Decisão pode coroar um bicampeão ou ter título inédito

Decisão pode coroar um bicampeão ou ter título inédito

Na retal final do Brasileiro, entram em campo Flamengo, Ferroviária e Rio Preto querem segundo título e o Timão busca matar a sede pelo primeiro campeonato

Flamengo x Corinthians pela semi-final do Brasileirão Feminino série A-1 Flamengo x Corinthians pela semi-final do Brasileirão Feminino série A-1
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Finalmente chegou o momento de saber quem decide o Campeonato Brasileiro Feminino 2018. A bola rola quarta-feira (10) e quinta-feira (11) pelos jogos da volta das semifinais da competição e a disputa entre Flamengo e Corinthians na casa do Rubro Negro e o duelo entre Ferroviária e Rio Preto na Fonte Luminosa podem desenhar uma final especial. A taça do Brasileiro este ano, pode coroar um bicampeão ou dar o título inédito para o Timão, que ainda não levantou a taça desde a primeira edição em 2013.

Flamengo

O clube do Ninho do Urubu é o único carioca que levou o título do Brasileirão Feminino. A conquista foi em 2016 e na edição deste ano, saiu na frente pela busca do bicampeonato após derrotar o Corinthians por 2 a 1 no jogo de ida, na Gávea. O Flamengo construiu uma trajetória de muitos gols no Brasileiro 2018 e lidera a artilharia do campeonato, com a atacante Dany Helena, que foi às redes em 15 oportunidades. Entre os semifinalistas, o carioca se destaca com o maior número de gols, são 39 desde o início da competição. Em 2016, após perder para o Rio Preto por 1 a 0, no jogo de ida, no Rio, o Flamengo reverteu o duelo decisivo, ao vencer as campeãs de 2015 por 2 a 1, em São José do Rio Preto (SP). As rubro-negras saíram campeãs, pelo critério de desempate dos gols qualificados marcados fora de casa (2 a 1). E, agora, em busca do segundo título do Brasileirão Feminino, as meninas do Fla podem enfrentar novamente o Rio Preto, que disputa com a Ferroviária uma vaga na final. Esse cenário deu a taça às cariocas em 2016.

Corinthians

Já o Timão, ainda não tem o título em sua história, mas chegou à decisão em 2017 e quer, novamente, avançar com toda a força esse ano e levar a competição dessa vez. Após 16 rodadas invictas, o Alvinegro experimentou a derrota pela primeira vez no ano contra o Rubro-Negro. O paulista desenhou uma performance positiva no Brasileiro, foi o clube que mais venceu partidas no campeonato e mesmo em desvantagem, pode reverter o cenário ao jogar em casa contra o Rubro-Negro nesta quinta-feira (11). Desde a primeira edição do Campeonato Brasileiro Feminino, em 2013, o Corinthians não havia disputado as partidas da reta final da competição, mas no ano passado, mudou esse quadro, além de chegar à final, foi o clube que mais goleou, foram oito partidas e ainda teve o melhor ataque, com 54 gols marcados durante o campeonato. A partida de volta entre Corinthians e Flamengo define o grande finalista nesta quinta-feira (11), às 20h30, no Parque São Jorge, em São Paulo. 

Ferroviária

A campeã de 2014 também segue na corrida em busca do segundo título do Brasileirão e duela com o Rio Preto para conquistar a vaga na decisão. O clube de Araraquara, do interior paulista, entra em campo com as meninas da Vila Universitária sem vantagens para nenhum dos lados por conta do empate no jogo de ida, em casa. Foi difícil para os dois lados, a Ferroviária apostava na posse de bola e o Rio Preto investia na forte marcação. A partida parecia que terminaria sem gols, mas Ludmila abriu o placar para a Locomotiva aos 42 minutos, mas, no minuto seguinte, Maria aproveitou uma falha da defesa da Ferroviária e empatou a partida. O encontro das semifinalistas será nesta quarta-feira (10), e em caso de um novo empate a decisão vai para as cobranças de pênaltis. Em 2014, as meninas protagonizaram uma chuva de gols nos jogos da final contra o Kindermann. Na última partida, venceram por 5 a 3, e pela primeira vez e invictas na competição, levaram o troféu. Os gols que deram o título para as Guerreiras Grenás foram marcados duas vezes por Raquel, e outras duas por Adriane Nenê e o quinto foi de Rafaela Travalão.

Rio Preto

Não é raro ver as donas do título de 2015, na reta final de um campeonato e no Brasileirão Feminino A1 deste ano mantiveram essa tradição. O Glorioso da Vila Universitária chegou à semifinal em cinco das seis edições da competição, e na campanha de 2018, também quer conquistar o bicampeonato. O tradicional da cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, construiu campanhas triunfantes durante as seis edições do Campeonato Brasileiro. Em 2015, as meninas do Rio Preto foram campeãs pela primeira vez e no ano seguinte chegaram à final com o melhor ataque e artilharia. No ano no título, após ter vencido o São José na partida de ida por 1 a 0, a equipe rio-pretense foi campeã com um empate que garantiu a conquista inédita para o clube. Com força total, o Rio Preto dá o ultimo passo rumo à vaga na decisão nesta quarta-feira (10), no Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto, às 15h.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics