Palmeiras e São Paulo mantêm 100% na briga do Brasileiro Feminino A-2

Palmeiras e São Paulo mantêm 100% na briga do Brasileiro Feminino A-2

Equipes fazem campanha perfeita até o momento e chegam embaladas para a volta das oitavas. Taubaté também encerrou participação na fase de grupos com 100%

Palmeiras 2 x 0 Atlético-MG - Brasileiro Feminino A-2 2019 Palmeiras 2 x 0 Atlético-MG - Brasileiro Feminino A-2 2019
Créditos: Tatiane Marques/Palmeiras

As oitavas de final ainda nem chegaram ao fim, mas a edição 2019 do Brasileiro Feminino A-2 já deixou sua marca na história do futebol nacional. Pela primeira vez, um clube terminou a primeira fase da disputa com 100% de aproveitamento - ou melhor, três! Palmeiras, São Paulo e Taubaté garantiram o avanço à segunda fase do torneio com cinco vitórias em cinco oportunidades, marca inédita na segunda divisão do futebol feminino nacional.

Desde o surgimento do Feminino A-2, em 2017, Portuguesa e Internacional ostentavam os melhor aproveitamentos da primeira fase da competição (90%). Com o empate no jogo de ida das oitavas de final com o Esmac-PA, o Taubaté é o único clube que perdeu os 100% - Palmeiras e São Paulo venceram e mantêm a campanha perfeita no Campeonato Brasileiro.

Palmeiras redescobre sucesso dos anos 1990


O futebol feminino não é uma completa novidade no Palmeiras. Em 1997, o Verdão foi um dos clubes pioneiros a introduzir a modalidade em seu quadro de esportes. E não faltaram craques: nomes como Formiga, Sissi e Tânia Maranhão já defenderam a camisa palestrina. Dois anos depois, em 1999, o Palmeiras ficou com o vice-campeonato da Taça Brasil. Paralisado em 2012, o departamento de futebol feminino foi retomado após sete anos, em parceria com a prefeitura de Vinhedo (SP).

Cabe à técnica Ana Lúcia Gonçalves - que possui a Licença A da CBF para treinadores - comandar o elenco palestrino na atual temporada. Antes da divulgação do projeto de futebol feminino do Palmeiras, todas as decisões passaram pelas ideias de jogo da treinadora - o que é, na opinião da comandante, um dos principais fatores por trás do sucesso alviverde no Brasileiro Feminino A-2.

- Sinto-me desafiada e ao mesmo tempo muito grata a essa possibilidade, pois o Palmeiras tem a excelência como base para todas as atividades do clube. O diferencial é o trabalho integrado entre a comissão técnica e as atletas. Fizemos a seleção tanto da comissão como das atletas com características de envolvimento, comprometimento e crenças na minha proposta de trabalho e na proposta do clube - analisou Ana Lúcia.

O Palmeiras recebe o Porto Velho-RO às 15h desta quarta-feira (22), no estádio Nelo Bracalente, em Vinhedo (SP). No confronto de ida das oitavas do Feminino A-2, a equipe palestrina goleou fora de casa por 4 a 0, abrindo boa vantagem na briga pela vaga na terceira fase.

São Paulo investe pesado na estreia do futebol feminino profissional

São Paulo acerta a contratação de Cristiane Cristiane foi a grande contratação do futebol feminino do São Paulo em 2019
Créditos: Renata Damasio/saopaulofc.net

O ano de 2019 marcou a estreia de uma novidade no futebol feminino do São Paulo: o departamento anunciado nesta temporada é completamente inédito na categoria profissional. O clube já tinha a categoria sub-17 na base, que inclusive foi campeã do Paulista em 2017, mas faltava um elenco para disputar torneios adultos.

A novidade tricolor foi anunciada logo nas primeiras semanas de 2019 com a contratação de Cristiane, atacante da Seleção Brasileira convocada para a Copa do Mundo 2019. A vinda da maior artilheira das Olimpíadas foi um dos fatores que permitiram ao Tricolor fazer jus ao desempenho positivo das equipes do estado de São Paulo - dos 16 clubes nas oitavas de final, quatro deles são paulistas.

- Ter a Cristiane para a gente é algo muito importante. Dispensam comentários toda a carreira e qualidade que ela tem. Para nós, que estamos iniciando um projeto, é muito importante contar com uma atleta desse calibre. O estado de São Paulo é mais adepto ao futebol feminino, com certeza. Acredito que é por ter uma competição estadual já com 20 anos de existência. Clubes e cidades apoiam bastante a modalidade, desde os primórdios - declarou o técnico Lucas Piccinato à reportagem da CBF.

No jogo de ida das oitavas, no Almeidão (João Pessoa, PB), o São Paulo venceu o Botafogo-PB por 2 a 0. O confronto de volta está marcado para as 15h desta quarta-feira (22), no estádio Marcelo Portugal, em Cotia (SP).

Taubaté faz frente a clubes tradicionais na A-2

Dando apenas mais um exemplo da tradição dos times paulistas no futebol feminino, o Taubaté também encerrou sua participação na primeira fase com 100% de aproveitamento. Primeiro colocado do grupo 5, o Burro superou Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Aliança-GO e Cresspom-DF.

A campanha perfeita teve um fim no empate com o Esmac-PA, no jogo de ida das oitavas, mas as Guerreiras do Burro ainda estão invictas. Após o placar sem gols na primeira partida, o Taubaté recebe as adversárias paraenses nesta quinta (23), às 15h. Um novo empate leva a decisão aos pênaltis.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics