Avaí/Kindermann x Internacional marca encontro entre Bruna Benites e Bárbara nas Quartas de Final do Brasileirão Feminino A-1

Avaí/Kindermann x Internacional marca encontro entre Bruna Benites e Bárbara nas Quartas de Final do Brasileirão Feminino A-1

Clubes começam o duelo pela vaga nas semifinais na quarta-feira (28), às 17h, na Ressacada.

Bruna Benites e Bárbara se enfrentam pela vaga na semifinal do Brasileirão Feminino Bruna Benites e Bárbara se enfrentam pela vaga na semifinal do Brasileirão Feminino
Créditos: Bárbara (Andrielli Zambonin/Avaí-Kindermann) e Bruna Benites (ACS)

O Avaí/Kindermann recebe o Internacional nesta quarta-feira (28), às 17h, na Ressacada, em Florianópolis (SC), pelo primeiro confronto das quartas de final do Brasileirão Feminino A-1. Além de começar a definir quem avança na competição, a partida reserva o reencontro da goleira Bárbara com a zagueira Bruna Benites, jogadoras que atuaram juntas no Foz Cataratas em 2011 e vestem a Amarelinha com frequência.

Em um bate-papo para o site da CBF, Bruna Benites, zagueira do Internacional, e Bárbara, goleira do Avaí/Kindermann relembraram alguns momentos da trajetória da amizade delas, a expectativa para o jogo e o nível de competitividade da edição 2020. Além disso, as atletas avaliaram o caminho para o título do Brasileirão Feminino A-1.

Amizade que ultrapassa camisas


Apesar de dividirem o setor defensivo da Seleção Brasileira há bastante tempo, não foi na Granja Comary que a amizade de Bruna e Bárbara começou. Em 2011, as jogadoras fizeram parte do elenco do Foz Cataratas, clube da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, e criaram um elo de admiração que perdura até os dias de hoje.

Bruna não hesita em reconhecer a qualidade do Avaí/Kindermann na competição e atribui isso como consequência do trabalho que o clube faz no futebol feminino há muitos anos. Dentro do elenco forte que a equipe catarinense tem, ela destaca o que considera mais valioso na goleira Bárbara.

“Tudo que a Bárbara vai fazer, ela faz com a máxima intensidade possível. Nos treinos ela trabalha muito, se dedica muito, está sempre querendo fazer mais, querendo saber de algo em que possa melhorar. É uma atleta que ajuda muito dentro de campo porque orienta e fala bastante. Acredito que uma das características mais impressionantes que ela tem é essa vontade de estar sempre querendo mais, ela sempre quer fazer o melhor, sempre quer treinar mais, sempre quer fazer as coisas da melhor maneira possível. É bastante competitiva, não gosta de perder. E isso é admirável, na minha opinião”, admitiu Bruna Benites.

Bárbara e Bruna Benites no Foz Cataratas Bárbara e Bruna Benites no Foz Cataratas
Créditos: Foz Cataratas/Divulgação

O Avaí/Kindermann não perdeu nenhuma partida em casa na fase classificatória e entende que o Internacional vai partir com tudo a fim de acabar com esse retrospecto. Apesar de ser zagueira, a atuação de Bruna dentro de campo chama a atenção da arqueira mandante. De acordo com a análise de Bárbara, é preciso fortalecer a marcação na “baita zagueira” durante as jogadas paradas, ela ainda aproveitou para fazer uma previsão do futuro da amiga com a Amarelinha.

“Conheço muito bem a Bruna Benites. A gente se manteve juntas por muito tempo, teve dois anos de clube (Foz Cataratas) fora a temporada que a gente tem dentro da Seleção.Ela é uma baita zagueira. Tenho certeza que vai ser a primeira a ser convocada para ser titular da Seleção ano que vem nas Olimpíadas. Por mais que ela seja um pouco magra, ela é forte, alta e muito potente. É uma atleta excepcional, não tenho o que questionar da Bruna. No jogo, o meu medo são as jogadas paradas, porque ela é boa no cabeceio e é preciso colocar alguma atleta individual para marcar”, revelou a goleira do Avaí/Kindermann.

História de nove anos


Entre as convocações que elas já dividiram com a Amarelinha, a mais marcante para Bruna foi a dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Ela e Bárbara ficaram um longo período reunidas na Granja Comary com o restante do elenco para os treinamentos para a competição. Naquele mês de junho, as jogadoras e comissão técnica tiveram a ideia de realizar uma festa junina para distração antes da viagem. Com direito a fantasia, comidas típicas e muita música, o CT do Brasil aproveitou muito bem a festa. Bárbara se fantasiou de caipira para ser o par de Bruna e acabou surpreendendo a colega.

“Ela estava de menino e estava com uma camisa rosa, uma peruca laranja, muito engraçado. Na hora que eu vi, eu comecei a rir. Eu não sabia como ela iria se vestir, porque ninguém tinha combinado nada e aí ela me aparece lá com uma camisa rosa, uma peruca laranja...Não só ela, mas tinham várias meninas que estavam meio engraçadas. É uma das situações assim que eu me lembro e foi um momento descontraído ali porque a gente estava prestes a viajar para a Olimpíada. Foi um momento gostoso que eu guardo com carinho,” recordou a zagueira do Internacional.

Dentre as memórias mais emocionantes dos nove anos de amizade, Bárbara separa um favor que a amiga fez durante a Libertadores de 2012, sediada no Recife. A arqueira ficou de fora devido a uma cirurgia nos seios em que se submeteu e precisou de ajuda para trazer o seu cachorro Lupy para o Recife e foi aí que Bruna Benites apareceu com a solução.

“Como eu não estaria viajando com as meninas, a única opção que eu tive foi mandar o meu cachorro pela Bruna. A gente convivia muito, passávamos bastante tempo juntas. E ela viajou todo o trajeto Foz do Iguaçu, São Paulo e Recife com ele, dando atenção e cuidando muito bem. Foi um momento muito importante para mim e ela conseguiu levar o Lupy e entregar para a minha família no aeroporto”, contou Bárbara.

De olho no título

O primeiro objetivo do Avaí/Kindermann e do Internacional foi alcançado: conquistar a classificação. Agora, as duas atletas compreendem que o caminho para erguer o troféu é mais delicado, levando em consideração que o Brasileirão Feminino está mais disputado este ano.

“De todas as edições do Brasileirão, essa, com certeza, é a mais equilibrada. E uma prova disso é só a gente olhar para a tabela e ver como que foi a fase de classificação: uma diferença muito pequena de pontos entre uma equipe e outra. E isso é bom porque as pessoas que estão acompanhando, estão gostando, estão elogiando e a gente acaba atraindo mais público e mais audiência. Desperta nas pessoas um interesse na modalidade e beneficia todo mundo. Eu acho que a competição está bem elaborada e a cada ano que passa vai ficar melhor ainda”, finalizou Bruna Benites.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semp Technogym Core Laser