Brasileiro Feminino Sub-18 é pontapé inicial para atletas disputarem primeira competição oficial

Brasileiro Feminino Sub-18 é pontapé inicial para atletas disputarem primeira competição oficial

Competição foi uma oportunidade para as equipes apostarem nas categorias de base do futebol feminino. Atletas tiveram a chance de jogar em grandes estádios

Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18: Iranduba x Paysandu Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18: Iranduba x Paysandu
Créditos: Laura Zago

O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 já tem as duas primeiras equipes classificadas para a segunda fase da competição. Pelo grupo D, o Fluminense terminou na primeira colocação e está classificado. Já o Vasco da Gama, líder do grupo F,  também já está confirmado na próxima etapa. Após cinco rodadas, os dois grupos já encerraram as disputas da primeira fase.

A competição foi uma oportunidade para as equipes brasileiras apostarem nas categorias de base do futebol feminino. Mais do que resultados,  nos jogos as atletas tiveram a chance de vivenciar novas experiências.

Jogando em casa, em Belém, Pará, o Paysandu e o Pinheirense terminaram em terceiro e quarto lugares respectivamente. Na última rodada, as duas equipes chegaram sem chances de classificação para a segunda fase, mas isso não tirou a vontade e a garra das jogadoras, que se orgulham da participação inédita na competição. 

Veja também: De Acari para o Gigante da Colina, conheça a história de Kaylane

- Foi muito gratificante preciso agradecer muito por essa oportunidade, principalmente a Deus. Foi o meu primeiro gol na competição, foi emocionante. A gente vem jogando com muita garra e determinação e honramos a camisa do Paysandu - conta Camila, lateral do Paysandu. 

 

A competição possibilitou também que jovens atletas atuassem em grandes palcos do futebol brasileiro, como a Arena Pernambuco, em Recife, e o Mangueirão, em Belém.  Para muitas foi a estreia nestes estádios.

- Queria muito agradecer pela oportunidade que foi disputar essa competição. Quem não sonha em disputar um Campeonato Brasileiro? Foi a primeira vez que pisei no Mangueirão, e eu fiquei emocionada porque nunca tinha vindo e agora disputei um Brasileiro aqui, estou emocionada - conta Evelin, goleira do Pinheirense. 

Equipe do Pinheirense no Campeonato Feminino Sub-18 Equipe do Pinheirense no Campeonato Feminino Sub-18
Créditos: Laura Zago

Sobre a competição:

O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 é uma iniciativa da CBF para suprir uma carência da modalidade no país, e se torna a primeira competição de base do futebol feminino criada e organizada pela entidade. A escolha da categoria sub-18 vem para atender as necessidades dos elencos das equipes brasileiras e servir melhor a Seleção Brasileira nas categorias juvenis.

Na primeira fase, as equipes são divididas em seis grupos com quatro times. Os jogos acontecerão entre 9 a 24 de julho com todos jogando entre si, em turno e returno dentro do próprio grupo, em uma sede única. Os grupos D e F que iniciaram antes são os únicos que já encerraram os jogos

Formato:

O campeonato é dividido em quatro fases. Na primeira, os 24 clubes classificados serão divididos em seis grupos (de 1 a 6), com quatro equipes cada. Classificam-se para a fase seguinte, os primeiros colocados de cada chave e os dois melhores segundos colocados no geral. Nessa primeira fase, todos os times jogarão entre si, em turno e returno dentro do próprio grupo, em uma sede única. 

Campeonato Feminino Sub-18: Bahia x Minas Icesp Campeonato Feminino Sub-18: Bahia x Minas Icesp
Créditos: David Pena/Minas Icesp

 

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics