Grêmio, Flamengo e Cruzeiro disputam última vaga no mata-mata do Brasileiro Feminino A-1

Grêmio, Flamengo e Cruzeiro disputam última vaga no mata-mata do Brasileiro Feminino A-1

Nesta quarta-feira, equipes entram em campo pela 15ª rodada da primeira fase. Resta apenas uma vaga, que ficará entre Grêmio, Flamengo e Cruzeiro.

Grêmio, Flamengo e Cruíro disputam última vaga na fase final do Brasileiro Feminio A-1 Grêmio, Flamengo e Cruíro disputam última vaga na fase final do Brasileiro Feminio A-1
Créditos: Fernando Alves/AGIF - Mariana Sá/CBF - Cruzeiro

A quarta-feira promete muita emoção na disputa do Brasileiro Feminino A-1. Pela 15ª rodada, a última da fase de classificação do campeonato, três times disputam uma vaga na próxima fase: Grêmio, Flamengo e Cruzeiro. Além disso, há ainda confrontos a serem definidos, com equipes que podem mudar de posição na tabela. Tudo se define nesta quarta, com transmissão no site da CBF e no Twitter.

Corrida pela última vaga


Os jogos

São Paulo x Grêmio - Marcelo Portugal, Cotia (SP) - 19h30 (site da CBF)

Flamengo x Avaí/Kindermann - Giulite Coutinho, Mesquita (RJ) - 19h30 (site da CBF)

Audax x Cruzeiro - Arena Barueri, Barueri (SP) - 19h30 (site da CBF)

Na matemática da luta pela última vaga, o Grêmio depende só de si. Com uma vitória no duelo contra o São Paulo, fora de casa, o Imortal se classifica. Em caso de empate, as gaúchas só não avançam se o Flamengo vencer o Avaí-Kindermann e tirar uma diferença de quatro gols de saldo. Se perder, o Grêmio precisará torcer contra Fla e Cruzeiro, que não poderiam vencer seus jogos. Quem passar entre os três deve enfrentar o Corinthians na próxima fase. O chaveamento só não será esse se o Grêmio vencer o São Paulo por uma improvável vantagem de nove gols, o que deixaria as paulistas na oitava posição. 

O Grêmio se classifica se:

- vencer;

- empatar e o Flamengo perder, empatar ou vencer por uma vantagem inferior a quatro gols;

- perder e Cruzeiro e Flamengo não vencerem;

O Flamengo se classifica se:

- vencer por quatro gols de diferença e o Grêmio empatar;

- vencer por qualquer resultado e o Grêmio perder;

O Cruzeiro se classifica se:

- vencer o Audax, em caso de, pelo menos, empate do Flamengo e derrota do Grêmio. Neste cenário, as Cabulosas precisariam ainda tirar uma diferença de sete gols de saldo para o Tricolor;

Dança das cadeiras no G-8


Os jogos


São Paulo x Grêmio - Marcelo Portugal, Cotia (SP) - 19h30 (site da CBF)

Flamengo x Avaí/Kindermann - Giulite Coutinho, Mesquita (RJ) - 19h30 (site da CBF)

Iranduba x Palmeiras - Arena da Amazônia, Manaus (AM) - 19h30 (site da CBF)

Minas Brasília x Internacional - Bezerrão, Gama (DF) - 19h30 (site da CBF)

São José x Ferroviária - Martins Pereira, São José dos Campos (SP) - 19h30 (site da CBF)

Como apenas quatro pontos separam o terceiro colocado do sétimo, pode haver ainda mudança de posições entre os times já classificados. Seguido de perto pela Ferroviária, o Internacional (3º) visita o Minas Brasília (12º), no Bezerrão, em Gama. As Coloradas têm um ponto a mais do que as Guerreiras Grenás, que vão até o Martins Pereira enfrentar o já eliminado São José (11º). O chaveamento define os confrontos da próxima fase. 

Separados por apenas um ponto, Avaí-Kindermann (5º), Palmeiras (6º) e São Paulo (7º) também podem mudar de posição na última rodada. As catarinenses somam 27 pontos e, com mais saldo do que o Inter, podem terminar a primeira fase até mesmo em terceiro. Com 26 pontos e 22 gols de saldo, a mesma marca da Ferroviária, para o São Paulo, é possível sonhar com uma classificação em quarto lugar, mesma aspiração do Palmeiras, que tem um ponto a mais, apesar do saldo bem pior (13 gols pró).

Os concorrentes

Internacional (3º lugar)*
- 30 pontos, 9 vitórias, 22 gols de saldo e 35 gols pró
- Pode terminar em: 3º a 6º

Ferroviária (4º lugar)*
- 29 pontos, 9 vitórias, 22 gols de saldo e 34 gols pró
- Pode terminar em: 3º a 7º

Avaí-Kindermann (5º lugar)
- 27 pontos, 8 vitórias, 28 gols de saldo e 38 gols pró
- Pode terminar em: 3º a 7º

Palmeiras (6º lugar)
- 27 pontos, 8 vitórias, 13 gols de saldo e 30 gols pró
- Pode terminar em: 3º a 7º

São Paulo (7º lugar)
- 26 pontos, 8 vitórias, 22 gols de saldo e 33 gols pró
- Pode terminar em: 4º a 8º

*em caso de empate em pontos, vitórias, saldo e gols pró, a vaga será decidida pelo número de cartões, que atualmente coloca a Ferroviária (19 CA/0 CV) em vantagem em relação ao Internacional (26 CA/1 CV).

Cumprindo tabela nos dois extremos


Os jogos

Vitória x Ponte Preta - Barradão, Salvador (BA) - 15h (site da CBF)

Corinthians x Santos - Parque São Jorge, São Paulo (SP) - 19h30 (Twitter @BRFeminino)

Dois jogos nesta rodada não terão qualquer efeito prático na tabela de classificação. Um deles é o  grande clássico entre Corinthians e Santos, líder e vice-líder da competição, respectivamente. Marcado para o Parque São Jorge, 19h30, este promete ser um jogaço, apesar das duas equipes estarem garantidas em suas posições para a próxima fase.

Mais cedo, no único jogo que não será disputado às 19h30 na rodada, Ponte Preta e Vitória duelam no Barradão, em Salvador. A partida marca o fim das duas piores campanhas desta campeonato. A Macaca e as Leoas ainda não pontuaram no Brasileiro e caíram antecipadamente para o Feminino A-2. Iranduba e Audax também já estão rebaixados.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports