Brasileirão Feminino Neoenergia: Estreante em finais, Ricardo Belli exalta clima de rivalidade e valoriza conjunto do Palmeiras

Brasileirão Feminino Neoenergia: Estreante em finais, Ricardo Belli exalta clima de rivalidade e valoriza conjunto do Palmeiras

Técnico das Palestrinas reconhece o talento do adversário, Corinthians, e aponta versatilidade das jogadoras como fator positivo para a final.

Media Day - Brasileirão Feminino Neoenergia Media Day - Brasileirão Feminino Neoenergia
Créditos: Luiza Moraes / Staff images Woman / CBF

Em sua segunda participação no Brasileirão Feminino Neoenergia, o Palmeiras debuta na final do campeonato com uma das melhores campanhas da edição. No comando das Palestrinas está Ricardo Belli, que vem com o Alviverde desde o acesso do Feminino A-2 para a elite. Nesta sexta-feira (10), o técnico do Palmeiras participou do lançamento oficial da final do Brasileirão Feminino Neoenergia, na sede da CBF, e destacou o sentimento de disputar uma decisão deste tamanho.

Palmeiras e Corinthians é uma rivalidade centenária, histórica, a nível futebol no Brasil, e também é um grande clássico. Chegaram na final as duas melhores equipes, que mais pontuaram, tiveram os melhores saldos de gols e melhores defesas. As duas equipes merecem estar aqui hoje e as outras deram muito trabalho pra gente durante a competição”, destacou Belli.

Ricardo Belli assumiu o comando do Verdão no final da temporada de 2019, nas semifinais do Brasileiro Feminino A2. No ano seguinte, Belli foi responsável por guiar o Palmeiras em sua primeira temporada na elite nacional e chegou às semifinais, sendo derrotado justamente pelo Corinthians, que se tornou campeão. Agora, o treinador avança mais um patamar no clube e terá, na final, a oportunidade de uma revanche.

A decisão entre Corinthians e Palmeiras não acrescenta apenas um toque de rivalidade à decisão, como aponta para um efeito de causa e consequência entre times tradicionais do país. Para Ricardo Belli, o domínio do Corinthians foi um dos fatores que impulsionou o desenvolvimetno do futebol feminino no Palmeiras, que tem a chance de destronar o Timão na final.

“A rivalidade é sempre boa e sadia porque ela obriga todo mundo a melhorar e se esforçar cada vez mais para competir. Nós temos um elenco que é muito trabalhador, nossa comissão trabalha muito. Nossas atletas também colocam essa intensidade, que vocês acompanham nos jogos, e que acontece também nos treinamentos. Eu acho que a grande marca dessa equipe é o futebol coletivo”, comentou.

Media Day - Brasileirão Feminino Neoenergia Media Day - Brasileirão Feminino Neoenergia
Créditos: Luiza Moraes / Staff images Woman / CBF

Ricardo Belli defende que esse futebol coletivo foi o diferencial para que o Palmeiras evoluísse dentro da competição. Ao longo dos jogos, o treinador pode movimentar o elenco e explorar inúmeras escalações, dando rodagem para as jogadoras. Segundo Belli, o primordial para os bons resultados foi a versatilidade das atletas dentro de campo, característica defendida por ele no futebol.

“Futebol, hoje em dia, é muito inteligente e acaba que as jogadoras não cumprem apenas posição, elas também cumprem muitas funções. Acredito que é muito fruto da inteligência das nossas atletas e da entrega no dia a dia, por querer aprender novas funções e o futebol jogado hoje exige essa complexidade. Tenho certeza que o Corinthians estuda muito o Palmeiras assim como a gente sempre estuda o Corinthians e temos que estar sempre preparados e criando dificuldades para o adversário”, concluiu.

O clássico paulista será disputado em dois finais de semana. A primeira partida está marcada para o domingo (12), às 21h, no Allianz Parque, São Paulo (SP). O grande vencedor será definido no final do mês, no domingo 26 de setembro, às 20h, na Neo Química Arena, em São Paulo. Os dois duelos serão transmitidos pela Band, SporTV, Tik Tok do Brasileirão e Tik Tok do Desimpedidos.

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics