Brasileirão Feminino Neoenergia: Campeão de 2022, Corinthians vai em busca do pentacampeonato

Brasileirão Feminino Neoenergia: Campeão de 2022, Corinthians vai em busca do pentacampeonato

Brabas do Timão enfrentam o Santos nos dias 27 de agosto e 3 de setembro pela semifinal da competição.

Corinthians joga contra o Flamengo e tenta se manter na liderança Atual campeão da competição, encara o Santos no dia 27 de agosto pelo primeiro jogo das semifinais
Créditos: Adriano Fontes/CBF

O Corinthians é a equipe que mais conquistou títulos no Brasileirão Feminino. Ao todo, o Timão venceu quatro vezes a principal competição do país, além de ter conquistado duas Supercopas, três CONMEBOL Libertadores e três edições do Paulistão. Este ano, a equipe paulista busca repetir esse feito e ir em busca do pentacampeonato. Confira a trajetória das Brabas.

Retrospecto das Brabas

O Corinthians estreou na competição em 2016 em uma parceria com o Audax, que durou até 2017. O ano seguinte marcou o início de uma hegemonia que perdura até hoje. Há cinco anos, as Brabas do Timão estão presentes em todas as finais do Brasileirão Feminino. Ao todo, a equipe é a única tetracampeã da competição com os títulos de 2018, 2020, 2021 e 2022. 

Nesta edição, o Corinthians possui o ataque e a defesa mais eficientes do torneio. Em 17 partidas disputadas, a equipe acumulou 14 vitórias e um empate, assinalando impressionantes 59 gols a favor e apenas 11 contra.

Final do Brasileirão Feminino Neoenergia: Corinthians x Internacional As Brabas conquistaram o tetracampeonato em 2022
Créditos: Thais Magalhães/CBF

O comandante

No comando da equipe há sete anos, Arthur Elias conquistou seu primeiro troféu na Copa do Brasil Feminina, em 2016. De lá pra cá, são 14 campeonatos e um recorde reconhecimento mundial pelo Guinnness Book, em 2019, com a maior sequência de vitórias de uma mesma equipe. No total, foram 34 triunfos em sequência. Além disso, foi eleito o melhor treinador do Brasileirão Feminino por quatro anos: 2018, 2020, 2021 e 2022.

Arthur Elias acumulou títulos à frente do Corinthians Arthur Elias foi eleito o melhor treinador por quatro anos consecutivos
Créditos: Staff Images Woman/CBF

As artilheiras

Victória Albuquerque e Jheniffer dividem a artilharia do Corinthians cada uma com oito gols. Entretanto, Vic é a maior goleadora da equipe, tendo marcado 80 tentos com a camisa alvinegra. A atacante desempenhou um papel fundamental na conquista do título de 2021, quando marcou um gol de bicicleta na vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, no primeiro jogo da final. Somente no Brasileirão, a jogadora balançou as redes em 35 oportunidades.

Vic Albuerque é uma das artilheiras do Corinthians na competição Vic Albuerque é uma das artilheiras do Corinthians na competição
Créditos: Rebeca Reis/Staff Images Woman

Próximo confronto

No dia 27 de agosto, o Corinthians encara o Santos pelo jogo de ida da competição na Vila Belmiro, em Santos (SP), às 10h30. A partida contará com transmissão ao vivo do SporTV e TV Globo. 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL SEMP TechnoGym StatSports Kin Analytics Globus Italian Excellence