir o Brasileirão por diferentes países ao redor do mundo.

Além das ações extra campo, dentro das quatro linhas o Brasileirão Assaí também se destaca no quesito equilíbrio. Ao lado da Premier League, da Inglaterra, a Série A do Campeonato Brasileiro é o torneio, dentre os países que compõem o top 10 da FIFA, que contou com mais alternância de campeões na última década - cinco clubes levantaram a taça nesse período: Corinthians (3), Flamengo (2), Palmeiras (2), Cruzeiro (2) e Fluminense (1). Apenas Colômbia e Argentina coroaram um número maior de vencedores, mas nestes países a competição nacional coroa dois campeões por ano. 

O ranking da década da IFFHS foi construído com a soma das pontuações que cada liga somou nas versões anuais do estudo. O levantamento é feito a partir de um cálculo envolvendo a pontuação dos cinco primeiros de cada competição e o coeficiente da FIFA do país ao qual ela pertence.

Confira o top 10 de campeonatos nacionais do mundo na última década, segundo o IFFHS:

1 - La Liga (Espanha)
2 - Premier League (Inglaterra)
3 - Brasileirão Assaí (Brasil)
4 - Serie A (Itália)
5 - Bundesliga (Alemanha)
6 - Superliga Argentina (Argentina)
7 - Ligue 1 (França)
8 - Primera A (Colômbia)
9 - Liga NOS (Portugal)
10 - Primera División (Paraguai)

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym