Com protocolo especial, Brasileirão Assaí 2020 tem rodada de abertura neste fim de semana

Com protocolo especial, Brasileirão Assaí 2020 tem rodada de abertura neste fim de semana

Após paralisação do futebol brasileiro, competição nacional terá início neste fim de semana com novos protocolos e clássicos na primeira rodada

A espera chegou ao fim. Neste sábado, começa o Brasileirão Assaí 2020. A bola vai rolar para o campeonato mais equilibrado do mundo e que move a paixão de milhões de brasileiros. Serão 38 rodadas de pura emoção. Quem será o campeão? Que clubes vão surpreender este ano? Quem será o artilheiro? E o craque? Vamos descobrir tudo isso na competição mais amada do país, o #CampeonatodoBrasileiro.

O pontapé inicial do Brasileirão Assaí 2020 será dado na Arena Castelão. Neste sábado, o Fortaleza recebe o Athletico Paranaense às 19h. No mesmo dia, há ainda os duelos entre Coritiba e Internacional (19h30), no Couto Pereira, e Sport e Ceará (21h), na Ilha do Retiro. No domingo, o atual campeão Flamengo entra em campo contra o Atlético-MG, no Maracanã.

Por conta da pandemia da covid-19, este Campeonato Brasileiro será disputado em condições específicas. Não somente pelo adiamento do campeonato e das mudanças no calendário, mas pelo protocolo restrito de segurança e controle estabelecido para as partidas. Confira a diretriz técnica de competições da CBF.

Três dos jogos da primeira rodada foram adiados pela CBF por coincidirem com a data de definição de título dos campeonatos estaduais dos times envolvidos. Sendo assim, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Corinthians, Palmeiras e Vasco da Gama só estrearão no meio de semana.

Vinte clubes, um sonho

Começa neste sábado a corrida de 20 clubes pela maior glória do futebol nacional: o Brasileirão Assaí 2020. Entre defensores do título, times que há muito não disputavam a elite... Tem de tudo nessa briga. Para entender melhor como cada equipe chega para a disputa do Brasileirão, o site da CBF preparou um guia especial dos 20 clubes. Confira um resumo de como está sendo a temporada 2020 de cada um até aqui, com uma entrevista exclusiva com um atleta do elenco, palpites de especialistas e uma análise tática aprofundada dos plantéis. Ao todo, 68 pessoas foram entrevistadas para trazer o mais completo perfil de cada clube neste início de competição. Confira o seu:

Athletico - Atlético-GO - Atlético-MG - Bahia - Botafogo
Ceará - Corinthians - Coritiba - Flamengo - Fluminense
Fortaleza - Goiás - Grêmio - Internacional - Palmeiras
Red Bull Bragantino - Santos - São Paulo - Sport - Vasco

A primeira rodada

Com o adiamento de três jogos, a primeira rodada envolve sete partidas ao longo deste fim de semana. Confira agora como está a programação de partidas para a abertura do Brasileirão Assaí 2020:

Sábado - 8 de agosto

19h - Fortaleza x Athletico-PR - Arena Castelão, Fortaleza (CE)

19h30 - Coritiba x Internacional - Couto Pereira, Curitiba (PR)

21h - Sport Recife x Ceará - Ilha do Retiro, Recife (PE)

Domingo - 9 de agosto

16h - Santos x Red Bull Bragantino - Vila Belmiro, Santos (SP)

16h - Goiás x São Paulo - Hailé Pinheiro, Goiânia (GO)

16h - Atlético-MG x Flamengo - Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

19h - Grêmio x Fluminense - Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

Jogos adiados

Palmeiras x Vasco da Gama - Allianz Parque, São Paulo (SP)

Corinthians x Atlético-GO - Arena Corinthians, São Paulo (SP)

Botafogo x Bahia - Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)

Os campeões e seus desafiantes

Depois de uma temporada histórica em 2019, o Flamengo subiu o sarrafo para a disputa do Brasileirão. O Rubro-negro praticamente não perdeu jogadores em relação ao time que conquistou com folgas o campeonato no ano passado. Do time titular, apenas o espanhol Pablo Marí deixou o time. O maior desfalque fica por conta da saída do técnico português Jorge Jesus, fundamental na conquista.

Sob o comando do espanhol Doménec Torrent, o Flamengo tentará defender seu título, mas terá uma missão para lá de complicada. O que não falta é equipe qualificada para disputar a taça, ainda mais quando se fala do Campeonato Brasileiro, que tem o equilíbrio como característica principal.

Logo de cara, o Rubro-negro será desafiado por uma das sensações da temporada. O Atlético-MG do técnico Jorge Sampaoli. O argentino conduziu o Santos ao vice-campeonato em 2019 e tem um elenco recheado de reforços para a disputa deste Brasileirão. Sem muitas dificuldades, o Galo se garantiu na final do Campeonato Mineiro e ainda está invicto sob o comando de Sampaoli.

Os dois despontam como candidatos ao título, mas não dá para tirar ninguém dessa disputa. Afinal, dos 20 times que disputam a Série A, 14 já conheceram a sensação de conquistar o Brasileirão. Nessa corrida, é muito difícil prever um vencedor. Além dos antigos campeões, há grandes potências em ascensão e gigantes regionais.

Artilheiros em campo

Goleador máximo dos dois últimos Campeonatos Brasileiros, Gabriel Barbosa terá a chance de estabelecer um feito histórico em 2020. Caso seja mais uma vez artilheiro da competição, ele se tornará o primeiro jogador da história a ocupar o posto por três edições consecutivas.

Em 2019, Gabigol foi às redes 25 vezes, a melhor marca desde que o Brasileirão passou a ser disputado por 20 times em pontos corridos. Mas a concorrência será apertada esse ano. Brasil afora, há vários candidatos à artilharia. Alguns deles, inclusive, já experimentaram o gosto de ser o maior goleador de uma única edição do Brasileiro. É o caso de Diego Souza (Grêmio), William Potker (Internacional), Jô (Corinthians), Diego Tardelli (Atlético-MG), Ederson (Fortaleza) e Fred (Fluminense).

O atacante do Tricolor Carioca, inclusive, é o único deles que foi artilheiro do campeonato em mais de uma oportunidade. Fred liderou o quesito três vezes, marca que pode ser igualada por Gabigol nesta edição.

Flamengo é o campeão do Brasileiro 2019 - Flamengo x Grêmio
33ª Rodada Gabriel Barbosa comemora um de seus 25 gols no Brasileirão de 2019
Créditos: Alexandre Vidal/ Flamengo

Os clássicos do Brasileirão

Entre as emoções das 38 rodadas, algumas partidas reservam uma expectativa ainda mais alta. Até porque não dá para falar de Campeonato Brasileiro sem falar dos clássicos que movimentam a disputa. Alguns são tradicionalíssimos na agenda da competição, como o Fla-Flu, o Dérbi Paulista, o Gre-Nal. Mas outros nem sempre acontecem em um torneio nacional. É o caso do Atletiba (Athletico x Coritiba) e do Clássico do Equilíbrio, entre Atlético-GO e Goiás

VEJA MAIS: Dez anos depois, Atlético-GO e Goiás reeditam clássico na elite

O duelo goiano, por sinal, será disputado pela primeira vez em dez anos na Série A. Ao todo, só foram quatro confrontos entre os dois na elite, com uma vitória para cada lado. Os confrontos entre Dragão e Esmeraldino estão marcados para a 5ª e para a 24ª rodadas do Brasileirão.

Quem vai brilhar?

Ao fim de cada Brasileirão, a CBF entrega premiações individuais aos grandes destaques da competição. O melhor jogador de cada posição, o artilheiro, o craque, o melhor treinador, enfim. É uma noite de gala para celebrar os astros do campeonato. Como apenas três dos premiados não disputarão este Campeonato Brasileiro, será interessante acompanhar o desempenho de cada um deles na 'defesa' de seu prêmio. E ver também os jogadores que despontam como candidatos a sucessores. 

A seleção do último campeonato teve: Santos (Athletico); Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís (todos do Flamengo); Bruno Guimarães (Athletico), Gerson (Flamengo), Everton Ribeiro (Flamego) e De Arrascaeta (Flamengo); Gabigol (Flamengo) e Bruno Henrique (Flamengo. Destes, apenas Marí e Bruno Guimarães não estão mais no Brasil. Outro premiado que não terá a chance de disputar o Brasileirão esse ano é o técnico Jorge Jesus.

LEIA TAMBÉM: 20 candidatos a craque do Brasileirão Assaí 2020

Candidatos a revelação

Todo ano, o Brasileirão revela muitos talentos para o futebol do país e do mundo. Na última edição, por exemplo, o Brasil conheceu o jogo ousado e ofensivo do atacante Michael, que defendia o Goiás. Antes dele, foi a vez de Pedro, então no Fluminense, se destacar. Assim foi com Lucas Paquetá, Rodrygo, Everton Cebolinha, Vinicius Júnior, Pepê, Malcom, entre tantos outros nos últimos anos.

CONFIRA: Os jovens que podem estrear no Brasileirão Assaí 2020

Para a edição de 2020, alguns jovens já despontam como favoritos a se tornarem as grandes revelações do campeonato. É o caso, por exemplo, de Luis Henrique, atacante do Botafogo que se destacou no Campeonato Carioca. O mesmo vale para os meias Patrick de Paula e Gabriel Menino, que ganharam vagas no time titular do Palmeiras esse ano. No Fluminense, o atacante Miguelzinho também pode ser uma grata surpresa ao longo da competição.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser