Trunfos do Brasileiro Feminino: Bárbara, do Avaí/Kindermann

Trunfos do Brasileiro Feminino: Bárbara, do Avaí/Kindermann

Goleira da Seleção Brasileira, a jogadora aponta evolução da equipe de Santa Catarina e vai para sua sexta temporada no clube

Seleção Feminina goleia o Canadá por 4 a 0 no Torneio Internacional da China. Bárbara Seleção Feminina goleia o Canadá por 4 a 0 no Torneio Internacional da China. Bárbara
Créditos: Daniela Porcelli/CBF

A campanha do Avaí/Kindermann na temporada passada aumentou a confiança de Bárbara para 2020. Depois da terceira colocação no Brasileirão Feminino A-1, a goleira começa o ano com altas expectativas para, quem sabe, conquistar sua primeira taça da competição. Feliz por jogar em seu país em um momento de tantas mudanças para a modalidade, a camisa 1 da Seleção Brasileira lembrou da importância de se destacar, principalmente em ano de Jogos Olímpicos.

- É sempre uma expectativa positiva. Estou no Kindermann há quatro anos e estamos crescendo cada vez mais. Terminamos o campeonato em terceiro no ano passado e esperamos ainda mais. Esse ano temos que chegar em uma final e sermos campeãs. Temos muito investimento e trabalho, então a expectativa é chegar ao lugar mais alto do pódio. Temos muitas atletas chegando para reforçar, um elenco maior. Sabemos que precisamos melhorar, trabalhar mais e vamos fazer isso em 2020. Queremos estar no nosso melhor momento no fim do campeonato, sempre junto com a torcida. Precisamos do incentivo deles, principalmente contra clubes difíceis. São eles que nos dão forças quando já estamos cansadas. Tenho certeza que vamos sair vitoriosas.

Bárbara passou cinco temporadas atuando fora do país, passando por Itália, Suécia e Alemanha. Com passagens pelo Kindermann em 2014, a jogadora voltou em 2017 e agora se sente em casa após quatro anos com a camisa do clube catarinense.

- Para mim é muito importante estar no meu país. O último ano que joguei fora foi na Alemanha (2014). Passei rapidamente aqui no Kindermann em 2014 e recebi a proposta para voltar após as Olimpíadas de 2016. Desde então permaneço aqui com o elenco e tenho muito a agradecer pelas portas que se abriram para mim, pela oportunidade de trabalho que tive, de hoje poder representar uma camisa tão reconhecida. Ter essa visibilidade em um clube de camisa é sempre muito bom, pois conseguimos trabalhar profissionalmente, sendo reconhecidas pelo que fazemos.

"A expectativa é chegar ao lugar mais alto do pódio"

Crescendo cada vez mais

Em ano de Jogos Olímpicos, cada partida será importante para mostrar seu trabalho aos torcedores e a técnica Pia Sundhage. Visando seguir defendendo a Seleção Brasileira Feminina e ser titular em mais uma Olimpíada, Bárbara exaltou o calendário brasileiro e frisou a importância de dar o seu melhor.

- É incrível o crescimento. Sabemos que ainda precisa melhorar, pois prezamos por um calendário anual, com mais dias de jogos. Nós que somos profissionais queremos trabalhar, o descanso vem depois. Eu não tenho a taça do Brasileiro ainda e almejo isso. Fui a melhor goleira do Brasileirão em 2018, então esse ano quero estar novamente em destaque, levando meu time junto para o lugar mais alto do pódio. Sabemos que estamos crescendo, mas precisamos de mais. O calendário é extenso esse ano, pois temos Libertadores, Brasileirão e Olimpíada. Temos que focar nessas competições e nos doar ao máximo. Como atletas, precisamos nos cuidar bastante para estarmos bem em todos os campeonatos.

Após a Copa do Mundo de 2019, o futebol feminino ganhou ainda mais atenção. Neste ano, pela primeira vez, todos os jogos do Brasileirão A-1 terão transmissão, divididas entre Band, Twitter e MyCujoo. A goleira enalteceu o momento vivido pela modalidade.

- A visibilidade está vindo, os campeonatos e o crescimento da modalidade também. A questão das categorias de base e da Série A-2 também, já que temos muitos times disputando. Hoje temos jogadoras da Seleção Brasileira que estavam fora ganhando mais voltando ao Brasil para ajudar os clubes, sendo mais vistas. O futebol feminino está crescendo e temos que aproveitar tudo isso, tanto as atletas, quanto os clubes e o campeonato.

Trunfos do Brasileiro Feminino 


Começou o Campeonato Brasileiro Feminino A-1! Cada um dos 16 times sonha com o título nacional. A série "Trunfos do Brasileiro Feminino" traz alguns dos principais destaques da competição. Aquelas que concentram a esperança de torcidas, que representam o clube com amor, técnica e suor dentro de campo. Para isso, a CBF selecionou um trunfo de cada equipe que disputará o Brasileiro Feminino A-1 e pediu para elas próprias montarem suas cartas. 

Confira como ficou a carta de Bárbara, do Avaí/Kindermann!

Bárbara, trunfo do Avaí/Kindermann no Brasileiro Feminino Bárbara, trunfo do Avaí/Kindermann no Brasileiro Feminino
Créditos: CBF

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser