Tudo que você precisa saber sobre a final do Brasileiro A-1

Tudo que você precisa saber sobre a final do Brasileiro A-1

Ferroviária e Corinthians entram em campo, neste domingo (22), na primeira partida da decisão Brasileiro Feminino A1

Final Campeonato Brasileiro Feminino A1: Ferroviária x Corinthians

Créditos: Luciano Freitas

Vai começar a grande final do Campeonato Brasileiro Feminino A-1. Neste domingo (22), Ferroviária e Corinthians fazem o jogo de ida às 14h, na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). As duas equipes buscam o bicampeonato nacional. A partida terá transmissão ao vivo da TV Bandeirantes e do Twitter do @BRFeminino. A seguir, saiba todas as principais informações sobre a decisão de 2019.

Busca pelo bicampeonato inédito


O encontro desta final será entre duas equipes que já foram campeãs do Brasileirão Feminino. Em 2014, a Ferroviária venceu o título ao derrotar o Kindermann-SC nos dois jogos. Superior, o time de Araraquara venceu a ida por 3 a 0, fora de casa, com gols de Raquel (duas vezes) e Rafinha. Na Fonte Luminosa, levantou a taça após vencer por 5 a 3. Adriane (duas vezes), Raquel, Rafaela e Bia Vaz marcaram para as donas da casa. Pelo lado adversário, Carina, Gabrielle e Camila diminuíram a desvantagem.

O Corinthians é o atual campeão brasileiro, já que conquistou o título em 2018. Enfrentando o Rio Preto, o time alvinegro venceu a ida por 1 a 0, gol de Maga, e a volta por 4 a 0. Quem garantiu a taça foram Millene, Yasmin, Marcela e Mata, autoras dos gols no Parque São Jorge, em São Paulo.

Quatro anos depois, Ferroviária volta a uma final nacional


O projeto de futebol feminino começou em 2001. Levando a modalidade para Araraquara, a Ferroviária é um dos times mais tradicionais do esporte e conseguiu se manter na elite por muitos anos. Em 2014 e 2015, o clube viveu seu auge, conquistando as taças da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores.

Buscando retomar uma história de muito sucesso, a equipe paulista tem trabalhado duro nos últimos anos, colhendo os frutos nas campanhas passadas. No ano passado, o time bateu na trave ao cair para o Rio Preto na semifinal do Brasileirão. Agora, avançando à final após derrotar o Avaí/Kindermann, o objetivo é chegar ao topo novamente, deixando para trás o retrospecto favorável do adversário.

A Ferroviária chega ao jogo com duas novidades. Visando também a disputa da Copa Libertadores 2019, a atacante Rosana e a lateral-direita Monalisa foram apresentadas durante a semana e já integram o elenco treinado por Tatiele Silveira. As Guerreiras Grenás não tem desfalques ou penduradas.

Quatro anos depois, Ferroviária volta a uma final nacional Quatro anos depois, Ferroviária volta a uma final nacional
Créditos: Felipe Blanco/Ferroviária SA

34 vitórias consecutivas e a temporada quase perfeita do Corinthians


A campanha do Corinthians na temporada 2019 é próxima da perfeição. Com apenas uma derrota, sofrida diante do Santos há seis meses na segunda rodada da competição, a equipe alvinegra coleciona 34 vitórias seguidas no currículo. Com mais de 100 gols marcados até aqui, é difícil bater o Timão, principalmente jogando em casa.

No ano passado, o título Brasileiro foi conquistado e fechou a conta das grandes competições que poderiam ser vencidas pelo time paulista. Anteriormente, as comandadas de Arthur Elias, técnico desde 2016, haviam levantado as taças da Libertadores da América 2017 e da Copa do Brasil de 2016.

Com quatro atletas convocadas para a Seleção Brasileira, as corinthianas têm o melhor ataque e a melhor defesa da competição, liderando diversas estatísticas positivas. Para o confronto, ninguém está pendurada, mas Juliete cumpre suspensão e Maiara, Diany, Gabi Nunes e Adriana, lesionadas, são desfalque.

34 vitórias consecutivas e a temporada quase perfeita do Corinthians 34 vitórias consecutivas e a temporada quase perfeita do Corinthians
Créditos: Agência Corinthians

Campanha no Brasileiro


Em 19 partidas disputadas no Brasileiro, a única derrota foi na 2ª rodada contra o Santos por 2 a 1 jogando no Parque São Jorge, em São Paulo. Depois, apenas vitórias, somando 18 no Brasileiro, com 61 gols marcados e 7 sofridos.

Para a Ferroviária, são sete vitórias, sete empates e cinco derrotas. O time balançou a rede 26 vezes e sofreu 13 gols.

Retrospecto


O retrospecto é favorável ao Corinthians. Em 14 jogos, somando Brasileiro e Paulista, o Timão soma 12 vitórias e dois empates. Desta forma, desde o retorno alvinegro para o futebol feminino em 2016, a equipe jamais perdeu para a Ferroviária.

No campeonato nacional, foram cinco encontros. Nas quartas de final de 2017, duas vitórias corinthianas, uma por 2 a 1 e outra por 4 a 0. No ano seguinte, dois jogos na primeira fase e duas partidas difíceis que terminaram com resultados positivos para o Corinthians: 5 a 3 e 1 a 0. Por último, já nesta temporada, um duelo na etapa inicial da competição que terminou com 2 a 0 no placar para o Timão.

O último encontro foi pela semifinal do Paulistão 2019 na última quarta-feira (18). Na Arena Fonte Luminosa, palco da decisão, o Corinthians venceu por 4 a 0, gols de Pardal, Millene, Maira e Victória Albuquerque.

Artilharia


A artilheira isolada da competição é Millene, do Corinthians, que soma 19 gols até aqui. Do outro lado, a atacante Nathane aparece com 7 gols em sua primeira temporada pela Ferroviária.

A artilheira isolada da competição é Millene, do Corinthians, que soma 19 gols A artilheira isolada da competição é Millene, do Corinthians, que soma 19 gols
Créditos: Bruno Teixeira

Informações sobre ingressos


Os ingressos são gratuitos e todos os torcedores estão convidados a torcer pelos times na decisão do Brasileirão Feminino A1. Confira abaixo os setores destinados para cada torcida.

Informações sobre ingressos da final do Brasileiro A-1 Informações sobre ingressos da final do Brasileiro A-1
Créditos: Ferroviária

Transmissão


Os dois jogos das finais terão transmissão ao vivo da TV Bandeirantes e do Twitter do @BRFeminino.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro