Ferroviária e Corinthians se enfrentam na final da Libertadores

Ferroviária e Corinthians se enfrentam na final da Libertadores

Equipes reeditam a decisão do Brasileirão 2019, agora buscando o bicampeonato sul-americano

Final do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 Corinthians x Ferroviária Final do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 Corinthians x Ferroviária
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

O Estádio Olímpico de Atahualpa, no Equador, receberá a grande final da Copa Libertadores Feminina nesta segunda-feira, às 21h30. Reeditando a decisão do Campeonato Brasileiro 2019, Corinthians e Ferroviária lutam pela taça da competição. Esta é a primeira vez que dois brasileiros definem o título do torneio sul-americano.

A rivalidade entre os dois times tem crescido nesta temporada. Se enfrentando oito vezes, eles definiram o campeão do Brasileirão e o finalista do Campeonato Paulista. Agora, se encontram pela terceira e última competição da temporada, buscando fechar o ano com chave de ouro.

As campanhas até a final foram muito positivas para os dois lados. As Guerreiras Grenás terminaram a primeira fase na segunda posição do Grupo B, passando pelo Atlético Huila (COL), atual campeão, nas quartas de final. Nas semifinais, o time brasileiro eliminou o Cerro Porteño (PAR). O Timão chega à decisão invicto, passando em primeiro no Grupo C, derrotando o Santiago Morning (CHI) e o América de Cali (COL) nas fases seguintes. O grupo de Arthur Elias não perde desde 21 de março, ou 42 jogos.

Para esquentar ainda mais a disputa, quatro jogadoras das equipes finalistas estão na lista da técnica Pia Sundhage para os jogos preparatórios da Seleção Brasileira no Torneio Internacional na China. Letícia, Erika e Tamires, do Corinthians, e Aline Milene, da Ferroviária, vão vestir a amarelinha nos próximos compromissos do Brasil.

O Brasil tem um ótimo retrospecto em decisões da Libertadores. Quem vencer o duelo brasileiro será o segundo time a conquistar o bicampeonato da competição, se igualando ao Santos. Em dez edições anteriores, o país ficou fora da final apenas uma vez, conquistando sete títulos. O time de Araraquara levou a taça em 2015, enquanto as corinthianas conquistaram em 2017, quando ainda estavam em parceria com o Audax.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Itaú VIVO Guaraná Antártica Mastercard GOL CIMED Semp TCL FIAT 3 Corações Techno GYM STAT Sports