Brasileiro Feminino Sub-18 é o início da realização do sonho de Laura

Brasileiro Feminino Sub-18 é o início da realização do sonho de Laura

Aos 15 anos, atleta disputa a primeira grande competição da vida. Ela é a mais jovem do grupo e já conquistou a titularidade da equipe do interior paulista

Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18
Créditos: Gustavo Castilho / CBF

O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 é uma das principais novidades da CBF na temporada 2019. A Confederação Brasileira de Futebol criou a competição com o intuito de fomentar a modalidade entre as jovens, ajudando no desenvolvimento do futebol feminino de base do país. E a competição vem gerando oportunidades únicas. A maioria das atletas nunca havia disputado um jogo oficial até a estreia no torneio. Laura, volante da Ferroviária-SP, é uma delas. 

O universo totalmente diferente para elas. Súmula oficial, arbitragem CBF, estádios mais estruturados, hospedagem mais confortável e organização da entidade máxima de futebol do Brasil.  Fatos como estes fazem com que Laura, aos 15 anos, consiga enxergar o início da realização do sonho no futebol feminino.

– É uma alegria jogar um campeonato desses, com este tamanho. Eu sou a mais nova do grupo e é muito marcante para mim. Tento dar o meu máximo nos treinos para poder estar aqui, para ajudar a minha equipe. Fico muito feliz por estar ajudando a Ferroviária e defendendo o time titular – destacou a atleta.   

Na tarde desta segunda-feira (22), pela 5ª rodada da Primeira Fase do Brasileiro Feminino Sub-18, a Ferroviária bateu o Corinthians por 2 a 0 e conquistou o primeiro triunfo no torneio. Laura teve grande atuação na partida, disputada no Estádio Municipal Homero Soldatelli, em Flores da Cunha (RS). Ao avaliar o momento, ele segue destacando as novidades trazidas pela competição.  

– Está sendo uma experiência muito boa. Vou levar para o resto da minha vida e para a minha carreira. Eu já tinha andado de avião com a minha família, mas nunca havia viajado a trabalho. Foi a primeira vez e é uma sensação muito boa – acrescentou.  

Para o técnico da Ferroviária, Anderson Oliveira, competições como estas são fundamentais para as categorias de base do futebol feminino no país. O comandante da equipe paulista aproveita ainda para elogiar a organização do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18. 

– A gente tem meninas aqui da geração 2001, que estão há algum tempo já com a gente. Elas esperaram por três ou quatro anos até essa hora, de participar de uma competição desse nível... A gente tem um projeto de Sub-17 e estou gostando. É muito bom, estão todos de parabéns. A organização está muito boa e acredito que as próximas competições vão continuar acontecendo para fomentarmos bastante o futebol feminino na base – declarou. 

Laura teve boa atuação na vitória da Ferroviária por 2 a 0 diante do Corinthians nesta segunda-feira (22) Laura teve boa atuação na vitória da Ferroviária por 2 a 0 diante do Corinthians nesta segunda-feira (22)
Créditos: Gustavo Castilho / CBF

Sobre a competição:

O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 é uma iniciativa da CBF para suprir uma carência da modalidade no país, e se torna a primeira competição de base do futebol feminino criada e organizada pela entidade. A escolha da categoria sub-18 vem para atender as necessidades dos elencos das equipes brasileiras e servir melhor a Seleção Brasileira nas categorias juvenis.

Na primeira fase, as equipes são divididas em seis grupos com quatro times. Os jogos acontecem entre 9 a 24 de julho com todos jogando entre si, em turno e returno dentro do próprio grupo, em uma sede única. Os grupos D e F que iniciaram antes são os únicos que já encerraram os jogos

Formato:

O campeonato é dividido em quatro fases. Na primeira, os 24 clubes classificados serão divididos em seis grupos (de 1 a 6), com quatro equipes cada. Classificam-se para a fase seguinte, os primeiros colocados de cada chave e os dois melhores segundos colocados no geral. Nessa primeira fase, todos os times jogarão entre si, em turno e returno dentro do próprio grupo, em uma sede única.

PATROCINADORES

Futebol Brasileiro Nike Guaraná Antartica Vivo Itaú Neoenergia Mastercard Gol Cimed Pague Menos TCL Semo Technogym Core Laser Mectronic Kin Analytics