É clássico! Iranduba e Flamengo duelam pelo Feminino A-1

É clássico! Iranduba e Flamengo duelam pelo Feminino A-1

Clubes adicionam novo capítulo à rivalidade neste domingo (17), às 18h, na Arena da Amazônia. Retrospecto do confronto é favorável ao Flamengo

BRASILEIRAO FEMININO 2018 - CORINTHIANS X RIO PRETO BRASILEIRAO FEMININO 2018 - CORINTHIANS X RIO PRETO
Créditos: Mauro Horita/CBF

O Brasileiro Feminino A-1 mal começou, mas a torcida brasileira já terá um dos maiores clássicos da modalidade neste domingo! Às 18h (Brasília), o Iranduba recebe o Flamengo em duelo da primeira rodada, na Arena da Amazônia. O trio de arbitragem é composto pelo juiz Ivan da Silva Guimarães Junior, assistido por Elivane Trindade da Costa e Anne Kesy Gomes de Sá; todos são do Amazonas.​

Os números do confronto

Iranduba e Flamengo já se enfrentaram em quatro ocasiões na história do Brasileiro Feminino A-1. O retrospecto pesa em favor das rubro-negras: a equipe da Gávea tem dois triunfos, os demais jogos terminaram empatados. Um destes, inclusive, foi válido pelas quartas de final da edição de 2017 - à época, o confronto ganhou notoriedade por ter registrado o recorde de público do torneio (15 mil presentes). Posteriormente, Iranduba x Santos assumiu o posto de jogo com maior público do torneio nacional: 25.371 pessoas presentes na semifinal em Manaus (AM), também em 2017. 

Há favoritos para o clássico?
Não é só a torcida que está ansiosa! Antes da bola rolar, Igor Cearense falou à reportagem da CBF sobre suas expectativas para o confronto deste domingo. Para o treinador do Iranduba, que não vê favoritos para o confronto, o fator casa será o diferencial - o Hulk da Amazônia irá jogar diante de sua torcida, na Arena da Amazônia.

- Acredito que vai ser um grande jogo! A ansiedade existe e é inevitável, ainda mais por ser um clássico, logo com o Flamengo. É um grande clássico, um jogo muito esperado pelas duas equipes, mas acredito que não haja favoritos. Sabemos da responsabilidade que é estrear com vitória, sempre respeitando nosso adversário. Mas estamos jogando em casa, com apoio do nosso torcedor. Estamos muito felizes por esse momento e acredito que vai ser uma grande estreia. Vamos sempre buscando a vitória - revelou Cearense.

Por outro lado, o treinador Ricardo Abrantes preferiu manter a cautela e jogar o favoritismo para o lado adversário. O técnico do Flamengo vê o Iranduba em vantagem na Arena da Amazônia, mas garantiu que o clube rubro-negro irá tentar se impor, mesmo fora de casa.

- Como Flamengo/Marinha, sempre procuramos proporcionar um futebol de alto nível, (além do) crescimento e valorização da mulher e do futebol feminino. Sem dúvidas, o favorito é o Iranduba! Mas o Flamengo/Marinha sempre tenta incomodar - declarou Abrantes.

Veja mais: Guia do Brasileiro Feminino A-1: tudo sobre a elite do futebol nacional

Flamengo 2 x 2 Iranduba - 2ª fase Brasileiro Feminino A1 2017 Íranduba x Flamengo: duas vitórias rubro-negras e dois empates
Créditos: Marcos de Paula/ALLSPORTS

O panorama das equipes

O Iranduba trouxe sete reforços para integrar o elenco. São elas a goleira Quezia, a zagueira Victoria Cabral, as atacantes Paloma e Deise e a volante Danúbia, além da meia Yoreli Rincón e a lateral Jaylis Olivares - estas duas foram campeãs da Libertadores com o Atlético Huila (COL). Principal nome do plantel amazonense, Andressinha renovou com o Hulk da Amazônia para o Brasileirão.

Já o Rubro-Negro manteve a base do elenco que foi terceiro colocado no Feminino A-1 de 2018. Foram feitas apenas duas contratações pontuais para a temporada: as meio-campistas Carol Matos (vinda do 3B da Amazônia) e Sâmia Pryscila (contratada junto ao São José-SP). Artilheira do Brasileirão do ano passado, Dany Helena segue como um dos nomes de peso do plantel da Gávea.

Treinadores enaltecem acordo entre CBF e Twitter

Na última sexta-feira (15), a CBF anunciou uma parceria com a rede social, que garante a transmissão ao vivo de uma partida por rodada da fase de grupos, quartas de final e semifinal. Os dois jogos da decisão também serão transmitidos.

A novidade foi celebrada por Igor Cearense, que enalteceu a maior proximidade entre público e equipes a partir das transmissões ao vivo. Para o técnico, o Feminino A-1 terá mais visibilidade com o acordo, servindo ainda como ferramenta para as comissões técnicas pelo país.

- O acordo entre a CBF e o Twitter é muito importante. A transmissão vai ser fundamental para o Campeonato, para as atletas e a comissão técnica. É cada vez mais visibilidade. O torcedor vai poder conhecer cada vez mais o torneio, (ver) as equipes de perto. Ficamos muito felizes - analisou o comandante.

Já Ricardo Abrantes, técnico do Flamengo, agradeceu à CBF pela parceria com o Twitter.

- A CBF, como sempre, está procurando priorizar e evoluir com o futebol feminino, buscando sempre alternativas. Parabéns ao Marco Aurélio Cunha, Romeu (Castro, supervisor de futebol feminino da CBF) e todos os envolvidos - disse.

Demais jogos da rodada
No sábado (16), São José-SP, Corinthians e Audax-SP venceram seus compromissos (e todos fora de casa!) pela estreia do Feminino A-1 - a tabela completa está disponível para consulta no site da CBF.

Também neste domingo (17), Vitória-PE x Internacional e Santos x Foz Cataratas-PR medem forças às 15h (Brasília). Já às 16h, o Kindermann-SC recebe a Ferroviária. Fechando a rodada na quarta-feira (20), às 15h, o São Francisco-BA encara Sport no estádio Junqueira Ayres.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser