Ponte Preta e Corinthians agitam rodada de estreia do Feminino A-1

Ponte Preta e Corinthians agitam rodada de estreia do Feminino A-1

Partida, que terá transmissão no Twitter, começa às 16h (Brasília). Macaca passou por reformulações no elenco para 2019 e Timão é o atual campeão nacional

Taça do Campeonato Brasileiro Feminino Taça do Campeonato Brasileiro Feminino
Créditos: CBF

É dia de estreia no Brasileirão Feminino A-1! Neste sábado (16), começa a disputa da elite feminina nacional: às 16h (Brasília), Ponte Preta e Corinthians duelam no Estádio Manuel Ferreira, em Bálsamo (SP). A partida terá transmissão pelo Twitter, inaugurando um novo acordo da CBF com a rede social. O trio de arbitragem da partida é composto pela árbitra Adeli Mara Monteiro, assistida por Fabrini Bevilaqua Costa e Leandra Aires Cossette, todas de São Paulo.

De um lado, as campineiras chegam para o confronto com o desafio de fazer funcionar - pela primeira vez! - um elenco altamente reformulado. Do outro, as atletas do Timão têm a missão de defender o título nacional conquistado em 2018.

Coincidências em campo

O duelo deste sábado possui duas curiosidades: em 2018, a Ponte Preta se despediu do Brasileiro Feminino A-1 justamente diante do Corinthians, eliminada nas quartas de final. O Timão, por outro lado, sagrou-se campeão ao vencer o Rio Preto, que é o novo parceiro da Macaca para a temporada.

Histórico do confronto ainda é recente

Quando entrarem em campo neste sábado, Ponte Preta e Corinthians irão escrever apenas o segundo capítulo da rivalidade no Brasileiro. Pelo Feminino A-1, os clubes só estiveram frente a frente uma única vez: nas quartas de final de 2018, melhor para o Timão, que eliminou as campineiras com duas vitórias (1 a 0 e 2 a 0).

Em 2017, ambos as equipes marcaram presença na elite nacional, mas em grupos diferentes. Corinthians e Ponte Preta não se enfrentaram naquele ano, tendo em vista que a Macaca não conseguiu a classificação à segunda fase.

Ponte Preta viveu transformação no elenco

Neste sábado, a Macaca irá colocar à prova pela primeira vez seu novo elenco, altamente reformulado após o clube fechar parceria com o Rio Preto para 2019. Na opinião da técnica e coordenadora Doroteia de Souza, o desafio na disputa do Brasileiro é ainda maior devido às novidades no plantel, mas as expectativas para a temporada são positivas.

- A expectativa é muito grande, especialmente pela reformulação que tivemos. Estamos com praticamente 98% da equipe nova, algumas meninas que nunca disputaram o Brasileiro. É uma coisa muito social. Como a gente sempre fala, é continuar na raça e na garra, como sempre fizemos. Se Deus quiser, vamos tentar fazer um bom campeonato com a Ponte - analisou a comandante campineira.

Corinthians defende o título nacional

O Timão chega embalado para a estreia deste sábado - afinal, o clube paulistano é o atual campeão do Brasileiro Feminino A-1. Na temporada passada, o Corinthians levantou seu primeiro troféu do torneio ao golear o Rio Preto por 4 a 1 na decisão. Comandadas por Arthur Elias, eleito o melhor técnico do Brasileirão Feminino 2018, as jogadoras do Parque São Jorge vêm de uma série de três triunfos na pré-temporada sobre Santos, São Paulo e Ferroviária.

- A equipe se comportou muito bem nesses dois meses, o trabalho teve muitas boas respostas das jogadoras do que pedimos de comportamento de jogo, em todas as fases da partida. Também atingimos um bom estágio físico, então acredito que a equipe está bem preparada. Isso foi mostrado nos amistosos que fizemos, em que sofremos pouco e não tomamos gols, pudemos agredir as adversárias qualificadas que enfrentamos. (Queremos) fazer um grande jogo e sair de lá com a vitória - analisou Arthur.

Demais jogos da rodada

Outros dois jogos movimentam a estreia da elite feminina neste sábado. Às 15h (Brasília), o estreante Minas Icesp-DF recebe o São José-SP no Estádio Maria Abadia, em Ceilândia (DF). O confronto Vitória x Audax-SP encerra a noite de disputas às 17h (Brasília), no Barradão.

​A rodada de abertura do Feminino A-1 segue no domingo, com Vitória-PE x Internacional e Santos x Foz Cataratas-PR às 15h (horário de Brasília). Já às 16h, o Kindermann-SC recebe a Ferroviária. Fechando a noite, Iranduba-AM e Flamengo fazem clássico na Arena da Amazônia, às 18h (Brasília).​ Na quarta-feira (20), o São Francisco-BA recebe o Sport no estádio Junqueira Ayres, encerrando a primeira rodada do torneio nacional.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser