Guia do Brasileiro Feminino A-1: tudo sobre a elite do futebol nacional

Guia do Brasileiro Feminino A-1: tudo sobre a elite do futebol nacional

Principal torneio do futebol feminino brasileiro começa neste sábado (16). Feminino A-1 terá novo modelo de disputa, ajuda de custo da CBF e 16 clubes na briga

BRASILEIRAO FEMININO 2018 - CORINTHIANS X RIO PRETO BRASILEIRAO FEMININO 2018 - CORINTHIANS X RIO PRETO
Créditos: Mauro Horita/CBF

A disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 de 2019, a elite do futebol feminino nacional, começa neste sábado (16). No ano que promete ser o divisor de águas para a modalidade , não faltam ingredientes para todo mundo ficar ligado na disputa. Dezesseis clubes participam na edição 2019, que passou por reformulações no regulamento. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para acompanhar o torneio:

- Quem são os participantes?

Quando o torneio começar, neste sábado (16), 16 clubes irão lutar pelo troféu do Brasileirão Feminino A1. São eles: Corinthians-SP, Santos-SP, Sport-PE, Flamengo-RJ, Vitória-BA, Ponte Preta-SP, Ferroviária-SP, São José-SP, Vitória-PE, São Francisco-BA, Kindermann-SC, Iranduba-AM, Foz Cataratas/Athletico-PR, Audax-SP, Minas ICESP-DF e Internacional-RS - estes dois são estreantes no torneio nacional.

De todos os participantes, 13 são remanescentes do Brasileiro Feminino A1 de 2018. Minas ICESP-DF e Vitória-BA (campeão e vice do Feminino A2 2018, respectivamente) foram promovidos à elite do futebol feminino nacional. Já o Internacional-RS herdou a vaga deixada pelo Rio Preto-SP.

- Transmissões ao vivo

A partir deste sábado (16), os torcedores poderão acompanhar o Campeonato Brasileiro Feminino da Série A-1 pela internet. O jogo entre Ponte Preta e Corinthians será o primeiro transmitido ao vivo via Twitter, a partir das 16h, no Estádio Municipal Manoel Francisco Ferreira, em Bálsamo-SP. A CBF e a plataforma fecharam uma parceria com exclusividade de transmissão ao vivo de uma partida por rodada da fase de grupos, quartas de final e semifinal. Os dois jogos da grande final também poderão ser acompanhados pelo Twitter. 

A parceira acontece justamente no momento em que a CBF amplia o calendário de jogos do Brasileiro Feminino A-1, reforçando o compromisso da entidade em dar mais visibilidade e desenvolver a modalidade no país. Neste ano, o número de partidas será de 134 jogos. Além disso, a competição neste ano será disputada em um novo formato, que dará mais competitividade ao torneio. 

- Os últimos campeões

BRASILEIRAO FEMININO 2018 - CORINTHIANS X RIO PRETO Corinthians é o atual campeão do Brasileiro Feminino A-1
Créditos: Mauro Horita

Até hoje, nenhum clube levantou a taça do Brasileiro Feminino A-1 duas vezes. Em seis edições do principal torneio feminino do país, seis equipes diferentes foram campeãs: Centro Olímpico-SP (2013), Ferroviária-SP (2014), Rio Preto-SP (2015), Flamengo (2016), Santos (2017) e Corinthians (2018).

- Artilheiras

Dany Helena - Prêmio Brasileirão 2018 Dany Helena marcou 15 gols com a camisa do Flamengo no A-1 de 2018
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A primeira goleadora do Feminino A-1 foi Gabi Zanotti, que fechou a disputa do Brasileiro em 2013 com 12 gols pelo campeão Centro Olímpico. Em 2014, foi a vez de Raquel fechar a temporada como artilheira, com 16 gols. Já em 2015, a artilheira foi Gabi Nunes, então no Centro Olímpico, tendo balançado a rede 14 vezes.

Millene Karine foi a maior goleadora do Brasileiro em 2016, com dez gols no Feminino A-1; à época, a atacante defendia o Rio Preto-SP. A única gringa a ser artilheira do torneio nacional foi Sole Jaimes, com 18 gols feitos em 2017, número recorde de gols na competição. A última jogadora a ostentar a marca de artilheira foi Dany Helena, do Flamengo, com 15 gols feitos em 2018.

Uma curiosidade: à exceção da argentina Sole Jaimes, todas as artilheiras do Brasileiro Feminino A-1 já passaram pela Seleção Feminina. Gabi Zanotti e Raquel estavam no grupo que levou o ouro dos Jogos Pan-Americanos de 2015, enquanto Millene Karine integrou o elenco campeão da Copa América 2018. Gabi Nunes e Dany Helena também já foram convocadas para defender o Brasil.

- Recordes de público

Iranduba 1 x 2 Santos - Jogo de ida da semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino Série A-1 2017 Casa cheia: Brasileiro Feminino é responsável por recordes de público da modalidade no país
Créditos: Bruno Kelly/ALLSPORTS

A cada ano, o futebol feminino conquista mais fãs pelo país. O Brasileiro Feminino A-1 já arrasta milhares de torcedores aos estádios pelo Brasil, como também é responsável por alguns recordes de público da modalidade.

Na semifinal de 2017 entre Iranduba e Santos , 25.371 compareceram à Arena da Amazônia para prestigiar o duelo. O confronto, que terminou 2 a 1 para as Sereias da Vila, entrou para a história como o maior público de um jogo entre clubes do futebol feminino nacional.

Ainda em 2017, por exemplo, o maior público da Vila Belmiro (casa do Santos-SP) na temporada foi na final do Feminino A-1. Há dois anos, o clássico decisivo contra o Corinthians teve cerca de 15 mil pessoas presentes, enquanto o melhor público masculino (Santos x The Strongest) teve 13.132 presentes.

- Clubes recebem suporte financeiro da CBF

CBF anuncia novas medidas de apoio aos clubes CBF custeia transporte, hospedagem e garante ajuda de custo financeira para clubes mandantes e visitantes
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Visando fortalecer o cenário do futebol feminino nacional, a CBF irá arcar com diversos custos do Brasileiro Feminino A-1, aliviando a saúde financeira dos clubes. As equipes irão receber benefícios de ordem financeira como passagens rodoviárias até distâncias de 500 km limitadas a 25 pessoas ou aluguel de ônibus, a critério do clube visitante.

Além disso, a entidade será responsável por fornecer as passagens aéreas, para delegações limitadas a 25 pessoas, para distâncias superiores a 500 km. Haverá, ainda, a cobertura das despesas de alimentação e hospedagem, para delegação visitante limitada a 25 pessoas, quando atuar fora da sua cidade-sede.

Nas partidas como visitante, cada clube irá receber a ajuda de custo de até R$5.000,00 (cinco mil reais). Já nas partidas realizadas em sua jurisdição, cada clube receberá valores de até R$10.000,00 (dez mil reais) para cobertura das despesas com arbitragem, ambulâncias, gandulas e exame-antidoping.

- Modelo de disputa

A competição ganhou novos moldes para o ano de 2019. Antes, os 16 clubes eram divididos em dois grupos de oito cada. Agora, todas as equipes integram uma mesma chave. Os oito melhores colocados se classificam à segunda fase, quando serão disputadas as quartas de final. A partir dessa etapa, os classificados serão definidos em jogos de ida e volta.

- Fim do gol qualificado e pênaltis

Santos 2 (3) x (4) 2 Ferroviária - segunda fase do Brasileiro Feminino A1 2018 Empate nos placares a partir das quartas do Feminino A-1 2019 levará decisão de vaga aos pênaltis
Créditos: Jonatan Dutra/AFE

Nada de critério do gol fora de casa! O critério de desempate não será mais usado a partir deste ano. Um empate na soma dos placares das quartas de final e/ou fases seguintes do Brasileiro Feminino A-1 leva a disputa aos pênaltis. 

- Mandos de campo

Na terceira e quarta fases (semifinal e final), a definição dos mandos de campo dos duelos de volta atende a três critérios. São eles: maior número de pontos ganhos em toda a competição (soma das fases); maior número de vitórias em toda a competição (soma das fases) e maior saldo de gols em toda a competição (soma das fases).

Se mesmo após todos os critérios, os clubes permanecerem empatados, o mando será definido através de sorteio.

- Olho no Mundial!

Não faltam motivos para 2019 ser um ano promissor para o futebol feminino nacional, mas o Brasileiro Feminino A-1 é um atrativo à parte. Além da briga pela taça em si, será possível prestigiar atletas como Andressinha, Dany Helena, Gabi Zanotti e Millene - para citar apenas algumas das craques que entrarão em campo.

O torneio ainda pode servir como vitrine para a Copa do Mundo Feminina, que será disputada em junho, na França. Um bom desempenho das jogadoras no Brasileirão A-1 pode render uma vaga no grupo da Seleção: nas últimas três convocações feitas pelo técnico Vadão, 19 atletas atuavam em território nacional.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics