Brasileirão Feminino Neoenergia: Santos usa experiência e juventude para avançar na competição

Brasileirão Feminino Neoenergia: Santos usa experiência e juventude para avançar na competição

Sereias da Vila enfrentam o Corinthians nos dias 27 de agosto e 3 de setembro pela semifinal da competição

Santos vai em busca do segundo título no Brasileirão Feminino Santos vai em busca do segundo título no Brasileirão Feminino
Créditos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

O Santos é um dos clubes-referência na formação de jovens atletas. Conhecido pela excelência nas categorias de base, a equipe pretende mesclar a juventude de Gi Fernandes com a experiência de Cristiane para chegar à final do Brasileirão Feminino Neoenergia. Confira a jornada das Sereias da Vila na competição:

Retrospecto das Sereias da Vila

O clube santista participa do campeonato desde 2015, um ano depois do relançamento da competição, que aconteceu em 2014. Dois anos depois, o Peixe conquistou o primeiro título. Na ocasião, a equipe venceu o Corinthians por 1 a 0 na final do Brasileirão na Arena Barueri. O gol da partida foi marcado por Sole Jaimes. 

Em 2022, as Sereias da Vila fizeram a pior campanha desde sua estreia na competição. O time não conseguiu classificação para as oitavas de final, ficando atrás do Grêmio por 1 ponto. No entanto, este ano, tem um dos melhores desempenhos do torneio. Em 17 jogos, a equipe santista acumulou 32 pontos durante a fase de grupos e venceu o Flamengo com dois placares elásticos: 4 a 1 em ambos os jogos de ida e volta das quartas.

Final Brasileiro Feminino A-1 2017 - Corinthians 0 x 1 Santos - Arena Barueri O Santos venceu o Brasileirão Feminino em 2017
Créditos: Marcelo Pereira/AllSports

O comandante

Kleiton Lima tem uma longa história vitoriosa com o Santos. Sua primeira passagem foi no início dos anos 2000. Com as Sereias, ele conquistou a Copa Mercosul (2006) e a Liga Nacional (2007), além da Copa Libertadores da América (2009 e 2010), Copa do Brasil (2008 e 2009) e do Campeonato Paulista (2007 e 2010). Na Canarinho, ele levou a Seleção Feminina à conquista da Copa América Feminina de 2010. 

Desde que voltou ao clube em 2022, Kleiton tem um bom retrospecto. O técnico foi finalista do Campeonato Paulista do ano passado, sendo superado pelo Palmeiras por 2 a 1 na decisão. No Brasileirão, tem a segunda defesa menos vazada da competição. Ao todo, foram 32 gols marcados e apenas 10 sofridos.

Kleiton Lima retomou o comando do Santos em 2022 Kleiton Lima retomou o comando do Santos em 2022
Créditos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

A artilheira

A artilharia do Santos nesta edição é dividida por duas craques: Ketlen e Cristiane, ambas com oito gols até aqui. No entanto, Ketlen é a jogadora com mais gols na história das Sereias da Vila. Ao todo são 185 em 323 jogos com a camisa santista. No Brasileirão ela acumula 62 tentos e nesta edição pode se tornar a jogadora com mais gols na competição. Ela está atrás apenas de Byanca Brasil, que fez 66.

Ketlen pode se tornar a maior artilheira do Brasileirão Feminino em 2023 Ketlen pode se tornar a maior artilheira do Brasileirão Feminino em 2023
Créditos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Próximo confronto

No dia 27 de agosto, o Santos recebe o Corinthians, atual campeão da competição, às 10h30, na Vila Belmiro, em Santos (SP). O Clássico Majestoso contará com a transmissão ao vivo da TV Globo e SporTV. A volta será na casa das Brabas. As equipes se enfrentam no dia 3 de setembro, às 10h30, no Parque São Jorge, em São Paulo (SP).

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL SEMP TechnoGym StatSports Kin Analytics Globus Italian Excellence