Brasileiro Feminino A-1 2021: estreante, Bahia quer mostrar a força das mulheres de aço

Brasileiro Feminino A-1 2021: estreante, Bahia quer mostrar a força das mulheres de aço

Depois do acesso conquistado na Série A-2, o clube baiano quer mostrar sua força se consolidando na elite do futebol tanto no feminino quanto no masculino.

Bahia estreia no Brasileirão Feminino A-1 Bahia estreia no Brasileirão Feminino A-1
Créditos: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Bahia quer estrear com o pé direito no Brasileiro Feminino 2021. Neste ano, o projeto, que foi muito abraçado pelo clube, chega à sua primeira participação na divisão de elite. As Mulheres de Aço conquistaram a vaga com uma bela campanha no Feminino A-2 na temporada passada.

Das onze titulares da campanha do acesso, o técnico Igor Morena contará com oito jogadoras que já estão integradas à sua filosofia de trabalho. O Esquadrão também conta com promessas do futebol feminino, como a goleira Anna Bia e a lateral Nines, já convocadas pelo técnico Jonas Urias para a Seleção Feminina Sub-20, além da atacante Ellen e da meia Jordana.

Único clube do Nordeste no A-1, o Bahia sabe da responsabilidade de representar o amor nordestino na competição nacional. A estreia será justamente diante do Botafogo, adversário que eliminou a equipe na semifinal da Série A-2 2020. A bola rola neste domingo (18), às 15h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, com transmissão do MyCujoo e CBF TV. 

Bahia


Esporte Clube Bahia
Estádio: Estádio Roberto Santos (Pituaçu)
Técnico: Igor Morena
Feminino A-2 2020: semifinais
Melhor campanha: estreante

A estreia

18 de abril (domingo)

15h - Botafogo x Bahia - Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão: site da CBF/MyCujoo

O comandante

O técnico Igor Morena tem suas raízes no futebol do Baêa, como o clube é carinhosamente chamado. Em agosto de 2019, assumiu pela primeira vez o comando de uma equipe feminino. Com as Mulheres de Aço, liderou o time na conquista do título invicto do Campeonato Baiano 2019. No ano seguinte, obteve um dos objetivos na Série A-2: o acesso à divisão de elite.

Antes de ser técnico do time feminino, Morena foi preparador físico do clube e campeão estadual em todas as categorias no masculino: Sub-15, Sub-17 e Sub-20, além do profissional masculino. Outro fato que torna a trajetória no Bahia ainda mais especial, o treinador também esteve no  acesso do time masculino pra Série A, em 2010, atuando na preparação física.

A craque

Na campanha de 2020 no Brasileirão Feminino A-2, Ellen foi vice-artilheira do Esquadrão, com 5 gols anotados. Com a camisa tricolor, participou também da campanha que levou o título do Campeonato Baiano, em 2019, e neste ano, espera fazer bonito mais uma vez integrando as Mulheres de Aço. Aos 23 anos, soma passagens pelo arquirrival, o Vitória-BA, também pelo São Francisco do Conde-BA. 

No Brasileiro Feminino A-2, Ellen foi a vice-artilheira do Esquadrão de Aço com 5 gols marcados No Brasileiro Feminino A-2, Ellen foi a vice-artilheira do Esquadrão de Aço com 5 gols marcados
Créditos: Felipe Oliveira / EC Bahia

Olho nela!

A força das Meninas de Aço passa também pelas luvas de Anna Bia. Com 1,76 de altura, a goleira teve uma média de 0,45 gols sofridos na campanha do Brasileiro Feminino A-2. Apesar da pouca idade, atualmente com 20 anos, Anna soma passagens pelo Centro Olímpico-SP, onde foi bicampeã da Taça Cidade de São Paulo, e pela Chapecoense, onde foi vice-campeã catarinense, antes de se chegar ao Bahia. Além disso, a arqueira soma passagens pela Seleção Brasileira Feminina Sub-20.

Tabela do Bahia

1ª rodada
Botafogo x Bahia

2ª rodada
Bahia x Internacional 

3ª rodada
Napoli x Bahia

4ª rodada
Bahia x Ferroviária 

5ª rodada
Bahia x Flamengo 

6ª rodada
Real Brasília x Bahia

7ª rodada
Grêmio x Bahia

8ª rodada
Bahia x São José

9ª rodada
Palmeiras x Bahia 

10ª rodada
Bahia x Santos

11ª rodada
Corinthians x Bahia

12ª rodada
Bahia x Avaí/Kindermann 

13ª rodada
Minas Brasília x Bahia 

14ª rodada
Cruzeiro x Bahia 

15ª rodada
Bahia x São Paulo

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antártica VIVO Itaú Mastercard Voe GOL CIMED Semp TCL FIAT Pague Menos Café 3 Corações Techno Gym Stat Sports Kin Analytics