Pelo Brasileirão Assaí, Botafogo e Vasco fazem primeiro confronto de três em dez dias

Pelo Brasileirão Assaí, Botafogo e Vasco fazem primeiro confronto de três em dez dias

Antes da estreia do Clássico da Amizade na Copa Continental do Brasil, equipes entram em campo pela décima rodada do Brasileirão Assaí 2020

Botafogo e Vasco pelo Campeonato Carioca 2020 Botafogo e Vasco pelo Campeonato Carioca 2020
Créditos: Thiago Ribeiro/AGIF

O Botafogo recebe o Vasco, neste domingo (13), às 20h30, no Nilton Santos, para a primeira dos três encontros que a dupla carioca terá nos próximos dez dias. O jogo que abre esta trinca é válido pela décima rodada do Brasileirão Assaí. Já na quinta-feira (17), às 19h, no mesmo local, será a primeira vez que o Clássico da Amizade acontecerá na Copa Continental do Brasil. O duelo de volta está marcado para a outra quarta, em São Januário.

O duelo pelo Brasileirão reúne os dois rivais em momentos distintos na competição. Apesar da derrota na última rodada, o Vasco ainda ocupa a sexta colocação, com 14 pontos em oito jogos. O Botafogo, por sua vez, vem de uma sequência de empates e convive com a sombra do Z-4. Atualmente, está em 16º lugar, com apenas nove pontos conquistados. O clássico pode reequilibrar a distância ou aumentá-la ainda mais.

Se no Brasileiro os clubes vivem condições distintas, no mata-mata a igualdade sempre reina. Para chegar na quarta fase do torneio, o Botafogo eliminou o Caxias (RS), Náutico e Paraná. Já o Vasco passou por Goiás, ABC e Altos. E eis que o sorteio cruzou o caminho das duas equipes nessa nova etapa. O mais próximo que Vasco e Botafogo chegaram de um possível encontro foi em 2008, quando Vasco encarou o Sport na semifinal e o Botafogo mediu forças com o Corinthians. Se avançassem, fariam a grande final, mas nenhum carioca se classificou e o Sport foi campeão em cima do Corinthians.

O Cruzmaltino, no entanto, conseguiu conquistar a Copa Continental do Brasil em 2011 e almeja um bicampeonato. Enquanto a equipe de General Severiano só bateu na trave em algumas semifinais. Um deles terá o sonho interrompido nessa fase e, puxando as estatísticas do clássico, pode-se esperar um duelo equilibrado e com imprecisão de se apostar em um vencedor.

Em número de vitórias, o Gigante da Colina carrega uma larga vantagem nos resultados. No Campeonato Carioca, eles já se enfrentaram 217 vezes e o Vasco da Gama ganhou 92, enquanto o Botafogo apenas 61 e 64 jogos terminaram empatados. Já no Campeonato Brasileiro (unificado), o encontro aconteceu em 51 oportunidades e gerou ao Glorioso 13 vitórias, 17 empates e 21 derrotas. O triunfo Botafoguense está nas decisões. Em 14 finais disputadas, 9 delas foram vencidas pelo Botafogo (Carioca de 1948, 1968, 1990, 1997 e 2018 - além da Taça Guanabara de 1997, 2010 e 2013 e Taça Rio de 2012). Os números são do portal OGol.

Botafogo e Vasco pelo Campeonato Carioca 2020 Único Clássico da Amizade de 2020 pelo Campeonato Carioca.
Créditos: Vítor Silva/Botafogo

Encontro único em 2020


Este ano, o Clássico da Amizade só aconteceu uma vez, em fevereiro, pelo Campeonato Carioca. Em um jogo de poucas oportunidades, o Botafogo venceu por 1 a 0, com gol de Igor Cássio. O resultado eliminou o Vasco da Taça Guanabara. De lá para cá, muita coisa mudou para os dois lados. Paulo Autuori assumiu o Botafogo e Ramon Menezes está a frente do Gigante da Colina e seus modelos de jogo se distanciam do que era visto antes. E novos jogadores chegaram aos clubes como Honda, Kalou no Botafogo e Benítez no Vasco.

Antes de entrarem em campo pelo torneio mata-mata, os rivais precisarão acalmar as cobranças da torcida em relação ao retrospecto no Brasileirão Assaí 2020. Pois o Alvinegro, por exemplo, apesar de ter sofrido apenas uma derrota, acumula seis empates e uma única vitória, amargando a 16° posição. Ao passo que o Vasco da Gama soma quatro vitórias, dois empates e duas derrotas (sendo uma delas no clássico com o Fluminense) e, mesmo já tendo ocupado o lugar mais alto na tabela, não conseguiu manter a regularidade, tem caído o rendimento e, hoje, está na 6° colocação.

Essa união de fatores expostos comprovam que vem muita emoção vindo aí. O jogo de domingo será um teste para os técnicos do que se pode aguardar na disputa pela vaga das oitavas de final da Copa Continental do Brasil. E que os torcedores cariocas se preparem para tanto clássico seguido!

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports